Primeiro single de Liriel Costa, “Tu Pensa”, resgata uma João Pessoa romântica e fantástica

Grace Vasconcelos
Moderna Parahyba
Published in
4 min readAug 21, 2021

“João Pessoa também é um sonho”, foi essa versão mais fantasiosa e romântica da cidade que a cantora Liriel Costa apostou no clipe do seu primeiro single, “Tu Pensa”, que será lançado hoje (21) às 18h no seu canal do YouTube. Uma música viciante, definida pela artista como uma mistura de tudo, indo do reggae ao tradicional xote e somando com a modernidade dos beats. Ela também conta com a colaboração de grandes nomes na equipe, como Lucy Alves no baixo e profissionais que já trabalharam com Duda Beat, Jão e Ivete Sangalo.

Dois personagens contam a história do primeiro single: Liriel e o esquerdomacho (interpretado por Enzo Cabral). É uma crítica bem-humorada à velocidade dos novos relacionamentos e sua superficialidade, impresso no trecho “a pressa prega peça no amor”, mas também relembra que há muitos daqueles que se dizem desconstruídos e intelectuais, mas que reproduzem comportamento e falas machistas.

O clipe do primeiro single de Liriel Costa, “Tu Pensa?”, será lançado hoje (21) às 18h no seu canal do YouTube.

Ao ser questionada se identifica-se com a personagem, a artista disse que também é muito sonhadora — ou fanfiqueira — e realmente escolhe suas roupas três dias antes do encontro. Ela considera a Liriel do clipe um pouco mais “esnobe” e impaciente com o esquerdomacho. Na vida real, ela teria um pouco mais de calma e desempenharia o famoso papel de trouxa (gente como a gente, né?).

O clipe ficou por conta das estudantes paraibanas de audiovisual da Universidade de São Paulo (USP), Maria Clara Portela e Sara Ellen, responsáveis por editar e dirigir. “Tu Pensa” é um trabalho feito por jovens, uma nova geração de muito talento, com uma equipe majoritariamente feminina, e pensado para que outras mulheres se identifiquem. Também possui referências atuais na estética da música pop internacional e nacional, como a Olívia Rodrigo e Duda Beat. A produção também foi pensada a partir dessas experiências cômicas e de frustração das três garotas, que segundo a cantora, também já se apaixonaram por um esquerdomacho.

Foram cinco dias de intensas gravações, nesse clima meio bipolar de João Pessoa, entre muita chuva e sol, que garantiu um trabalhão de secar, retocar maquiagem e se esconder dos pingos d’água para a equipe. Os cenários escolhidos foram a Praça da Independência, o Hotel Globo, a Rua General Osório, Casa da Pólvora, um pouco das praias e Jardim Botânico.

O clipe que resgata o Centro Histórico como um lugar romântico, conta muito sobre a relação da cantora com a cidade. “Eu não escolhi João Pessoa, ela que me escolheu, sabe?”, disse a artista. Liriel nasceu em São Paulo, mas passou a infância viajando pelo Sertão da Paraíba até chegar em João Pessoa. Foi aqui que a família dela se sentiu acolhida e encontrou terreno fértil para se reerguer das dificuldades, desde então nunca mais saíram — e nem querem.

Primeiro single e uma grande equipe

A música “Tu Pensa” é uma composição de Felippe Francis, que convidou a artista para uma parceria. Liriel explica que ela é resultado do que Felippe viu no seu trabalho como cantora, uma mistura de coisas.

Além de Lucy Alves no baixo, temos também o master Giulian Cabral e masterização de Carlos Freitas, que já ganhou 26 prêmios no Grammy Latino, colaborou em singles da Carol Biazin, Ivete Sangalo, Jão e atuou no último álbum da Duda Beat, “Te Amo Lá Fora” (2021). Também está na mixagem Giulian Cabral, tem produção de Maria Valbia e design de Julia Jihad.

Liriel define a experiência como uma honra, mas que era impossível não “tremer na base” com uma grande equipe produzindo o seu primeiro single.

“Tu Pensa” já está disponível no Spotify, Deezer e Apple Music.

Quem é Liriel Costa?

O pai dela previu todo o futuro: “o nome dela vai ser Liriel, porque ela vai ser cantora”. Cresceu sendo incentivada pelo pai na música e teve como berço musical a igreja, onde começou com apenas seis anos. “Eu não tinha para onde fugir e não queria fugir”, lembra a artista, que iniciou sua carreira profissional com 15 anos, ao ingressar no curso de Instrumento Musical no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Para Liriel, que hoje tem apenas 19 anos, não faltam referências musicais. Ela se inspira na “MPB raiz”, a qual ela se recusa a chamar de “velha”. Ela tem uma base formada nas grandes cantoras, como Elis Regina, Gal Costa e Mônica Salmaso, também se inspira em Milton Nascimento, Chico Buarque e Tom Jobim. Sobre referências atuais, é perceptível a influência da Duda Beat.

Se você ficou empolgado com o primeiro trabalho de Liriel, a gente já pode dizer que vem aí outras surpresas. A artista está produzindo mais alguns singles que pretendem dar continuidade a era “Tu Pensa”. As próximas faixas ainda não possuem data de lançamento, mas ela garante que pode ser ainda esse ano.

--

--