O que vi por aí #08

Seleção de conteúdo que vi por aí durante a semana sobre inovação, tecnologia, democracia (não confundir com eleições), liberdade, complexidade e teoria das redes.

Thiago Padovan
Movements
3 min readAug 28, 2020

--

O que tem:

  • Porque as empresas precisam se envolver com democracia
  • Mas o que é democracia?
  • Como lidar com dados públicos

1- Porque as empresas precisam se envolver com democracia

Nós últimos anos está acontecendo um movimento de algumas empresas e empresários em negar a democracia, muitas vezes culpando-a por muitos dos problemas que estamos enfrentando hoje.

Claro que a democracia não é perfeita, mas vejo esse movimento de negar a democracia com muita preocupação e como sendo um grande equívoco tanto no entendimento do que é democracia e como preservá-la e trabalhar para melhorar o ambiente democrático também melhora o ambiente para as empresas e os negócios.

Me deparei com esse artigo publicado no portal do MIT de 2019 em que fala sobre a importância das empresas em preservarem um ambiente democrático liberal.

Recentemente fiz uma thread no twitter, retirando alguns trecho do livro “Sobre a tirania: Vinte lições do século XX para o presente.” de Timothy Snyder que tem bastante relação com esse assunto.

https://twitter.com/ThiagoPadovan/status/1271197725715922945

Se os advogados tivessem seguido a norma que proibia execuções sem julgamento, se os médicos tivessem obedecido à regra que proíbe cirurgias sem consentimento, se os executivos tivessem endossado a proibição da escravidão e se os burocratas tivessem se recusado a processar a documentação que envolvia os assassinatos, o regime nazista teria enfrentado muito mais dificuldades para dar cabo das atrocidades pelas quais é lembrado.

Artigo: https://bit.ly/3gwsVqM

2- Mas o que é democracia?

Entender democracia não é trivial e, muitas vezes, é um conceito contra-intuitivo e recorrentemente reduzido como se fosse apenas o processo eleitoral.

Como muito tem falado Augusto de Franco, "Democracia é a desconstrução da autocracia".

A democracia não seria necessária se não existisse a autocracia, ela é uma defesa a regimes autocráticos.

Para isso, é preciso entender e identificar esses padrões autocráticos que se formam para neutralizá-los o mais rapidamente possível.

Para explorar um pouco mais o assunto, esse vídeo do Augusto ajuda muito, em que ele resume alguns importantes livros como “O Julgamento de Sócrates”, de I.F. Stone; “Tratado teológico político”, de Baruch Espinoza; “A democracia na América” , de Alexis de Tocqueville; “Sobre a Liberdade” , de John Stuart Mill; e “Democracia cooperativa”, de Augusto de Franco.

Vídeo: https://bit.ly/3b7otNT

3- Como lidar com dados públicos

Recentemente participei de um projeto muito interessante que tinha o objetivo de tornar público os dados dos cidadãos que estão em posse e/ou que são produzidos por um órgão de governo para que esses dados possam estar ao alcance dos cidadãos e empresas, que pudessem ter acesso a eles tanto pela transparência como também para propor melhores serviços e produtos baseado em dados.

No meio do processo de pesquisa, identifiquei esse portal de disponibilização de dados públicos do Chile, produzido por uma empresa chamada DataWheel do pesquisador Cesar Hidalgo, o DataChile.

Vale explorar para ter uma ideia do que é possível fazer com dados.

DataChile: https://bit.ly/32xwXdv

O que achou desses conteúdos?
Me mande uma mensagem se quiser conversar sobre algum deles.

--

--

Thiago Padovan
Movements

Nem sei mais se acredito em tudo que escrevi por aqui… Co-founder @ Movements and Blockchain Academy