10 Filmes dos anos 80 para assistir com seus filhos nas férias (disponíveis na Netflix)

Leopoldo Anjo
6 min readJan 12, 2016

--

Época de férias escolares é um momento mágico quando somos crianças ou adolescentes.

São 45, 60 dias sem as pouquíssimas obrigações que possuímos, tínhamos uma quebra na rotina, sem hora pra acordar, basicamente fazíamos o que queríamos, era realmente mágico.

Mas e para os nossos pais?

Bom, eu sou pai de duas crianças, uma menina de um aninho e um menino de 5 anos e ambos estão na escolinha já, pois eu e minha esposa trabalhamos.

Obviamente é ótimo ficar mais tempo com meus filhos em casa, mas nessas férias decidimos não colocá-los na colônia e estou encarregado de cuidar deles, pois estou sem trabalho no momento (sou ilustrador freelancer).

Já se passaram 5 semanas, e a esta altura penso que nossos pais (principalmente as mães) eram heróis em passar tanto tempo apenas cuidando dos filhos, é uma tarefa que realmente exige.

Brincadeiras, passeios, atividades físicas, tudo isso é ótimo, mas ter um bom filme que possa proporcionar aos pais uns 90 minutos de descanso é muito bom também (geralmente assistimos os filmes quando a menorzinha dorme).

Fiz essa lista para ajudar pais e mães, que como eu, estão fazendo esse “corre” nas férias.

Escolhi filmes da Netflix, pra dar menos trabalho ainda…

São títulos que eu e meu filho já assistimos.

Querida, Encolhi as Crianças (1989)

Rick Moranis faz um cientista maluco que inventa uma maquina “encolhedora” que acidentalmente encolhe seus filhos e os filhos dos vizinhos.
Eles são obrigados a cruzar o jardim para retornar para casa e voltarem ao tamanho normal, tarefa que se mostra nada fácil quando se é menor que uma formiga.

Esse filme passou repetidamente na programação do SBT no começo dos anos 90, devo ter assistido umas 10 vezes no mínimo, mas mesmo assim o filme ainda é emocionante, principalmente na companhia de uma criança.

Os efeitos especiais são muito bons e meu filho vibrou a cada obstáculo que eles passaram.
Destaco a cena em que eles lutam com o escorpião, ela é realmente emocionante.

Quero ser Grande (1988)

Nesse outro grande clássico da sessão da tarde temos Josh, que como todo adolescente, quer ser adulto.

Após pedir para uma misteriosa máquina de pedidos em um parque de diversões, ele é atendido e as confusões começam.

Eu sempre preferi o Tom Hanks fazendo comédias, e essa é uma das que o consagraram.

O roteiro é cheio de piadas ótimas e situações que todas crianças fariam se pudessem ser adultas do dia para a noite.

Destaque para a cena que ele toca o “bifinho” no piano de pés, crááássica!

Os Caça Fantasmas (1984)

Eu amo os Caça Fantasmas, 32 anos após seu lançamento, o filme ainda segue impecável como um dos grandes clássicos dos anos 80.

Com um elenco fantástico, Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Rick Moranis e Harold Ramis (que é o criador dos personagens, inclusive).

A história gira em torno de 3 amigos que decidem caçar fantasmas(!!!) que estão invadindo Nova Iorque.

Eles tem uma base bacana, muitos equipamentos divertidos e até o carro deles Ecto-1 é fantástico!!!

Bill Murray faz uma atuação pra lá de cínica e o roteiro é bem amarrado.

A cena final é fantástica (não darei spoilers)!!!

Os Goonies (1985)

Nem tem muito o que falar desse filme, ele é espetacular e divertido ao extremo!

Com vários atores mirins que marcaram época nos nos anos 80 e a equipe criativa conta com 3 monstros do cinema (Richard Donner, Steven Spielberg e Chris Columbus).

Para tentar salvar suas casas 4 amigos vão atrás de um tesouro de um pirata e acabam encontrando uma familia de criminosos.

Todas as cenas com o Sloth são memoráveis!

Assista comendo chocolateeeeee!!!

De Volta para o Futuro Parte II (1989)

Mais um clássico super cultuado por milhares de nerds, como eu.

Escolhi o 2, por 2 motivos, ele tem mais elementos que divertem as crianças do que o primeiro filme e porque o primeiro não tem no catálogo da Netflix (wtf?!!!).

Aqui temos novamente todos os personagens do filme, só que agora indo pro futuro (tipo o ano passado), onde carros voam e no lugar de garçons temos televisores robôs (isso seria bom!).

O filme é excelente, mesmo meu filho não entendo muito bem a história, ele se divertiu muito.

Ao final do filme ele me pediu um skate voador!

