Câmeras em escolas: CFTV e monitoramento em berçários, creches e escolas infantis

Camila Rissi
Jul 4, 2020 · 6 min read

Acessar imagens das câmeras de segurança e ficar tranquilo com a segurança das crianças em ambiente escolar não é mais privilégio para poucos.

Seja câmera de vigilância em escola pública ou privada, com a tecnologia de câmeras em nuvem é possível garantir que pais e responsáveis tenham acesso às câmeras da escola de forma simples e eficiente.

Câmeras de segurança e monitoramento em escolas, creches e berçários Monuv
Câmeras de segurança e monitoramento em escolas, creches e berçários

É permitido colocar câmeras na escola ou na sala de de aula?

Sim. O projeto de lei 6.154 de 2005 permite o uso de câmeras de monitoramento inclusive no interior das salas de aula.

Existem empresas de segurança e monitoramento especializadas em atender o segmento da educação infantil, o que confere ainda mais profissionalismo e conforto no projeto para a escola. A Monuv possui uma rede de mais 6.000 parceiros especialistas em todo Brasil que pode cuidar do seu projeto de CFTV em escola (seja um parceiro clicando aqui).

Uma desses parceiros especialistas é a Security View. Fizemos um bate papo com o Cleiton Assunção, executivo dessa empresa que possui mais de 20 anos no mercado de monitoramento e segurança eletrônica.

Assista ao vídeo completo abaixo ou leia a seguir um resumo com os principais pontos:

Por que usar câmeras em escolas?

A possibilidade dos pais ou responsáveis de acessar as imagens das câmeras confere grande credibilidade no relacionamento escola-pais/responsáveis. Tanto no que diz respeito aos cumprimento de procedimentos, quanto no gerenciamento da ansiedade dos pais que estão longe dos filhos.

Câmera em escola é fator de decisão para pais
Câmera em escola é fator de decisão para pais

Em uma rápida pesquisa na internet é possível perceber que a existência de câmeras na escola, creche ou berçário é um fator determinante na escolha dos pais de onde matricular seus filhos.

Portanto, para a escola também existem benefícios. Sem mencionar que tendo uma rede de câmeras a direção da escola poderá também averiguar facilmente ocorrências e realizar a gestão eficiente do seu quadro de colaboradores.

É possível, por exemplo, a coordenação identificar facilmente o horário de entrada e saída de funcionários ou o horário de chegada em sala dos professores e monitores.

Os pais podem acessar as imagens das câmeras?

Mesmo com todos esses benefícios liberar o acesso às câmeras para os pais pode ser inviável em um modelo tradicional de CFTV, ou seja, sem tecnologia de armazenamento em nuvem.

Isso porque mesmo as escolas menores possuem de 50 a 200 alunos, cada um com 2 responsáveis em média. Escolas de médio a grande porte possuem facilmente mais de 2.000 alunos (o Colégio Visconde de Porto Seguro de SP, por exemplo, possui 25.000 alunos).

Portanto, mesmo no cenário mais conservador seria possível haver 400 pessoas acessando as câmeras simultaneamente.

Quando as câmeras não estão conectadas a uma plataforma em nuvem como a Monuv, cada acesso trafega dados na rede local da escola sobrecarregando a rede e causando lentidão em outros sistemas. Isso quando não derruba completamente a internet local. Ou seja, totalmente inviável!

“Uma câmera HD consome 1Mbps de banda de dados. Portanto, 400 pessoas assistindo a um vídeo consumiria 400Mbps da banda de dados da escola.”

Explica Bruno Freitas, CTO e cofundador da Monuv.

“Com as câmeras ou DVRs conectadas à Monuv é possível criar um usuário para cada responsável e cada acesso será feito ao servidor em nuvem. Ou seja, não há qualquer tráfego de dados na internet da escola para visualização das imagens. Isso permite que sejam criados usuários de maneira ilimitada”

Como a escola pode controlar o que os pais vêem?

A plataforma da Monuv possui uma funcionalidade que permite aos administradores criar grupos de câmeras com permissão por faixa de horário.

Desta forma a escola poderá determinar quais câmeras estarão disponíveis e também em qual período.

Pais com filhos no período da manhã poderão, por exemplo, acessar apenas as câmeras das áreas comuns e da turma em que seu filho estiver matriculado no período da manhã.

Além disso, com o sistema todo em nuvem, a empresa consegue dar acesso aos pais nos horários em que seus filhos estudam, por exemplo: se a criança estiver matriculada no período da manhã, os pais terão acesso a sala de aula e as áreas comuns, SOMENTE no horário da manhã.

Toda essa configuração na plataforma da Monuv é muito simples e poderá ser feita pelo profissional de segurança eletrônica responsável pelo projeto.

Configuração de permissão de horário de câmeras na plataforma Monuv
Configuração de permissão de horário de câmeras na plataforma Monuv

Qual o modelo de contratação de um projeto de câmeras em escolas?

Os profissionais parceiros da Monuv têm à disposição modelos de apresentações, contrato e termos para estabelecer um relacionamento transparente com a escola.

A Monuv presta todo apoio ao parceiro para formatar o projeto.

O modelo mais popular é divido em 2 etapas: setup inicial + mensalidade por aluno.

O valor do setup cobrirá todos os custos iniciais do projeto como:

  • Compra de câmeras ip
  • Manutenção de câmeras analógicas, DVRs, cabeamento, etc
  • Análise da rede local e dimensionamento da banda de internet necessária (a Monuv disponibiliza ao parceiro uma calculadora de banda no seu aplicativo)
  • Definição de posicionamento, instalação e configuração dos equipamentos

Com o sistema à disposição a escola deverá determinar se a adesão será obrigatória ou opcional. Em ambos os casos, após a adesão será acrescido à mensalidade do responsável um valor referente ao acesso ilimitado às câmeras.

Esse acesso será feito através de um aplicativo ou endereço web que será disponibilizado à escola.

Aplicativo Monuv de câmeras em nuvem para escolas
Aplicativo para visualização de câmeras

Normalmente a escola realiza a cobrança da mensalidade, mas eventualmente alguns parceiros podem disponibilizar o serviço diretamente aos pais. Isso varia conforme a necessidade da escola.

Caso o responsável possua mais de uma criança matriculada na escola é usual aplicar um desconto de 40–50% na mensalidade de cada criança adicional.

Quem administra os usuários dentro da plataforma?

Isso será definido entre o profissional de segurança eletrônica e a escola. Se ficar por conta da escola a empresa de segurança responsável deverá monitorar o volume de usuários para realizar a cobrança.

A Security View, por exemplo, optou por assumir essa gestão de cadastro/remoção de usuários na plataforma Monuv.

A cada novo usuário a escola recolhe a assinatura do pai em um Termo de Adesão e envia à empresa. Com base nas informações os usuários são criados e alocados nos grupos com as permissões de horário definidas. A Monuv disponibiliza um modelo de Termo de Adesão para escolas que poderá ser utilizado.

Projetos de câmeras em escolas durante crises como a pandemia Covid-19

Crises como a do Coronavírus apresentaram grandes desafios para o mercado de educação em geral. Contudo, como toda crise é passageira esse momento talvez seja propício para repensar o sistema de câmeras de monitoramento da escola.

Com o ambiente físico fechado é possível executar atividades de instalação e manutenção sem os inconvenientes normalmente gerados por esse tipo de serviço.

Sendo segurança um serviço essencial, mesmo em tempos de crise os profissionais são treinados para atender os procedimentos necessários e garantir a integridade dos envolvidos.

Conclusão

As câmeras em escolas infantis não são apenas permitidas como são excelentes aliadas no relacionamento transparente e de confiança entre pais/responsáveis e a escola, berçário ou creche.

Sem um sistema de monitoramento em nuvem como a Monuv é inviável que a escola libere acesso às imagens das câmeras para os pais.

Como a existência de câmeras é fator determinante na escolha dos pais, as escolas deverão atualizar seus sistemas. Mas isso não representa grande custo ou problema pois é possível conectar câmeras e DVRs pré-existentes à plataforma em nuvem da Monuv.

Uma vez conectada à plataforma de câmeras em nuvem acessos individuais poderão ser criados sem qualquer limite de acessos simultâneos.

Desta forma todos se beneficiam de um ambiente mais seguro.

Leve a tecnologia de câmeras em nuvem para sua escola ou seja um parceiro credenciado. Fale conosco em contato@monuv.com.br ou através do WhatsApp (11) 98969–2420.

Monuv

Plataforma de câmeras inteligentes na nuvem

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store