Os outdores somos nozes

Renata Kotscho
Mortas Vivas
Published in
7 min readJul 17, 2020

Live de 16 de Julho de 2020

Os outdores somos nozes

O PR é um sujeito que aceita críticas construtivas. Por isso, já começou a live se explicando “semana passada, vocês viram né gente, que a intérprete de línguas não esteve presente. Tomei uma bronca da primeira dama, que de forma correta me advertiu que tinha que ter a intérprete, né?”.

(e com isso, a nossa heroína Elisângela estava de volta, divando de máscara transparente em uma tela ao lado de Jair, que também escutou as minhas críticas construtivas e trocou a camisa social de manga curta por uma de manga comprida. O erro desta vez foi a cor, ficou parecendo um pintinho amarelinho. Mas pode ser que tenha sido uma homenagem subliminar ao filho 03, Duda Bananinha, que fez anos.)

E já começa a morta mentindo “será uma live um pouco rápida, eu peço desculpas, porque é sempre bom ter alguém aqui do meu lado pra ter um contraditório” (sem o “contraditório” do secretário da pesca, do sanfoneiro da Embratur, ou do Pedro Maluco da Caixa, o PR falou por 70 minutos e 32 segundos. Ninguém merece.)

E o primeiro assunto do dia é meio ambiente “porque essa guerra da informação não é fácil. A Europa é como uma seita ambiental, eles não preservaram nada do seu meio ambiente deles, quase não se ouve falar em reflorestamento na região, mas o tempo todo atiram pra cima de nós de forma injusta”. Segundo ele “O que falta para todos nós? É responsabilidade para tratar desse assunto” (certo…) “caso contrário, o Brasil vai continuar sendo o tempo todo massacrado, prejudicado, naquilo que está dando certo aqui no Brasil né que é o agronegócio. A locomotiva da nossa economia” (chupa, São Paulo).

E para mostrar que “o homem do campo” está com ele, Jair saca um calhamaço de papéis “estou com duzentas xérox de como é que fala? Outedóres?? Eu sei que o plural de revólver é revólveres, mas de outdoor como é língua estrangeira não sei se a técnica é a mesma”… “eu tenho aqui mas de 100 outdoor por todo o Brasil, nos apoiando, apoiando o governo Bolsonaro”…”Tá comum no Brasil todo. Não tô pagando nada, não tô estimulando ninguém a fazer issoaquê” (imagina…) “isso vem do coração do povo brasileiro como aconteceu durante a campanha e vem em grande parte do produtor rural que é o que está dando certo no Brasil”

E dos outdoors em sua homenagem, pega o gancho para pregar contra as medidas de isolamento social:

“No campo não teve desemprego, o pessoal lá trabalhou, diferentemente das cidades onde muitos governadores e prefeitos resolveram partir pro loquidaum e fecharo tudo”. E lá vem de novo o exemplo dos informais, dos “invisíveis”, “do vendedor churrasquinho de gato na esquina”, “do cara que vende chá na praia, e do sorveteiro com QR code no isopor (ops, esse exemplo já é outra live).

E argumenta “Quando resolveram lá atrás partir para o achatamento da curva, vocês lembram do ministro Mandetta né?” (sim, saudades) “Vamos achatar a curva! Ele falava nas reuniões de ministros né”….”Caminhões do exército vão pegar corpos nas ruas, ele falava semeando o pânico no Brasil. E a grande mídia também dando uma força no tocante a isso daê. Hoje nós tamos vendo o quê?” (mais de 76 mil mortos, é isso que estamos vendo)

“Agora o que acontece não podemos continuar sufocando a economia. Não dá pra entender que a falta de emprego, a falta de salário mata, e mata mais do que o próprio vírus? Será que eu estou errando em falar isso daê? Eu deveria ter mais responsabilidade? Mais do que eu tô tendo? Eu poderia ficar quieto, afinal o STF disse que quem decide tudo nessa área são estados e municípios e ponto final.”

(sim, o certo seria calar a boca, mas ele decide fazer propaganda de remédio)

“A Hidroxicloroquina, não tem comprovação científica de que seja eficaz. Mas também não tem comprovação científica que não tem comprovação eficaz.” (isso mesmo, igual chá de erva cidreira, mas com efeitos colaterais)

E dá o seu testemunho “Só que tem muita gente que quando toma, como no meu caso, no dia seguinte já está bom, pô. Tomei por volta das 17:00 horas, às 5:00 da manhã tomei outra dose, era 8:00 da manhã eu já tava sem problema nenhum. ”

E se a Cloroquina não for suficiente você pode tomar também remédio contra piolho “Também agora estão apresentando o Annita né? Não sou médico. Não recomendo nada pra ninguém. O que eu recomendo é o seguinte procure um médico”…e explica como lidar com os dôtores “Pergunta para o seu médico — Doutor, o senhor ministra a Hidroxicloroquina ou não? Ministra a Annita ou não? O que o senhor recomenda?”…e continua “Aí o médico vai falar alguma coisa. Ele pode recomendar só que você vá pra casa e se deite. E aí você decide e procura outro médico se quiser”

Em seguida, tenta tirar o corpo fora “Não sou garoto propaganda de nada, não estou estimulando ninguém a tomar nada, estou orientando a procurar um médico e perguntar o que ele acha dissodaquê. Aê você assina um termo de responsabilidade e toma.”