Karatê Kid — A Hora da Verdade (1984)

Esse filme virou uma febre imediata após ser exibido na tv.

Me lembro que um amigo chegou em casa falando o seguinte: “Vamos brincar de Karate Kid?”, e antes que eu pudesse terminar o meu sim, ele me deu um chute giratório que pegou em cheio no meu estômago…rs.

O filme é meio datado, mas ainda muito bem feito.

Toda criança, menino principalmente, sonha em ser um herói que vence o vilão, e o filme trabalha isso lentamente, preparando Daniel San!

Pat Morita (Sr. Miyagi) impressiona e faz um papel marcante no cinema, tanto que foi indicado como ator coadjuvante pelo papel no Globo de Ouro e no Oscar.

Cena memorável é a do golpe final, todo mundo com mais de 30 anos certamente já fez o “movimento da garça”.

Em Busca do Vale Encantado (1988)

Hoje em dia temos uma dezena de animações que são lançadas todos os anos pela Disney e suas concorrentes, mas talvez a década de 80 tenha sido uma das épocas mais fracas em termos de animações (não que não tenham filmes bons, mas em relação a quantidade).

Em busca do vale encantado, conta a história de um brontossauro órfão e seus amigos que vão atras de um vale (como o nome já diz) onde tenha verde (no caso comida).

O filme é emocionante e triste em alguns momentos, mas uma ótima opção para as crianças.

Conta Comigo (1986)

Independentemente da sua idade, você gosta ou vai gostar de Conta Comigo!

O filme conta a história de 4 amigos que decidem caminhar pela linha do trem para encontrar o corpo de um menino desaparecido.

Bem simples a história, mas o que realmente importa é a relação entre os amigos, que é construída através de diálogos e situações geniais.

Algumas coisas não passariam hoje na censura, como os meninos fumando durante o filme, mas retrata bem a época.

Temos mais uma vez um elenco mirim foda, destaques para o River Phoenix (irmão mais novo do Joaquin Phoenix que nos deixou sem seu talento em 1993) e Kiefer Sutherland, fazendo papel de malvadão, coisa que foi recorrente em sua carreira nos anos 80.

O filme é baseado em um livro do Stephen King e dirigido por ninguém menos que Rob Reiner!

A cena deles conversando a noite na floresta é ótima, meu filho não desgrudou da tv.

Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)

Robert Zemeckis conseguiu fazer a mistura perfeita entre filme noir e desenho animado nesse longa.

O filme conta a história de um detetive que é contratado para investigar uma suposta traição da esposa de um desenho animado com um humano.

Daí pra frente é uma aula de narrativa e efeitos especiais muito bem executados, o mundo que ele cria é espetacular cheio de cenas fantásticas e memoráveis.

Nem consigo eleger uma melhor cena, são tantas, vou destacar o revolver cartoon do personagem principal, eu adoro e meu filho também gostou.

Um filme espetacular, pra ser assistido sempre!

Batman (1989)

Pois é, Batman do Tim Burton…

Eu gosto, e daí?

Vamos lá, de todos esses filmes listados acima, o Batman foi o único que assisti nos cinemas, um dos meus primeiros na grande tela, saí de lá com meu amigo brincando de Batman.

Eu amo a estética do filme, adoro Tim Burton, Michael Keaton, Jack Nicholson e a belíssima Kim Basinger.

O filme é pra criança, e nesse quesito ele acerta em cheio!

Já assisti algumas vezes com meu filho e ele adora, o visual do Batman, do batmóvel (o mais legal de todos) e da batcaverna.

Me emocionei no cinema quando a nave do Batman fica em frente a lua formando assim o batsinal, mas meu filho adora ver o Jack Nicholson caindo no barril de ácido e se tornando o Coringa, afinal de contas:

“Nós amamos o Coringa!!!”

Deixo ainda minha mensão honrosa para Star Wars, Labirinto e Tron, não inclui nenhum desses filmes na lista pelos seguintes motivos:

- Star Wars apesar de ter sido a franquia cinematográfica de maior sucesso nos anos 80 é de 1977, logo não poderia entrar na minha lista, mas vocês devem assistir com seus filhos.

- Labirinto eu nunca assisti inteiro, apenas algumas cenas (é um erro que vou corrigir em alguns minutos, finalizando esse texto assistirei com meu filho e prestarei essa homenagem ao grande David Bowie que se foi recentemente).

- Tron eu ainda não assisti junto com meu filho, o farei em breve também, quem sabe eles possam entrar em uma nova lista nas próximas férias.

--

--

Leopoldo Anjo

Comic artist, illustrator, and drawing teacher. I currently work as a conceptual artist and comic artist on my projects. And I like creating lists.