O poder das câmeras nos negócios

As câmeras deixaram de ser um recurso de segurança e passaram a desempenhar um papel estratégico nos negócios. Conheça algumas aplicações

Camila Rissi
Oct 23, 2017 · 5 min read

As câmeras por muito tempo foram exploradas com poderosos mecanismos de segurança nas empresas.

Estima-se que haja mais de 25 milhões de câmeras espalhadas pelo mundo, então é natural que exista o desejo de aproveitar esse recurso cada vez mais.

Com a possibilidade de conectar às câmeras ao um sistema em nuvem, esse desejo virou realidade. A Monuv possui mais de 5.000 câmeras ativas na sua plataforma em nuvem e pelo menos 15% delas já são direcionadas para aplicações relacionadas ao negócio e não apenas à segurança.

Gestão remota

Liderar equipes à distância é um grande desafio. Seja porque exista uma modalidade home office ou porque o seu negócio possui diversas unidades é fato que não ter o colaborador na sala ao lado pode trazer dificuldades, especialmente em relação à liderança e comunicação.

A Neotriad listou os principais desafios dessa missão. Destacamos aqui 3 deles:

Neste sentido as câmeras em nuvem podem ser fortes aliadas pois permitem ao gestor acompanhar de maneira centralizada o andamento da rotina de todos os locais sem precisar estar fisicamente presente.

Com o sistema de câmeras inteligentes da Monuv é possível ainda ativar um serviço de inteligência artificial chamado Auditor IA. Essa inteligência monitora automaticamente o horário de abertura e fechamento do negócio usando apenas a câmera.

Diferencial competitivo

Em um ambiente em que os consumidores são constantemente assediados por informações, as empresas que se destacam não são aquelas que fazem mais do mesmo, mas as que fazem algo diferente.

Segundo a Endeavor, empresas com diferenciais claros tendem a crescer mais do que outras e perpetuar seu crescimento.

As empresas devem buscar diferenciais competitivos que estejam conectados ao valor entregue pelo negócio, pois são mais sustentáveis e difíceis de serem copiados.

Imagine uma escola que permite aos pais visualizar a sala de aula do seu filho sempre que desejar. Ou um petshop que compartilha um acesso temporário aos clientes que deixarem animais de estimação aos seus cuidados. Ou ainda uma maternidade em que os pais pudessem compartilhar com familiares distantes imagens do recém nascido.

Estas são apenas algumas aplicações e certamente você deve estar pensando em tantas outras possibilidades.

Todos são diferenciais que estão intimamente relacionados ao negócio e possuem uma característica em comum: a necessidade de acessos ilimitados e compartilhamento simples.

Felizmente isso já é possível graças à tecnologia de câmeras em nuvem.

O monitoramento em nuvem de câmeras é uma tecnologia que envia as imagens das câmeras de segurança para servidores em nuvem permitindo acesso de qualquer dispositivo e local.

Ela é essencial para este tipo de aplicação pois permite o compartilhamento simples e acessos simultâneos ilimitados.

Compartilhamento imediato em poucos cliques.

Marketing e estratégia comercial

Profissionais de marketing e vendas precisam estar constantemente estudando o comportamento de compra dos consumidores para ofertar produtos e serviços cada vez mais aderentes às suas necessidades.

O uso de câmeras, no varejo por exemplo, provoca refinamento de informações e pode levar o varejista a tirar o máximo de proveito dos espaços de exposição de produtos e do layout da loja.

Os vídeos fornecem informações úteis que permitem entender comportamentos de compra, níveis de interesse, volume e padrões de tráfego, momentos produtivos e oportunidades perdidas.

Ao descobrir o trajeto mais frequente dentro de uma loja, áreas de menor tráfego e zonas de maior permanência é possível realizar adaptações e aumentar as vendas.

Nos EUA um dos maiores centros de convenções instalou câmeras nos estandes permitindo aos expositores e organizadores observar o comportamento dos participantes.

Implementamos um novo sistema de câmeras em todo edifício, inicialmente com a finalidade de monitoramento de segurança, mas quando discutimos as possíveis utilizações do sistema, chegamos à conclusão que permitiria aos nossos expositores monitorar e entender melhor o tráfego em seu estande.

relatou Alan Steel, presidente e CEO do New York Convention Center Operating Corporation.

Com as câmeras em nuvem o investimento necessário para este tipo de aplicação caiu drasticamente permitindo que empresas de qualquer porte apostem nessa tendência.

Melhoria das relações interpessoais

Seja entre funcionários ou com clientes. Diferentes motivos levam a uma situação de conflito dentro das empresas. Na verdade, quase todas as empresas estão sujeitas a ser palco de um confronto entre colegas.

De acordo com artigo publicado pelo The Wall Street Journal, nos Estados Unidos

cerca de 30% dos executivos e funcionários discutem com um colega de trabalho ao menos uma vez.

Essas situações de conflito geram repercussão em toda empresa.

Além dos danos que causam à carreira dos protagonistas da briga, estes incidentes afetam a concentração e a produtividade dos demais funcionários, além de afastar os clientes. Afinal de contas, uma discussão acalorada pode resultar em agressão física trazendo sérias consequências para o negócio.

Em 1948, o escritor inglês George Orwell previu no livro “1984” que a sociedade do futuro seria toda vigiada por câmeras. O inglês Michel Foucault, ao estudar a sociedade disciplinar constatou que o desvio de conduta consiste na existência do desvio diante da norma.

E assim para “normalizar” o sujeito moderno, foram desenvolvidos mecanismos e dispositivos de vigilância, capazes de interiorizar a culpa e causar remorsos pelos seus atos.

Estudos comprovaram que a existência de uma câmera no ambiente reduz de 40% a 70% comportamentos indesejados.

Um exemplo claro disso ocorreu no estado do Paraná, onde o governo espalhou câmeras de segurança em centenas de praças públicas, que gerou uma queda de 65% dos atos de vandalismo e cortou em 90% a ocorrência de brigas e desentendimentos nestes locais.

No âmbito empresarial, a capacidade de apurar fatos e agir com um maior nível de justiça pode ser determinante para garantir a credibilidade e evitar maiores repercussões negativas.

Leve as câmeras inteligentes da Monuv para o seu negócio. Saiba mais em monuv.com.br

Monuv

Plataforma de câmeras inteligentes na nuvem

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store