Equipamentos Públicos

Prefeitura do Rio
Morar Carioca
Published in
2 min readMay 11, 2015

--

O Morar Carioca compreende que as necessidades das comunidades ultrapassam os desafios da urbanização. Para além de dotar as moradias com ruas pavimentadas e serviços completos de água, esgoto, drenagem e iluminação, o programa mapeia as carências de equipamentos públicos nessas regiões, como escolas, creches e postos de saúde, transformando-se num vetor positivo de promoção da cidadania mais ampla.

Nas diversas frentes de obras do Morar Carioca, o programa construiu 40 Espaços de Educação Infantil (EDIs) nas comunidades mais necessitadas desse tipo de serviço (sendo 38 prontos e 2 em andamento). Administrados pela Secretaria Municipal de Educação, os EDIs são o estágio mais avançado de educação para a primeira infância. A oferta vai desde a creche até a pré-escola, uma garantia para as mães que trabalham e podem recorrer aos cuidados e à estrutura de uma unidade avançada com foco no ensino desde os primeiros anos de vida. O programa construiu ou ainda está construindo outras 4 creches e seis escolas.

As comunidades foram equipadas, até agora, com 357 novas praças, áreas de lazer e de convivência e quadras poliesportivas para os moradores.

Os investimentos em cultura nessas comunidades criam um ciclo virtuoso de mudança de comportamento. Na comunidade Nova Brasília, por exemplo, o Cinecarioca 3D, um avançado cinema 3D com preços populares, tem a maior taxa de ocupação do Brasil e uma das maiores da América Latina. Na mesma região, a prefeitura instalou uma Praça do Conhecimento — um centro de inclusão e capacitação digital que abre as portas das oportunidades de aprendizado e trabalho para os jovens.

Para facilitar a mobilidade dos moradores da Providência, na área portuária da cidade, a Prefeitura do Rio criou uma solução específica: o Teleférico da Providência, que liga o topo da comunidade à Central do Brasil — principal estação de metrô, trem e ônibus da cidade — e à Cidade do Samba, na Gamboa. O sistema transporta de forma gratuita os cerca de 5 mil moradores da comunidade, e facilita a vida de quem precisava percorrer, antes do teleférico, uma distância de cerca de 800 metros em ladeira para chegar às casas da Providência. O sistema foi inaugurado em caráter de testes em julho de 2014, mas já opera plenamente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h. Do início de sua operação até 25 de julho de 2016, o Teleférico da Providência já havia transportado 3,34 milhões de passageiros.

Números de equipamentos públicos

  • 40 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), sendo 38 prontos e 2 em andamento
  • 4 creches (3 concluídas e 1 em andamento)
  • 6 escolas (4 prontas e 2 em andamento)
  • 357 novas praças
  • Praça e Nave do Conhecimento da comunidade Nova Brasília
  • Cinecarioca 3D da comunidade Nova Brasília
  • Teleférico da Providência (3,34 milhões de passageiros já transportados)

--

--