Quase uma união estável

Renata Kotscho
Mortas Vivas
Published in
5 min readOct 16, 2020

Live de 15 de outubro de 2020

Dois arautos do Bolsonarismo, os convidados da live hoje foram escolhidos a dedo (ui*) para confirmar que: Não tem corrupção no governo federal. Zero. Nada. Niente. Aleluia, irmãos!!

À esquerda, o Capita Wagner Rosário, Ministro da Controladoria Geral da União e à direita, o Superministro da Justiça e Segurança Pública, o terrivelmente evangélico, Pastor André Mendonça. (u-la-lá!)

E a morta começa com o cidadãozinho de bem da CGU falando do seu projetinho com o Maurício de Souza, para reviver Educação Moral e Cívica entre a molecada. Jair resume, empolgado “um kit bem diferente daquele kit lá de trás, né?” (o gay, que ensinava como preparar mamadeira de piroca, lembram?)…E com ar nostálgico, suspira “lembra um pouco aquela cartilha Caminho Suave”…(ok, boomer)

E para comemorar o Dia dos Professores, Jair afirma que naquela mesa todos são professores. Elisângela , nossa heroína, dá aulas de libras; Wagner dá aulas de controle contra corrupção; André dá aulas de direito…e o presidente revela “Acredite quem quiser eu também sou professor…de Educação Física.” (ensina a fazer uma flexão de pescoço como ninguém).

Mas vamos ao primeiro assunto: Pandemia… DOUTOR JAIR (o que eu fiz pra merecer esses novos colegas médicos, Meu Deux?). “Está batendo a OMS de 7x0”… “Não é nem 7x1 é de 7x0, mesmo”, comemora…”Eu acerto todas e não é por chute, não.”…“É cuestão de estudar o assunto, de conversar com médicos”…”não é muita coincidência de eu estar sempre certo?”…(e dá-lhe discurso negacionista contra as medidas de distanciamento e a favor da cloroquina)

Emenda em seguida uma conversa sobre o milagre da sua eleição e de ter sobrevivido à facada, para “livrar o Brasil do Socialismo que está já destruiu Cuba e a Venezuela e agora está destruindo a Argentina”.

E às gargalhadas conta o processo seletivo dos seus ministros que são todos MUITO técnicos “O segredo de não haver corrupção no meu governo. Em meu governo não tem corrupção. No meu governo zero. Ninguém falou no Brasil, falei no meu governo. O que é o meu governo? Os meus ministros, os presidentes de estatais”…

Bem, mas e o segredo? “O segredo são os nossos critérios para indicações de cargos. Os indicados passam por uma verificação criteriosa do currículo e também avaliamos se a pessoa tem história de problemas morais” (o serviço de inteligência de verificação de CVs funciona tão bem que já tivemos pelo menos um Ministro da Educação e um Ministro indicado ao STF que mentiram sobre pós-graduações fajutas e plagiaram teses, mas tudo bem.)

E aí Jair aborda o tema da semana “a cuestão de Roraima” (sim, a do Senador bolsonarista que, literalmente, enfiou dinheiro no cu).

Vamos lá, são os ossos do ofício…

E tcham-tcham-tcham, tivemos a estreia retumbante do Lobo Guará em casos de corrupção. A turma do Jair, que ainda não teve de tempo de tomar conhecimento do PIX porque só negocia chocolate com dinheiro vivo (desculpa hahah) foi pega, digamos assim, em flagrante delito entre as hemorróidas. (faltou decoro).

“Alguns querem dizer que o caso de Roraima tem a ver como o meu governo porque ele é meu vice líder” (onde já se viu?? rsrsrs)…”mas foi uma escolha de comum acordo entre os líderes partidários…e agora…aconteceu esse caso, lamento, hoje ele foi afastado da vice liderança e olha só o que a imprensa faz olha…olha a Revista Veja (foto) — PF encontra dinheiro no “cofre” de vice líder de Bolsonaro” (atenção para as aspas, elegante a saída da Veja)…

E ele continua lendo as manchetes “Aqui a Folha, a Folha sem comentários né — PF apreende dinheiro entre as nádegas de vice líder de governo Bolsonaro. Tentando vincular corrupção a mim o tempo todo.”…”O Estadão — PF encontra 30 mil na cueca de Chico, vice líder do governo Bolsonaro.”…” É o tempo todo querendo me vincular a corrupção” (desafaba o pobrecito).

