Aprenda a programar e faça você mesmo a sua casa inteligente!

Lucas França
Mondo Home
Published in
5 min readOct 17, 2018

Ter uma casa inteligente que pode ser acessada pelo Smartphone pode parecer uma realidade distante para a maioria da população, já que é preciso fazer investimentos em produtos de alta tecnologia com disponibilidade bastante restrita no mercado.

Mesmo os gadgets mais comuns, como os aspiradores de pó automáticos, que já existem em diversas versões e com preços mais acessíveis, estão bastante longe da realidade da maioria da população assalariada.

Apesar de todos esses empecilhos, muitas pessoas se aventuram em programar a própria casa inteligente, desenvolvendo dispositivos, importando peças em versões mais baratas do exterior e pesquisando bastante para dar um jeito de otimizar circuitos mais comuns para ter uma melhor funcionalidade em suas casas.

Se você também tem criatividade, vontade de aprender, pesquisar e se aventurar criando, veja essas dicas que irão ajudar você mesmo a programar sua casa inteligente, e comece a viver com a tecnologia mais recente que há!

1. Dispositivos de segurança

Caso você tenha noções de eletricidade, uma boa rede wi-fi e tempo disponível, aumentar a segurança em sua casa para torna-la inteligente é algo que pode ser feito por sua conta.

Existem diversas opções de câmeras no mercado que permitem que você as integre em um app e possa controla-las a distância, pelo menos tendo acesso a imagem e direcioná-las conforme o ângulo que você preferir.

Diversas delas já possuem a opção de visão noturna, o que auxilia muito para cuidar da sua casa à noite, quando estiver viajando.

Os modelos não são tão caros, na verdade, o que irá aumentar o valor será a quantidade de câmeras que você irá instalar, e a mão de obra, já existem apps disponíveis para acessá-las pelos smartphones em versões gratuitas, muitos dos quais vem com os produtos, facilitando para você programar.

2. Garagens inteligentes

Os portões de garagens já são bastante práticos com o acionamento pelo controle remoto, mas todos concordam que eles muitas vezes acabam irritando e atrapalhando devido o alcance ser pequeno, as pilhas falharem e os botões serem confusos em diversas instalações.

Uma garagem inteligente e intuitiva é uma ótima opção se você tem problemas com esses dispositivos, já que é possível você programar para que seu acionamento seja feito através do smartphone, com o wi-fi.

O melhor de tudo é que esse sistema é simples e fácil de ser instalado, já que necessita apenas de sensores, sem a necessidade da instalação de uma central de comando.

3. Tomadas acionadas pelo wi-fi

Quem nunca saiu para viajar e, depois de um tempo no destino esperado, descobriu que irá ter fortes chuvas que possam ocasionar queda de luz e outros problemas na sua cidade, perdendo o sono com medo de que os eletrodomésticos conectados às tomadas sofram danos?

Mesmo estando no século XXI, esses problemas de queda de luz ainda são bastante persistentes, e o fato de termos mais aparelhos eletrônicos que possuem alto valor para serem danificados pela rede elétrica ainda nos faz conferir as tomadas dez vezes antes de sair de casa.

Com as tomadas inteligentes esse problema pode ser facilmente resolvido, já que elas podem ser instaladas em toda a casa de maneira simples, por serem adaptadores que você pode colocar em qualquer lugar.

Você pode programar para que elas sejam acionadas por wi-fi, ou também para desligá-las remotamente, e assim evitar que perca o sono quando for ficar longos períodos longe de casa.

4. Fechaduras biométricas com o Arduino

O Arduino é uma plataforma italiana opensource que funciona com base em uma placa microcontroladora de fácil utilização, e pode ser utilizada para enviar sinais e também controlar a entrada e a saída de energia.

Já é bastante popular e utilizado por pessoas que querem desenvolver programações, e também em escolas, para ensinar noções de robótica para crianças.

Na automação residencial, o Arduino pode ser aplicado em diversas funcionalidades, e isso pode ser facilmente feito em casa por quem sabe programar, até porque uma de suas vantagens é ter preço acessível.

E uma das funcionalidades que o Arduino pode ter para uma casa inteligente é na programação de fechaduras biométricas, que podem acionar portas apenas com as digitais das pessoas registradas.

Para quem conhece programação, há diversos sites que ensinam como você mesmo pode programar sua casa para ter essa funcionalidade inteligente, e o melhor, o custo geralmente é bastante acessível!

5. Controle das luzes com a voz

Uma das tecnologias de automação residencial mais conhecida é o controle por acionamento de voz, principalmente na iluminação das casas.

Existem várias empresas que possibilitam a instalação de sistemas que controlem o acionamento das luzes pelo smartphone ou com a voz, porém, esses projetos costumam ter preços bastante altos.

A boa notícia é que, com o Arduino e conhecimentos de programação e eletrônica, já é possível que você mesmo faça isso, e torne a sua casa inteligente.

O acionamento de voz é feito por um módulo, muito comum e utilizado em projetos com Arduino e que pode ser instalado em centrais de iluminação de diferentes ambientes da casa.

Com certeza automatizar a iluminação da sua casa para que seja acionada com voz irá fazer com que pareça que você more em um filme de ficção futurista, mesmo que para isso baste componentes simples e facilmente encontrados no mercado.

Agora é só botar a mão na massa!

Se você sempre quis ter uma casa inteligente, inspire-se nessas ideias e desenvolva os primeiros projetos para programar sua automação.

Com o tempo, você irá aprendendo como esse universo funciona e pesquisando cada vez mais formas de tornar o seu lar um lugar muito mais interativo.

--

--

Lucas França
Mondo Home

Empreendedor na Mondo e apaixonado por inovação, tecnologia, startups, marketing digital, vendas B2B, e várias outras modinhas