Respeite o tempo do seu cliente

Nada é mais valioso do que o tempo de uma pessoa e o tempo de ninguém vale mais do que o do outro. É impressionante como alguns vendedores, até hoje, continuam desrespeitando o tempo de seus clientes.

Por mais que estejamos no Brasil, por mais que haja trânsito, por mais que não haja vaga para estacionar, você não pode chegar atrasada para uma reunião. Você não pode deixar o seu cliente esperando. Organize-se e planeje-se para estar com antecedência em seu destino. Caso realmente aconteça um imprevisto, tenha a decência de telefonar desculpando-se e informando o atraso (telefonar, não mandar mensagem no WhatsApp). Não importa se é um atraso de 5 minutos ou de meia hora. Atraso é atraso. Se você marcou às 14 horas, às 14h01 você está atrasada. Honre a sua palavra. Além de ser pouquíssimo profissional, chegando atrasada e correndo você não tem tempo de se organizar antes da reunião, de conversar com a secretária e de poder olhar e viver um pouco a empresa que está visitando. Essas informações podem ser importantes no momento da venda e você não quer deixá-las para trás.

Um outro ponto importante de ser observado é o tal do celular. Ao aceitar te receber para uma visita, o seu cliente está te oferecendo o bem mais precioso que ele tem: o tempo dele. Ao sentar-se à mesa, você tem que sumir com o teu celular. Uma das coisas mais desrespeitosas hoje em dia é você estar olhando para alguém enquanto fala e a outra pessoa estar olhando para a tela do celular, mandando mensagens e conversando com outras pessoas. Não interessa se seu chefe te perguntou o preço daquele produto. Não importa se seu filho está te perguntando se você vai buscá-lo às 18 horas. Você é vendedora e as pessoas que lidam com você no dia a dia tem que saber que há momentos em que você não pode atendê-los porque você já está atendendo outra pessoa. Se for extremamente urgente, peça desculpas, peça licença e saia da sala para resolver o que tiver que ser resolvido. Se estiver aguardando uma ligação importante, avise ao começar a reunião que provavelmente precisará pausar o encontro brevemente para atender. Fora isso, guarde o celular e olhe no olho da pessoa com quem está conversando. Mostre que você se importa com o que ela está falando ao invés de ficar no WhatsApp balançando a cabeça enquanto o outro fala.

Por fim, cumpra com o que combinar, dentro do prazo. Não deixe que ninguém te cobre um documento, um email ou uma resposta. Caso você fique de mandar um material até o final do dia, mande-o até o final do dia. Semana que vem é segunda-feira às 8 da manhã. Amanhã é amanhã às 8 da manhã. Mais uma vez: honre aquilo que fala.

Respeite o tempo do seu cliente. Aliás, respeite o tempo de todos e faça com que respeitem o seu.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.