O que vi por aí #03

Seleção do melhor (ou mais curioso) conteúdo que vi por aí durante a semana.

Thiago Padovan
Movements
3 min readJul 17, 2020

--

Inovação através de ecossistemas e curso sobre agrofloresta, assuntos que se misturam bastante em muitos conceitos. Trouxe uma entrevista bem bacana com um dos mais importantes matemáticos brasileiros e também informações sobre o caso de hack no Twitter que ocorreu essa semana.
Ao final, uma citação de um livro muito interessante.
Aproveitem!

1- Ecossistemas de Inovação
No MetaLabs conversamos bastante sobre métodos e modelos inovadores para resolução de problemas e quanto mais complexo o problema, mais complexa deve ser a abordagem para atacá-lo.
Pesquisando sobre isso, encontrei o pessoal da Sitra, um grupo Finlandês que vem desenvolvendo um trabalho bastante interessante nesse sentido, vale acompanhar.

Confira o Artigo com vídeos e Material acessível: https://bit.ly/2WrbbG5

2- Preta Terra e Agrofloresta
Acompanho a Paula e o Valter do Preta Terra desde o início do projeto, além de grandes amigos, fazem um trabalho incrível na disseminação de um excelente conteúdo sobre o assunto que vai muito além do básico. Recentemente lançaram seu primeiro curso online e gratuito. Vale muito a pena!

Inscrição no curso: https://bit.ly/394NSHl

3- "A ciência não é cheia de certezas"
Imperdível entrevista com um dos principais cientistas e matemáticos brasileiro Artur Ávila, que vem dedicando sua carreira para pesquisa e entendimento de sistemas dinâmicos.

Entrevista: https://bit.ly/3h5Y4ln

4- Twitter Hacked!
Nessa semana um incidente de segurança sem precedentes atingiu o Twitter, grandes perfis como de Elon Musk, Barack Obama, Jeff Bezos, Mike Bloomberg, Joe Biden, Kanye West, Apple, Uber, entre outros foram hackeados e utilizados por scammers para tentar ganhar alguns Bitcoins com a ação.
Porém, isso é o menos importante da história, a gravidade desse caso é muito maior pois mostrou, mais uma vez, como infraestruturas centralizadas são alvos muitas vezes fáceis para hackers.

Matéria da Wired sobre o assunto: https://bit.ly/2CJn7fa
Posição do Twitter: https://bit.ly/30hzzLn

Abaixo, trecho retirado do livro "O Desafio da Incerteza: a cultura atual, a inteligência artificial e a necessidade do pensamento complexo", de Humberto de Oliveira Mariotti.

Richard Thaler, pesquisador em economia comportamental, destaca quatro tendências que influenciam nossos pensamentos e ações:
(1) otimismo (e wishful thinking): tendemos a ser otimistas em relação ao futuro;
(2) excesso de confiança: acreditamos ser melhores prognosticadores do que na verdade somos;
(3) efeito falso consenso: tendemos a acreditar que os outros pensam como nós;
(4) maldição do conhecimento: uma vez convencidos de alguma coisa, recusamo-nos a pensar em contrário.

Curtiu o OQVPA dessa semana?
Comente aqui embaixo ou me envie uma mensagem! Vamos conversar!

--

--

Thiago Padovan
Movements

Nem sei mais se acredito em tudo que escrevi por aqui… Co-founder @ Movements and Blockchain Academy