Conheça 6 Filmes famosos com Casas Inteligentes

Lucas França
Mondo Home
Published in
5 min readOct 15, 2018

Quem nunca sonhou em ter uma casa digna de um grande filme, com ótima localização, com um belo design, moveis confortáveis e, de preferência, que seja uma casa inteligente?

Certamente, as casas que vemos no cinema costumam ser muito atrativas, e bastante longe da realidade, especialmente as que são interativas e automatizadas.

As facilidades que elas oferecem, como a regulagem de temperatura, acionamento das luzes por comando de voz, cortinas que abrem automaticamente com o raiar do sol, despertadores que nos acordam com a nossa música preferida… são tantas as tecnologias que os filmes nos apresentam que fazem tudo parecer uma realidade muito distante.

Felizmente, a automação residencial já é uma realidade, e muito do que sê vê nas grandes telas pode ser trazido para dentro das nossas residências.

Para que você se inspire, iremos listar 6 filmes famosos com casas inteligentes, alguns com elementos realmente futuristas, mas todos com alguma possibilidade que já pode ser adaptada para seu lar.

Inteligência artificial

Filme do início dos anos 2000, Inteligência Artificial conta sobre a vida em um mundo onde as pessoas podem comprar robôs com características humanas facilmente, e as consequências tristes que a noção de superioridade do ser humano sobre outras espécies traz para essas relações.

O filme todo tem uma atmosfera de futuro, mas fica evidenciada casa inteligente dos protagonistas, a qual tem acionamento remoto de portas e janela.

Assista o Trailer aqui

Ela (Her)

Bastante aclamado pelos especialistas, o filme Ela mostra o relacionamento entre um homem e um sistema operacional, que o auxilia nas tarefas cotidianas.

A ideia de conferir atemporalidade ao filme fez com que os produtores misturassem elementos de diversas épocas, como roupas dos anos 1920, mobílias dos anos 1950 e paisagens das cidades mais modernas atualmente, com Xangai.

Mesmo assim, é possível ver nele diversos elementos de uma casa inteligente, com o destaque ficando para o videogame com projeção em 3D, que também interage com o personagem de maneira bastante divertida.

Assista o Trailer aqui

O quinto Elemento

Estrelado por Bruce Willis, o filme é do ano de 1997, mas retrata o século XXIII, e todo ele se passa em um mundo bastante futurista, muito diferente do que vivemos agora.

O apartamento em que o personagem de Willis vive, porém, possui bastantes recursos que vemos nas casas inteligentes atuais, como luzes que se acendem automaticamente, sistemas de segurança com monitor, acionamento remoto de portas, limpeza automática da casa e outros gadgets muito interessantes.

Assista o Trailer aqui

Até que a sorte nos separe

Para marcar a presença entre os filmes que mostram casas inteligentes, não poderia faltar um brasileiro, que mostra que também é possível ter uma casa bastante tecnológica fora dos países desenvolvidos.

O filme de humor mostra a vida de uma família que fica milionária após ganhar na loteria e, como praticamente todas as pessoas fariam, eles passam a viver em uma casa luxuosa, cheia de conforto e inovações.

Já no início do longa é possível ver elementos de automação da casa com o acionamento de torneiras e luzes simplesmente batendo palmas, o que não é algo realmente visto nas casas inteligentes atuais, já que as pessoas preferem sistemas que utilizem a voz ou mesmo centrais de controle.

Apesar disso, a ideia é bastante interessante, e o filme serve como inspiração para pessoas que querem ter sua residência mais bonita e modernizada.

Assista o Trailer aqui

Uma noite de crime:

Com uma forte crítica social, esse filme certamente não é daqueles para serem vistos em família, já que é bastante violento e impactante.

Não se pode dizer que a casa é o elemento principal desse longa, mas, de certa forma, ela faz um papel de protagonista, uma vez que os personagens acabam ficando presos dentro dela para se protegerem dos ataques externos, e é no interior da residência que se passa praticamente toda a história.

E é essa questão que nos faz remeter a automação residencial, visto que o sistema de segurança inteligente, acionado por uma central de comando, pode fechar todas as portas e as janelas com blindagem, evitando a entrada de pessoas indesejadas.

Além disso, dentro de um escritório que possibilita comandar a segurança, os personagens podem ter acesso às câmeras externas e interagir com as pessoas fora da casa, estabelecendo comunicação quando necessário, por exemplo.

Apesar das falhas (por força humana), o retrato do sistema de automação da segurança é bastante fiel a muitos dos que estão disponíveis no mercado atual.

Assista o Trailer aqui

Homem de Ferro

Possui uma das casas inteligentes preferidas do cinema, que inspira muitas pessoas e até mesmo empresas a desenvolverem gadgets e sistemas de automação e, como foi noticiado pela imprensa há algum tempo, serviu de inspiração para a residência automatizada até de Mark Zuckerberg.

A casa de Tony Stark é inteligente de cima abaixo, cheia de telas interativas projetadas em qualquer lugar e robôs que desempenham várias funções como servir bebidas.

Esses elementos não são bem o que vemos nas casas inteligentes atuais, e até no filme chegam a incomodar, causando uma poluição visual, porém, sistemas como a abertura das portas com um método de segurança inteligente, um despertador automático que funciona no sistema de som do quarto todo e as janelas programadas para abrirem pela manhã já são realidades em várias casas atuais.

Assista o Trailer aqui

Agora é com você!

Agora que você soube das casas inteligentes em filmes nos quais você talvez nunca reparou, que tal prestar mais atenção na lista de longas que você quer assistir e identificar os elementos automáticos nas casas que aparecerem?
Nos filmes antigos, isso certamente será mais escasso, porém, é muito provável que os atuais comecem a mostrar luzes acionadas por comandos de voz ou janelas automáticas sem que você sequer note!

--

--

Lucas França
Mondo Home

Empreendedor na Mondo e apaixonado por inovação, tecnologia, startups, marketing digital, vendas B2B, e várias outras modinhas