E ele ensina como “Agora tem que tomar no início. Tinha um protocolo anterior do seu Mandetta (que ao contrário dele, é médico) que só podia administrar hidroxicloroquina em pacientes graves. Mas em graves nós sabemos que não funciona. Teve um estudo lá em Manaus, acho que está em investigação, que aplicaram uma superdose em pacientes graves e deu 100% de óbito. Issoaê não é estudo, isso é…eu não quero falar aqui para não me responsabilizar de nada depois” (não quer se responsabilizar, porque é um irresponsável)

E antes dele abrir a morta para um bate-bola com o “jornalismo isento” dos pingos nos iis da Jovem Pan, um último assunto: “Bem, sancionamos ontem a medida provisória que tratava do marco civil da…do..como é que é mesmo? Ah, do saneamento básico (pensava que ia escapar né minha filha?)

“Tivemos alguns vetos. O veto ao artigo 16 foi muito importante, espero que o Congresso mantenha o veto. Esse artigo permitiria que as as estatais ficassem sem licitação por mais 30 anos. E a gente sabe que essa área é problemática em muitos estados e municípios. Se estivesse dando certo, não teríamos 100 milhões de brasileiros sem esgoto e 35 milhões sem água potável” (é uma vergonha mesmo e oxalá que a situação do saneamento melhore com essa medida)

Depois de checar os números de audiência, Jair abre a morta para perguntas dos apresentadores da Jovem Pan, começando pelo Fiuza.

Pergunta: Como o loquidaum não ter comprovação científica a pergunta é se o governo vai voltar a discutir no STF a questão da liberdade da população?

“Gostar de rediscutir, eu gostaria sim, de opinar, de participar” (mas no momento a prioridade da conversa com o STF é livrar a cara do meu filho)

Segunda pergunta, do Augusto Nunes. Jair tira sarro “grupo de risco, Augusto Nunes, vamos lá:

Pergunta : O que muda na relação Brasil-Estados Unidos se o Trump não for reeleito?

“A minha torcida não quero interferir em nada, nem posso, é que o Trump seja reeleito. Se der outro lado, da minha parte eu vou procurar fazer algo semelhante e se eles não quiserem o Brasil vai ter que se virar aqui, paciência. Mas eu torço pelos republicanos pela liberdade que o Trump me deu de ligar a qualquer momento quando precisar. Então eu espero que dê Trump né? “(Amor, I love you)

Agora é a vez da pergunta do Zé Maria: Salve Presidente! A imagem do Brasil em relação ao meio ambiente está ruim e uma das medidas propostas seria a demissão do ministro Ricardo Salles, presidente o que você pretende fazer pra mostrar que o Brasil não agride o meio ambiente?

(que tal parar de agredir o meio ambiente?)

“Como eu falei no começo da live Zé Maria, tem um pessoal torcendo contra. E não tem problema lá o cara torcendo, tomando sua tubaína e sua tilápia frita. O problema é o cara torcendo e tendo espaço da mídia para pregar desinformação.

Até pouco tempo, nós tivemos ministros xiitas ambientais e eu não tenho nenhum problema em falar o nome deles pô, porque eram xiitas sim, como a Marina Silva, como o Zequinha Sarney, ajudaê pô, como Carlos Minc e naquela época também tinha incêndio do Brasil.

Salles Fica. A gente lamenta que naquela reunião reservada nossa ele falou em passar boiada, o que ele quer é só desregulamentar muita coisa.”

Última pergunta, do Vitor Brown: “O ministro Gilmar Mendes disse que as forças armadas estavam se associando a um genocídio. O senhor estuda alguma mudança na forma de combater o coronavírus. Pazuello continua ou não no cargo?”

“Qualquer crítica construtiva é bem vista, Da minha parte eu dou por encerrada essa cuestão. O que nós queremos é a solução. O Pazuello está indo muito bem lá. Ele tem atendido os pedidos de hidroxicloroquina e tem solucionado os problemas junto ao parlamento sem problema nenhum. “ (precisa fazer mais alguma coisa?)

“Pessoal muito obrigado até semana que vem, sem virus heim” E pra ele encerrar pega as duas caixinhas de remédio que estão em cima da mesa e dispara “Desliga não, desliga não…Já que tamos fazendo propaganda, vamos fazer propaganda mesmo, mas tem que procurar um médico. Hidroxicloroquina e Annita aê pessoal, talkei?”

(Aleluia terminou! Glória a Deux! Lavem o pibão ou as emas vão comer)

--

--

Renata Kotscho
Mortas Vivas

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine