Projeto Semente Cerveja Artesanal: por que lançar a Fase 2 de um Investimento de Impacto?

Taynaah Reis
Moeda Seeds
Published in
4 min readAug 15, 2019

Um dos primeiros Investimentos de Impacto que a Moeda abriu para o público foi o Projeto Semente Cerveja Artesanal. Protagonizado pela Dona Divina e as mulheres da Cooperval, o objetivo era simples: incrementar a renda da comunidade de Formosa, em, Goiás. Uma das formas que o nosso time encontrou de fazer isso foi co-produzir a Baru Beer. Uma cerveja artesanal tipo brown ale feita de baru, um fruto típico da região.

A meta de produzir 1500 garrafas da cerveja com uma cervejaria local permitiu aumentar exponencialmente o valor que as mulheres da cooperativa receberiam por cada quilo de baru. Parte do lucro ajudou a implementar sistema de gotejamento da Netafim que aumenta a produtividade usando muito pouca água e energia elétrica.

O Projeto deu tão certo que os investidores receberam o payback antes do prazo estipulado. No processo, apoiamos na implementação de 3 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A Dona Divina foi a estrela da primeira degustação da nova cerveja e viu todo o trabalho da Cooperval dar frutos.

E é por isso que resolvemos ampliar a experiência. A Moeda aprendeu com o Projeto Semente e está pronta para distribuir ainda mais impacto. A Fase 2 do Projeto Semente Cerveja Artesanal vai abraçar outros produtos além do baru e fechar novas parcerias de produção. A ideia é apoiar outros empreendedores de impacto e alcançar maior visibilidade de suas comunidades.

Nessa Fase, a meta é mais ambiciosa: produzir 2000 litros da Baru Beer, que também passa a ser pasteurizada e troca de embalagem. Agora, adotamos a lata, para otimizar a logística e garantir mais agilidade no processo de reciclagem.

Outro passo foi fechar uma nova parceria com a Cervejaria Dádiva, de São Paulo. Além de ter uma produção que atende às novas necessidades dessa fase, a empresa tem um DNA próximo da Moeda. Trabalha pensando em impacto, empregando mais mulheres que homens, contabilizando quase zero de descartes na fábrica e implementando logística reversa para reciclar suas embalagens, por exemplo.

Essa nova etapa também traz um objetivo novo. A Moeda passa a pensar em nível internacional. A cerveja mostrou um grande potencial para exportação. Além do apelo do artesanal, ter um fruto tão regional como ingrediente principal agrada muito a consumidores de outros países. Estamos preparando o produto de forma a oferecer um lote para exportação. E, em breve, a Baru Beer vai ser facilmente comprada no Moeda Marketplace. O e-commerce baseado em Blockchain que vai levar produtos da Economia Circular com transparência total a quem faz questão de criar um mundo melhor até na hora de fazer compras. Mas essa é uma outra história.

É muito importante para os times da Moeda estrear esse novo capítulo na área de Investimentos de Impacto. Além de ampliar o alcance do que podemos fazer, isso nos prepara para alçar vôos cada vez mais altos. Uma prova de que juntar inovação tecnológica com sustentabilidade, transparência e parcerias estratégicas é o caminho para gerar crescimento mundo afora.

Conheça melhor o Projeto Semente Cerveja Artesanal Fase 2 e prepare-se para investir unindo retorno financeiro à habilidade de criar impacto.

moedaseeds.com

--

--