Dia do Planeta Terra: como mover uma economia de fato sustentável?

Taynaah Reis
Moeda Seeds
Published in
2 min readApr 22, 2021

Líderes das principais potências mundiais estão reunidos neste 22 de abril (Dia do Planeta Terra) para iniciar novas discussões de enfrentamento às crises climáticas que encomendam a destruição da vida no planeta. Ainda que um futuro de fato sustentável esteja distante dos olhares, não há como negar os avanços das últimas décadas por um entendimento global e envolvimento público e privado no tema.

Na economia, além de revisar processos e corrigir agressões históricas, caminha-se para que as novas soluções sejam desenhadas já com um DNA ecologicamente sustentável. O blockchain, por exemplo, tem um alto poder de simplificação e rastreabilidade de diferentes tipos de ativos.

Porém, um dos grandes questionamentos é o alto consumo de energia desgastado para o processamento da tecnologia. As promessas de disrupção e alto impacto também precisam protagonizar um empenho ambiental de ponta a ponta.

Pensando nisso, a Moeda Semente está alinhada a iniciativas como o Crypto Climate Accord que busca estruturar todo o sistema em fontes de energia 100% renovável até 2025 e alcançar a neutralidade em carbono, incluindo emissões passadas, até 2040.

Mais que um aceno às obrigações dos novos tempos, esta medida destaca o empenho que sempre tivemos em uma preservação ambiental plena e que ampare o crescimento e expansão do nosso ecossistema.

O blockchain tem um potencial incrível a ser explorado para auxiliar em ações efetivas contra a destruição do meio ambiente: para a fiscalização digital, emissão de créditos de carbono e inviolabilidade de dados.

Podemos sim deslocar os rumos para um desenvolvimento sustentável, mas só fará sentido quando abrigar todas as esferas e transformar o meio para preservar o nosso planeta pelos próximos milhares de anos.”

Taynaah Reis, fundadora e CEO da Moeda Semente.

--

--