06 de março de 2020

Renata Kotscho
Mortas Vivas
Published in
6 min readMay 18, 2020

Tilápia é tilápia
Traíra é traíra
E amor, I love you

Obrigada Deux! O homem do fundo do mar, o Netuno da pesca, o “se eu soubesse que o Seif tinha esse potencial todo eu não teria acabado com o Ministério da Pesca”, participou da live de hoje.

Eu adoro. Quando ele começa a falar das espécies de peixes, me recordo daquela novela Pantanal, lembram? Tocava umas musiquinhas, passavam uns passarinhos voando e lá vaaaai uma chalana…a gente relaxava um pouco dos perrengues da vida.

Perrengues que só quem passa, como a Heloísa Bolsonaro, sabe a dureza que é (essa semana, por exemplo, nossa heroína teve como grande desafio resistir ao cheiro gostoso da comida que a “Maria Brasileira” startup de domésticas que ela faz jabá no seus stories, exalava da sua cozinha pela manhã. Força guerreira).

Mas chega de delongas a vamos a morta dessa semana.

O nosso Netuno brotou no bailão da live mostrando todo o seu potencial:

“O PIB da Pesca cresceu 4.9% ano passado, vamos arredondar para 5%?”, desafiou. (Pibão hein? Isso em centímetros dá quanto, mais ou menos? Chóra, Mansueto).

E depois de mostrar a sunga do Caio Blat, nosso Netuno já puxou um papo sobre cessão de águas da União “para você poder criar seu peixinho ali” (justo). Um projeto que deve interessar a uma meia dúzia de brasileiros, entre eles o micropresidente da república.

Jair então emenda seu mimimi rotineiro a respeito dos “xiitas do meio ambiente” e da dificuldade que é destruir o meio ambiente no Brasil: ”é uma herança que nós recebemos, pessoal. Não dá para eu pegar uma canetinha aqui e créu, resolver lá”.

Mas como nem tudo são flores nessa live, Jair começou a falar de economia “Hoje estivemos com um grupo de quase 80 mega empresários em São Paulo” (que gostoso)…”fomos lá ouvir os empresários e ouvimos muita coisa” (posso imaginar)…Mas, plot twist “foi muito bem lá, eles estão felizes com o que está acontecendo com a economia do Brasil, tá?”…e segue…”eles nunca sentiram tanta confiança no trabalho do governo como um todo no tocante a produção e a economia” (fato é que o risco Brasil teve hoje a maior alta em um dia desde o Joesley Day, um aumento de 14.4%, ou 129 bp, enquanto o câmbio fechou cotado a R$ 4.61. Puta confiança, meu, diria um Faria limer).

Tudo isso quando Paulo Guedes, com um timing de trader perfeito, resolveu que era um bom dia pra “Dilmar”. O “Posto Ipiranga” veio com uma conversa mole (no meu tempo de mercado a gente chamava de bullshit) que o Bolsonaro explicou da seguinte maneira para o seu respeitável público (aquele que gosta de cheirar pum de palhaço) “grande parte da participação no PIB do último trimestre foi de 1.7%” (U-AU)…”então se fosse 1.7% em cada trimestre, estaria acima do 1.3% do governo Temer”…”O nosso PIB deu 1.1%, mas o detalhe a imprensa não mostra” (Neiva do céu! Você percebe como a coisa tá feia quando o presidente está disputando milímetros retóricos com Temer)…e conclui “teve muito mais participação da iniciativa privada do que do serviço público na questão de fazer o número final do PIB” (como eu ia dizendo, bullshit, mas pode chamar de mamadeira de piroca se quiser).

Jair também abordou na live a derrubada do veto do artigo 52 (aquele do orçamento impositivo que dava 30 bi para o Congresso brincar) “alguns órgãos de imprensa noticiaram que eu negociei para 15 bilhões. Mentem descaradamente. Não houve esse tipo de negociação, houve um entendimento por parte do parlamento que quem executa o orçamento somos nós. É o Poder Executivo e ponto final” (Sei…fato é que esse “entendimento” teve que ser publicado `às pressas no Diário Oficial, tamanha a credibilidade que a palavra do presidente tem no congresso hoje em dia).

Sobre a GLO no Ceará o presidente tem o seguinte a dizer “foi feito um acordo e decidido a questão da greve dos policiais”…o ponto dele é: “Olha o que eu falei: Greve. A imprensa nos governos anteriores também falava em greve. Mas quando chegou o meu governo passou a falar em motim. Essa é a imprensa brasileira”. (Fato é que policial não tem direito de greve, querido. E no mais, grevistas não costumam andar encapuzados ordenando fechamento do comércio por aí, talkei?)…Mas o presidente tem razão quando diz “é uma enorme diferença de greve para motim” (sim, e nesse caso do Ceará era motim mesmo, tanto que o senhor mandou as Forças Armadas para lá, ô energúmeno).

