Uma carta para mudar a história das Mulheres Rurais

Taynaah Reis
Moeda Seeds
Published in
3 min readNov 1, 2018

Construindo história em Medianeira

Nos dias 18 e 19 de outubro, a Moeda se juntou a 1200 mulheres na cidade de Medianeira, no Paraná. Elas vieram de toda a América Latina para trocar experiências, apresentar projetos e, principalmente, discutir o papel da mulher no cooperativismo.

O 1ºEncontro de Mulheres Rurais do Mercosul Ampliado é uma união de ações promovidas pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). O evento aconteceu paralelamente ao Seminário de Gênero e Geração, promovido pela Unicafes Paraná.

Foto: Unicafes

O resultado foi a “Carta de Medianeira”. Um conjunto de considerações e reivindicações elaborado pelas mulheres presentes com o objetivo de fortalecer a Agenda das Mulheres Rurais e incrementar o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nossa Gerente de Relações Institucionais, Maíra Figueira, participou da criação do documento e ressaltou que o timing é perfeito já que, em 2019, tem início o Decênio da Agricultura Familiar.

Foto: Unicafes

A versão inicial do documento foi lida por Janette Rottava (Unicafes Paraná), Iara de Andrade Oliveira (Unicafes Nacional) e Florinda Silva Colman (ONAC Paraguai). A importância dos temas abordados na Carta ficam evidentes no que Sandra Nespolo Bergamim, Presidente da Cooperfamiliar, disse logo após a leitura:

“Nós apostamos num cooperativismo diferenciado, com inclusão social. Nós precisamos, queremos e apostamos na importância da construção de espaços no cooperativismo solidário da agricultura familiar que potencializem a nossa participação efetiva e igualitária. Ter um documento norteador nos possibilita ter um instrumento para apresentarmos debates. Pra nós, mulheres, isso é importante. Nós queremos que esse documento seja importante e que, a partir de hoje, seja a nossa ação fundamental no trabalho. Para mudar as relações e construir um desenvolvimento econômico e solidário de fato, nós temos que participar. (…) A participação da juventude é outra questão importante que o documento vem fortalecer. (…) Esse momento, para nós, é histórico.”

Geise (SEAD) e Frederico (REAF). Foto: Moeda.

Nesse mesmo sentido, a Iara acredita que, “mais que representar anseios das cooperativistas, a Carta vai ser um instrumento prático que chegará a mulheres rurais de todo o continente”. Com isso, elas vão “criar debates, repensar seu acesso a posições estratégicas e o papel de seu trabalho”. E é exatamente esse o caminho para que as mulheres possam trabalhar pela visibilidade que tanto desejam.

Apoiar as Mulheres Rurais traz prosperidade para toda a sociedade. A Moeda atua priorizando projetos liderados por mulheres e que tenham como parte de seus objetivos o empoderamento delas. Foi assim com o Projeto Semente Cooperval, da Dona Divina, e está sendo assim com o recente Projeto Semente Café Sustentável, que apoia as mulheres cafeicultoras do Sul de Minas Gerais.

Denise e Maíra (Moeda) com Iara (Unicafes Nacional)

Conforme comentou Denise Koche, nossa Brand Strategist, “foi um privilégio e um enorme aprendizado participar do Encontro e da elaboração desse documento”. Principalmente, foi emocionante ser parte de um momento histórico. A gente nunca para de aprender com a história das nossas mulheres.

Conheça e apoie nossos Projetos Semente no moedaseeds.com.

--

--