EU AVISEI — AMAZON UTILIZAVA +1.000 FUNCIONÁRIOS INDIANOS PARA SUA LOJA TOTALMENTE AUTOMATIZADA

Moshe Mauricio Marques
Moshe Dicas
Published in
3 min readApr 3, 2024

Quem me conhece sabe que eu amo tecnologia, mas, ao mesmo tempo, sou crítico e exigente nas soluções.

Diariamente, somos bombardeados por uma chuva de mentiras tecnológicas em um click-bait que parece não ter fim.

Quando a Amazon lançou a loja “Just Walk Out” nos EUA, eu disse que a solução obviamente não funcionaria sem seres humanos.

Loja JUST WALK OUT da Amazon

Eu muitas vezes evito publicar este tipo de conteúdo pois muitas pessoas que não entendem de tecnologia acabam interpretando errado meus comentários.

Para que esta loja desse certo com câmeras, da forma como foi projetada, as câmeras deveriam ser capazes de ler os produtos a uma distância razoável.

Obviamente, não existe leitura de código de barras estando elas no teto, então a “posição” nas gôndolas seria o X da equação.

Bastaria uma troca de posição nas prateleiras ou um vai-e-vem das mãos de quem estivesse comprando para que o sistema falhasse. Uma pessoa que estende a mão e pega uma barra de chocolate pode estar pegando, na verdade, 3 barras, mudar de ideia, devolver uma das barras e voltar com 1 ou 2 na mão.

Balança no carrinho e sensores dentro das prateleiras poderiam ser utilizados para diminuir o problema, mas nunca seriam conclusivos.

Eu sou um gênio e pensei em algo que os engenheiros da Amazon não pensaram? Óbvio que não, acontece que eles sabendo disto já criaram o plano B, com seres humanos.

Eu pedi a amigos que visitaram a loja modelo nos EUA que fizessem alguns testes e minha suspeita foi confirmada. Se estão demorando para enviar o cupom após a saída da loja, é porque estão conferindo.

Disseram que eu estava louco, mas repito, a inocência de quem não entende de tecnologia os leva a crer que estamos em um cenário que realmente não existe.

Agora veio a prova. Mais de 1000 funcionários indianos estavam conferindo as câmeras e revalidando o processo, por isso a demora para o envio do cupom, novamente eu estava certo.

“Moshe, você está louco” — Aí eu te pergunto: onde está o louco agora?
Quem é louco? Eu, que conheço tecnologia e desenhei na minha cabeça o processo funcionando, ou a pessoa que entrou com os olhos brilhando na loja?

Quando eu questiono a entrega de mercadorias por drones, por exemplo, é porque conheço como funcionam os sensores, sei o quanto são imprecisos com folhas de árvores e fios de energia, isto sem contar a complexidade na etapa final podendo decepar a mão de uma criança.

Esta é uma das raras vezes que você verá uma publicação minha neste sentido pois, novamente, existe quem acredita em absolutamente tudo o que é publicado.

A tecnologia é maravilhosa e o sucesso está em empregá-la em projetos que realmente funcionem e com potencial de realização de automações que realmente façam sentido.

Se foi ruim para a Amazon? Obviamente que não. Assim como a entrega por drones, a publicidade agregada a estas lojas valeu o investimento pois aqui estou eu escrevendo sobre isto e você lendo.

Matéria publicada pela EXAME em 03/04/2024.
https://exame.com/tecnologia/amazon-fresh-lojas-indianos-compras

Por ser este um assunto sensível e pelas pessoas terem desligado seu senso crítico e se entregando a tudo o que é publicado, eu continuarei me posicionando publicamente apenas após matérias como esta.

Abs, Moshe

--

--