Uma saudade: A tradicional Festa das Neves

Jaqueline Rodrigues
Moderna Parahyba
Published in
2 min readAug 5, 2020
Foto: David Mark por Pixabay

A Festa das Neves, nesse ano de 2020, não teve o calor e a alegria que estamos acostumados a presenciar em todos os outros anos. Este ano, a tradicional festa adequou-se ao modo virtual para atender ao seu público. Entre algumas dessas alternativas, tiveram as transmissões de lives das missas, atrações musicais por meio do Instagram da Catedral Nossa Senhora das Neves e a introdução de carreatas que ocuparam o lugar das procissões.

No ano passado, esta comemoração junto com a Procissão da Penha tornou-se patrimônio histórico e imaterial da história da Paraíba, com as leis sancionadas pelo governador João Azevedo. O projeto é de autoria da deputada Cida Ramos que acredita na importância de tornar estas festividades como patrimônio por ambos acontecimentos estarem conectados a história de João Pessoa. Este ano então, é o primeiro comemorado como um patrimônio cultural da Paraíba.

Além disso, o dia 05 de agosto também é a data do aniversário da nossa capital que completa 435 anos e neste dia comemora-se também o dia da padroeira de nossa cidade, a Nossa Senhora Das Neves. Historicamente, a capital de João Pessoa foi nomeada no dia 05 de agosto de 1585 como Nossa Senhora das Neves, já que o dia 05 representa a Santa que é padroeira do estado, após isso houveram algumas modificações no nome da capital até o dia 04 de setembro de 1930, em que a cidade recebeu o nome de João Pessoa em homenagem ao Presidente de Estado, de nome homônimo, que veio a falecer.

Este ano algumas precauções foram tomadas para os eventos religiosos, entre elas a questão relacionada ao número de pessoas que compareceram nas missas. Com relação a isso, a ocupação foi de 150 pessoas e todas as missas eram agendadas pela secretaria da paróquia para obter um controle, já aquelas que não conseguiram o agendamento, poderiam acompanhar pela rede social da Catedral. Para o último dia de comemoração, haverá a realização da carreata ás 16h e, em seguida, uma missa no formato de drive-in, ou seja, realizada dentro dos carros para que as pessoas possam acompanhar.

Devido ao momento complicado que a cidade passa, a prefeitura de João Pessoa acabou optando por não liberar a abertura das barracas de lanches e os parques de diversão por conta da grande aglomeração que esses eventos poderiam causar. Infelizmente esse ano não tivemos as atrações que atraem grande parte da população paraibana, mas fica o sentimento para que possamos voltar a comemorar com a alegria que estamos habituados.

Revisão: Aléssia Guedes

--

--

Jaqueline Rodrigues
Moderna Parahyba

Em constante evolução, amante de histórias e estudante de jornalismo.