E Jair então dá aquela lambidinha nos milicos “mas a lição que fica né, dá uma dor de barriga na galera, lembram das Forças Armadas, é impressionante né? Choveu? Forças Armadas. Crise na saúde? Forças Armadas. Violência? Forças Armadas” (para alguma coisa tem que servir pagar aposentadoria para filha solteira de 60 anos desse povo, né?)

E agora voltamos a gloriosa pesca. O Netuno anuncia as boas novas: “Depois do sucesso absoluto do nosso evento Tambaqui na Esplanada, em Brasília ano passado, teremos o Tambaqui na Paulista”. (sim, o governo vai patrocinar, junto com o Sebrae, um churras grátis de Tambaqui na Avenida Paulista no dia ‪28 de março‬. Alguém por favor vá me representar neste evento imperdível?)

E depois de um papo-hétero sobre qual o peixe mais saboroso, Pacu ou Tambaqui, Jair desabafa:
“E de traíra, você gosta?”, pergunta para o homem do fundo do mar.
“Não, é um peixe muito espinhento”, responde o Netuno.
(e, como vocês sabem, Jair não deixa bola no ar).
“E traíra de duas pernas, você gosta?” (Pergunta fazendo um movimento de caminhar com os dedos. Foto)
“Não gosto de traíra de espécie nenhuma” encerra o homem do fundo do mar, fugindo de confusão pro lado dele.

E pra terminar…”deixa eu fazer uma propaganda aqui pra TV Record” (Pode isso, Arnaldo?)…”A TV Record estréia um quadro no domingo espetacular e eu tô lá”…”esteve aqui anteontem o humorista Carioca e gravou uma entrevista descontraída comigo, né”…”tirei a pele de Presidente da República e fomos para o pau”. (jesuis amado, se esse é o Jair polido, imagina o Jair “descontraído”).

E o presidente continua injuriado com a Folha de São Paulo, cuja manchete de capa é “Investimento afunda, PIB freia, Bolsonaro faz piada” (Pesado…mas tá errado?)…o presidente responde ao vivo: “Piada é a Folha de São Paulo, não sei como ainda tem gente que anuncia nesse lixo chamado Folha de São Paulo”.

E dá-lhe a metáfora-miliciana para explicar sua relação com a imprensa “a imprensa falando que eu ataco a imprensa todo dia. Vamos supor que você vá trabalhar e passa num local todo dia, e você é assaltado sempre no mesmo lugar. Que tu faz? Tu pega outro caminho, tá certo?”..e conclui “se a imprensa diz que eu ofendo todos os dias, o que eles estão fazendo lá?” (ainda que não esteja errado o senhor se comparar a um assaltante de trânsito, presidente, o problema é que enquanto vossa excremência for presidente, as suas opiniões e decisões podem impactar a vida de milhões de pessoas. Então, infelizmente para a imprensa, o que o senhor fala é notícia e alguém precisa cobrir.).

Mas para Jair, pior do que a imprensa, só o politicamente correto “Falar que o cara pesa 8 arrobas, não pode”…”Nós estamos perdendo o direito de fazer piada no Brasil”…”tudo tem que pensar” (ó deus)…”será que eu vou ofender os gordinhos, é gordofóbico, os carecas é carecofóbico” (hehehe, carecofóbico…será que existe cornofóbico, Presidente?)

Mas vamos terminar a morta em alta astral. Jair vai viajar e está radiante. Duas viagens programadas. Uma para Mossoró, Rio Grande do Norte “Povo cabra da peste comedor de camarão”, define.

Jair indaga o Netuno, que participará das duas comitivas, o que ele vai fazer: “Vai lá para passear?” Nosso herói não deixa por menos “Eu vou lá entregar pessoalmente umas licenças de atum e junto com pessoal, tirar foto com o senhor presidente, e dar aquele beijo hétero” (ui*)

Jair não se intimidou e emendou o flerte-hétero “hoje um empresário começou a falar das qualidades do presidente né. Honesto, trabalhador” (imagino o Skalf dando aquela pendurada)…e prosseguiu “falou tanta coisa, né, só faltou falar hétero. Então eu falei. E hétero?”….kkkkkk (cacarejou o presidente)…”passou a ser qualidade agora, não é mesmo?” pergunta ao Netuno, que confirma “com certeza”. Jair então põe na parede “tu é hétero, ou não?”…e o homem do fundo do mar responde “é claro kkkkkkk” (100% hétero)

Mas importante mesmo é a segunda viagem. Que rufem os tambores. É muita emoção. Foi confirmado no final do dia pelo Itamaraty que Jair irá — tomar um ar — em Mar-a-lago e será recebido para um jantar a dois com o Trump. Suspiros. Aleluia irmãos. Agora vai!

(Tô feliz por você Jair. É issoaê: Fuck the fucking coronavírus. Espero do fundo do meu coração que role uma sauna depois do golf. Juízo hein. Não faça na nada que a santinha Micheque não faria em Terra Brasilia durante a Quaresma, talkei? Lavem tudo direitinho, antes e depois e nos poupem das selfies, plis. Glória a Deux!!).

--

--

Renata Kotscho
Mortas Vivas

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine