1 de Maio de 2020

Renata Kotscho
Mortas Vivas
Published in
5 min readMay 22, 2020

Hoje é dia the little festa na hole family.

01 faz anos. Pediu de presente um bonequinho diretor da PF. Quem nunca? Aleluia irmãos! Como vocês estão? Segurando o tchan?

Jair acabara de chegar de um bate e volta em Porto Alegre onde foi prestigiar uma troca de comando militar (o tipo de programinha que o capita adora e não é gripezinha que vai fazer ele mudar seu lifestyle). Lá rolou aquela corongafest com muita aglomeração, muito aperto de mão, muita bandeira do Brasil, muita gente gritando mito como se não houvesse amanhã. (porque se você parar ahhh ahhhh, pra pensar….)

O presidente estava acompanhado hoje apenas pela intérprete Elisângela. Pelo menos a internet funcionou dessa vez. Aliás que semana, hein! Vamos recapitular:

Domingão rolou a live do apagão que travou e não pegou nem na guarita. Na segunda, a equipe econômica inteira estava bonitinha, todo mundo de dente escovado e cabelo penteado lá na porta do Alvorada de manhã pra mostrar união. Glória!. Na terça o presida mandou um “E daí?” quando perguntado a respeito do número recorde de mortes por covid 19 no país. Ontem amanheceu cercado pela arca de noé de congressistas que o apoia para vociferar contra a imprensa e rezar, dá-lhe reza. Hoje foi a vez de esbravejar contra o STF e o “governador gravatinha de São Paulo fazendo politicalha em cima de mortos”. (cada mergulho é um flash).

Mas vamos à morta. Capita estava fanho e ofegante.

Vossa excremência iniciou a conversa com um assunto de relevância nacional. “A fábrica de biscoitos O Globo está fechada por tempo indeterminado. Os informais que viviam de vender biscoito Globo na praia, em arquibancadas de estádio de futebol, nas esquinas agora não tem pra quem vender”…e logo esclarece…”Biscoito Globo não tem nada a ver com sistema globo de televisão tá. Eu na praia sempre comprava, meus filhos sempre comiam biscoitinho, talkei? . (ufa, o biscoito não é da globolixo comunista)

Mas o assunto principal da live foi o mimimi a respeito da liminar do ministro Alexandre de Moraes do STF, impedindo a nomeação do parça delegado Ramagem para a Diretoria da Polícia Federal. O presida está xatiado.

Jair primeiro listou o currículo do rapaz “Eu queria apenas ler aqui as partes mais importantes do currículo do delegado Ramagem”….”Quem é o delegado Ramagem na sua vida toda aê. Ele foi Integrante da coordenação da Lava Jato no Rio de Janeiro. Então um homem afeto ao combate a corrupção”….”Foi coordenador operacional da PF para Copa do Mundo e Olimpíadas. Superintendência do Ceará e…”

Jair ainda mais ofegante começa a tossir, mas continua

“…Foi Coordenador da segurança do presidente da república eleito. Consta em seu currículo issaê”…(solta uma musiquinha romântica de fundo porque é bonita essa parte agora)…”E ali nasceu uma amizade, ele passou a ser uma pessoa que tomava café da manhã comigo, comia pão com leite condensado comigo, tomava o café que eu mesmo fazia e se eu não me engano também foi em um casamento de um filho meu, só não dormia comigo,” (olha que broderáge mais linda, será que, usando a linguagem do Carluxo, rolava um browjob?).

E Jair segue na argumentação pró parça “eu faço um apelo, não é por mim, é pela vida pregressa desse homem, por tudo que ele já fez pela pátria, no combate a corrupção e no combate a criminalidade, voltem atrás nessa decisão” (não é meigo o amor hétero? Mas falando sério, o presidente deveria nomear um amigo pessoal para a diretoria da PF no momento em que o Ministro da Justiça acaba de deixar o cargo alegando ter provas de que o presidente queria intervir politicamente no órgão? Não. Por outro lado, o STF deveria impedir, por liminar monocrática, a nomeação de um delegado de carreira pelo chefe do executivo, nome esse que foi aprovado pelo Senado Federal para a diretoria da ABIN? Na minha opinião, também não.)

Tá tudo errado, mas ainda bem que o país nem tem outros problemas para tratar né? Um tal de pandemia mundial, por exemplo? Hã?

O discurso do presidente agora é o seguinte (pre-pa-ra):

“O governo brasileiro desde antes do carnaval já alertava para a cuestão do coronavírus no Brasil e já vem tomando providências contra esse problema que interessa a todos nós”…”Nós sabemos o que pode acontecer ainda no Brasil fruto da cuestão do vírus e sabemos que infelizmente, a gente lamenta, mas infelizmente é uma realidade, mas nós temos que enfrentar issoaê e buscar a melhor maneira de juntos buscar alternativas.” (perceba como plano é preciso)…” Na ponta da linha cabe a governadores e prefeitos tomar as medidas que vem tomando tá, não vou entrar no mérito nem vou discutir.”…” Ao governo federal praticamente não cabe nada nessa área. Para nós ali coube a ação do Ministério da Saúde e recursos”…”Nós aqui já estamos chegando na casa dos 700 bilhões de reais de recursos liberados, uma quantia fantástica, enorme, mas como a vida está em primeiro lugar o governo federal, por intermédio da sua equipe econômica ,liberou e vem liberando recursos.” (it’s raining money, aleluia!)

E continua…”As medidas tomadas pelos prefeitos e governadores do isolamento total tem suas consequências. E pelo que parece, pelo que estamos vendo até agora todo o empenho para achatar a curva foi praticamente inútil. O povo quer voltar a trabalhar. Todo mundo sabe que quanto mais jovem menos chances de ter uma consequência danosa se infectado. Apenas em 0.2% o fim é trágico.”

E encerra a conversa mandando um reconhecimento para os familiares daqueles que perderam seus entes queridos “são seres humanos não interessa se tinham comorbidade ou a idade.”…ironiza mais uma vez o isolamento…”Amanhã dia do trabalho olha que ironia né, e nós em grande parte estamos proibidos de trabalhar”….e manda cumprimentos para o pessoal da área de saúde que ele está empurrando para o precipício “muitos perderam as suas vidas, mas são nossos soldados de branco que hoje estão na linha de frente de combate ao coronavírus, o nosso reconhecimento e a nossa continência por esse trabalho corajoso que nos conforta a todos nesse momento que a nação atravessa”.

(Glória a Deux! Não importa se você prefere morrer tossindo ou morrer transando, lave o pibão e as mãos. Se cuide!)

--

--

Renata Kotscho
Mortas Vivas

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine