Gustavo Warzocha Fernandes Cruvinel
Monitora, Brasil!
Published in
4 min readJan 23, 2018

--

Da Transparência à Participação política

“Eu acredito que precisamos envolver os jovens mais cedo sobre o que está acontecendo nas suas comunidades. Eu acho que a política sofre quando as mesmas pessoas ficam no poder por muitos anos e não há nunca novas ideias. É por isso que eu passo muito tempo pensando como atrair os jovens, para que eles reconheçam que o mundo não tem que ser dessa forma. Ele está dessa forma porque as pessoas fizeram dessa forma. E você tem o poder para mudar isso.” Barack Obama

A plataforma multimídia Monitora, Brasil quer ser parte de um ecossistema de transparência e participação política que promova o reencontro dos jovens brasileiros com a política. Segundo a pesquisa o Sonho Brasileiro da Política, realizada pela empresa Box 1824, 45% dos jovens se aproximariam mais da política se o processo fosse mais transparente e confiável. Por isso, a plataforma utiliza tecnologias digitais para mostrar às novas gerações como a política funciona e os caminhos para o engajamento da sociedade.

A plataforma conta com dois aplicativos de celular, página e comunidade no Facebook, com mais de 40 mil seguidores e de 1000 integrantes, respectivamente, e grupo no whatsapp — com cerca de 70 pessoas. O objetivo é utilizar todas essas ferramentas em um processo de transparência e participação política que promova o engajamento da sociedade no processo legislativo, permitindo que todo cidadão seja um “fiscal” dos atos legislativos e possa propor suas soluções para os problemas coletivos.

Os aplicativos de celular são o Super Cidadão e o Monitora, Brasil. O app Super Cidadão é um jogo de cartas de informações dos Deputados Federais. O objetivo do jogo é conseguir todas as cartas do adversário após escolher uma informação do Deputado na carta (faltas, gastos, emendas ou número de projetos). O objetivo é fornecer informações sobre o trabalho dos parlamentares e permitir o monitoramento pela sociedade de forma interativa e divertida.

A plataforma oferece também o aplicativo Monitora, Brasil. O app permite fiscalizar de perto o que Senadores e Deputados estão fazendo ao disponibilizar de forma fácil e intuitiva informações como projetos de lei apresentados, gastos com a cota parlamentar, faltas, votações nos principais projetos e até mesmo envolvimento na Operação Lavajato. Além disso, o app possui recursos de gamificação para promover o maior engajamento dos usuários e faz integração com a Operação Serenata de Amor para mostrar possíveis irregularidades no uso da cota parlamentar.

Gamificação é uso de elementos e técnicas de projeto de jogos em contextos diferentes com objetivo de envolver e motivar as pessoas a atingirem suas metas. O Monitora, Brasil possui um ranking no qual os usuários que mais participam recebem o título de Líder da semana. Além disso, está sendo desenvolvida uma gamificação de colaboração com objetivo de monitorar todas as atividades do Congresso brasileiro. A sociedade será convidada a monitorar todos os parlamentares e suas atividades. Um cidadão poderá “adotar” um ou vários parlamentares e para isso deverá acessar todos os seus projetos de lei, sua

assiduidade e os gastos com cota parlamentar. O sucesso do “jogo” será quando todos os parlamentares, seus projetos e gastos, estiverem monitorados pela sociedade brasileira.

O objetivo dessa gamificação é possibilitar ao cidadão agir a partir da compreensão dos temas em pauta e, posteriormente, prover o Congresso com os recursos de benefícios obtidos a partir da informação do público. Com isso, espera-se aumentar a confiança do povo e possibilitar aos governantes conhecer o desejo da sociedade. Isso será possível por meio da extração de informações relacionados com o comportamento dos usuários. Projetos de lei mais relevantes para o público, parlamentares mais atuantes e gastos mais monitorados são exemplos de informações relevantes a serem extraídas.

Por meio do monitoramento constante, a comunidade entenderá como funciona o trabalho no Congresso brasileiro, gerará informações relevantes para a sociedade e poderá iniciar um processo de participação política. O Monitora, Brasil entende que as ferramentas digitais devem ser utilizadas para facilitar a constituição de coletivos inteligentes, capazes de formular seus próprios problemas e direcioná-los para as autoridades competentes. Por isso, uma vez que nossa comunidade tenha o entendimento sobre o trabalho no Congresso, queremos dar um passo a mais e transformar as ideias da comunidade em projetos de lei.

Para atingir esse objetivo serão utilizadas as ferramentas AllOurIdeas e Ideia Legislativa do Portal E-cidadania do Senado Federal. Na primeira ferramenta, todos os interessados poderão inserir suas ideias e votar naquelas que considera mais interessantes. As melhores ideias receberão uma pontuação mais alta e serão inseridas na segunda ferramenta.

A ferramenta Ideia Legislativa permite enviar e apoiar ideias legislativas, que são sugestões de alteração na legislação vigente ou de criação de novas leis. As ideias que receberem 20 mil apoios serão encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde receberão parecer.

Uma vez inseridas as ideias, o primeiro desafio é conseguir 20 mil apoiamentos. Para isso, o Monitora, Brasil realizará posts em sua página e comunidade do Facebook e também no grupo do WhatsApp. Além disso, utilizaremos também mensagens no aplicativos Super Cidadão e Monitora, Brasil com objetivo de promover uma gamificação colaborativa para apoiamento da ideia

Após a ideia ser aprovada e se tornar um projeto de lei, o desafio será manter a comunidade engajada até que o projeto seja transformado em lei.

--

--

Gustavo Warzocha Fernandes Cruvinel
Monitora, Brasil!

Cientista da computação, Especialista em Redes Sociais Digitais e Mestre em Ciência Política