Como foi a turma #01 do programa Inovação, Metadesign e Complexidade

Thiago Padovan
Movements
Published in
4 min readJan 29, 2021

No segundo semestre de 2020, eu, Caio Vassão e Davi Moreno decidimos dedicar mais esforços para uma iniciativa que mantemos desde 2018, o Movements.

Utilizamos o Movements como um ambiente para ideias e projetos que se relacionam com o Metadesign podendo ser desde a produção de conteúdo (Artigos, palestras, etc), workshops, consultoria para empresas e mais recentemente lançamos as comunidades de práticas ou como chamamos as vezes também, ambientes de aprendizagem.

A ideia é promovermos diversas comunidades de práticas com assuntos e temas diferentes mas que podem e devem se relacionar em algum momento.

O que são comunidades de práticas?

As comunidades de práticas são ambientes altamente interativos e criativos (Nesse momento 100% online) em que reunimos interessados em aprender sobre determinados assuntos e propomos diversos estímulos diferentes para potencializar a experiência de aprendizagem como:

  • Uma curadoria de conteúdos com artigos, vídeos, podcast, livros, autores e demais mídias sobre o assunto;
  • Atividades práticas síncronas (todos ao vivo em algum momento específico) e práticas assíncronas (para serem executar em qualquer tempo individualmente ou em grupo);
  • Momentos mais "conteudistas". Apesar de focarmos nas práticas, temos precioso momentos com conteúdos sobre os assuntos;
  • Mentoria com os especialistas e facilitadores durante todo o processo;
  • Uma comunidade bastante diversa interessada e com desejo de aprender.

Portanto, mais do que um curso tradicional online, estamos propondo que desse ambiente saia uma comunidade engajada, ainda mais curiosa sobre os assuntos discutidos e preparada para lidar melhor com esses temas em seu dia-a-dia.

Tudo isso condensado em duas semanas intensas com muita interação, improviso, ferramentas, técnicas e até um pouco (ou bastante) de diversão.

Inovação, Metadesign e Complexidade

Essa primeira experiência, que aconteceu entre os dias 02 e 13 de Novembro de 2020 se deu com um assunto amplamente dominado e disseminado pelo Caio Vassão, o Metadesign e como ele se manifesta nas mais diferentes formas na sociedade, na complexidade e na inovação.

O Caio vem abordando e aplicando o Metadesign há anos em projetos de consultoria para as mais diversas empresas e organizações ajudando-as a pensar em um processo mais perene de inovação e governança.

Quem participou

A turma foi bastante variada, um dos pontos positivos de ser totalmente online é que tivemos pessoas de diversas regiões do Brasil com perfis como, educadores, profissionais de inovação e design, gestores de empresas, arquitetos, etc.

Porém, o programa é desenhado para qualquer pessoa interessada no assunto, não precisa ter nenhum conhecimento prévio para participar.

E como foi isso aí?

Intenso! Acho que essa é a palavra que mais define essa experiência.

Alguns depoimentos nos deixaram bastante surpresos e gostaríamos de compartilhá-los com vocês:

Sigo o Caio nas redes e no site dele desde que o conheci na Especialização em Facilitação na Echos, e quando fiquei sabendo que teria uma nova edição do curso de Metadesign, corri atrás !! Numerosos foram os insights que construidos na (e a partir da) experiência, mas um dos mais significativos para mim tem a ver com a descoberta de que a potencia do Meta design é entender toda ferramenta como metaferramenta, algo plástico, algo a partir do que construir as transformações que gostaríamos ver acontecendo, criar novas composições. — Fernando Larios

Cheguei ao curso carregado pelas demandas de modificação da vida e da carreira impostas pela pandemia. O curso é como um portal de autoconhecimento, produção de afetos, conhecimento e valorização da humanidade. Saio dessa jornada compreendendo mais o meu papel ético e transformador como profissional e seguro de que existe uma comunidade confiável com quem posso criar e trabalhar junto. — Filipe Gonçalves

Para mim a palavra que melhor descreve o meu sentimento sobre o curso é Presença, a produção de presença, embora tenha sido 100% online. Esse curso foi uma daquelas experiências que você imerge tanto que perde a noção do tempo de tão bom e empolgante, sabe? A produção da presença se deu ao sentir-se presente no momento, no agora e ao entender um pouco da relação do meu “eu” com, e para o mundo, e vice-versa, como o mundo nos impacta e nos influencia, e que isso gera uma complexidade que ao mesmo tempo que assusta, ela inspira. O curso mostrou (literalmente) com conceitos, diagramas e ferramentas visuais como mapear e desmistificar essa complexidade, fazendo enxergar que você não só faz parte dela como você é ela, e encarar a sua presença no mundo e no tempo (no presente, no passado e no futuro). Enfim, essa experiência foi surpreendente, significante e marcante demais. Fico esperando as novidades =) — Almir Dantas

Gostei muito de participar desse curso. Cheguei curiosa, de mente aberta e com expectativas, saio sensibilizada e confiante que podemos começar a criar nossos meta-jogos para influenciar positivamente a sociedade e o mundo. Obrigada a todos! Natalí

Recebemos até um vídeo muito legal da Juliana Machado!

Quando vai ser a próxima?

Muito em breve!

Me mande um e-mail ou me busque nas redes sociais para saber tudo assim que lançarmos!
thiago@movements.network

Ah, e estamos fugindo da receita "fórmula do lançamento" para nossas iniciativas, nada contra mas acreditamos em algo muito mais orgânico, portanto, indique para todos os seus amigos, colegas e familiares que poderiam se interessar pelo programa.

Obrigado!

--

--

Thiago Padovan
Movements

Nem sei mais se acredito em tudo que escrevi por aqui… Co-founder @ Movements and Blockchain Academy