O pior de tudo dessa história é saber que sim, temos IBAGENS. Cenas que o Ministro BARROSO achou por bem manter fechadas em um cofre (sem aspas) poupando a brava gente brasileira do grotesco explícito.(quem sabe o Maurício de Souza não faz uma historinha para desenhar o que aconteceu nas cartilhas de Educação Moral e ética. Hein?)

Mas é muita injustiça com um presidente só…Depois de tentarem ligar as tramóias do filho a ele, de tentarem ligar os depósitos na conta na mulher a ele, agora querem ligar o vice líder do governo ao governo. Muito absurdo.

(Até porque, Chico Rodrigues nem era próximo da familícia. Tanto é que Jair chegou a afirmar em vídeo que os dois tinham “quase uma união estável”…Fora isso, Chico empregava em seu gabinete Índio — o primo mais próximo do Carluxo e a namoradinha do Arnesto Araújo, nosso chanchelento. E tem mais, o “Nobre” Senador ainda tinha sido escolhido para ser o relator da indicação do Bananinha para a embaixada em Washington.)

“É o tempo todo tentando me ligar a corrupção. Esse caso não tem nada a ver com o meu governo.”, defende-se (Imagina se tivesse?!)

E o Ministro da Justiça terrivelmente evangélico apoia a causa e ainda dá aquela pendurada nos bagos presidenciais “É preciso reconhecer que este governo é uma mudança de página na história do combate `a corrupção neste país” (noffa! Nunca dantes na história desse país…)

E Jair então começa a bater no ex Serjomoro “Em boa hora aconteceu aquele pedido de demissão”…”Ainda me acusam naquele processo daquele cara, de interferência na PF. Aquilo é denunciação caluniosa. Uma pessoa que resolveu me acusar do nada.”

E então muda de assunto e passa a falar de coisas boas “Assinei nesta semana a lei que altera o Código Nacional de trânsito”…”ainda não é aquilo que queríamos mas já deu uma pequena melhorada”…E como o prazer de dirigir é prioridade do governo “O ano que vem a gente apresenta um novo projeto para mudar essas coisas.”

E tem mais “O pessoal pode achar que não é importante, mas é. Simplificamos as carteiras de motonáutica para pilotar Jet Ski”…”então quem sabe um dia você não vai poder alugar um Jet Ski só assinando um termo de responsabilidade, e conhecer o Vale do Ribeira.” (Importantíssimo!)

E Jair então aborda o papelão do STF esta semana:

“Acabou de sair o resultado, 9x1, sobre o caso daquele mega traficante que deveria estar preso”….”E aí muitos falam — Foi a Lei do Bolsonaro que permitiu a soltura do mesmo. Agora eu sou culpado de tudo. O STF decidiu por 9x1 que pela lei, ele deveria estar preso”…”e aí vocês decidem, quem está certo e quem está errado?” (Talkei? Que vexame, pra dizer o mínimo, do Ministro Marco Aurélio Mello, do STF).

E antes de abrir para as perguntas para a Rádio Chapa Branca, ops Jovem Pan, Jair anuncia que está pensando em deixar de torcer para o Palmeiras (ufa!)…”Estou quase virando Flamenguista. Não, acho que eu vou virar Galo, ou também Cruzeiro para não ser rebaixado. Eu tenho certeza que o Cruzeiro não vai ser rebaixado.” (Volúvel, o moço).

E ao encerrar avisa a Jovem Pan que “nas últimas duas quintas-feiras antes das eleições eu vou falar de política aqui na live, então estou avisando e vocês decidem se querem ou não usar o sinal de vocês para nos retransmitir”. Talkey?

(Gloria a Deux! Lavem o pibinho e, por favor, o cofrinho)

--

--

Renata Kotscho
Mortas Vivas

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine