O sonho grande de Afterverse: de 0 a 50 milhões de usuários em 1 ano

Movile
Movile
Apr 27 · 4 min read

Dentro de uma célula de inovação da PlayKids, nasceu o jogo que se tornaria marca para, a partir de agora, alcançar a independência como empresa.

Em 1 ano o jogo PKXD viralizou entre o público

Grandes realizações podem nascer a partir de um pequeno passo, se ele for na direção certa. A direção certa não necessariamente é a conhecida, pelo contrário, ela muitas vezes pode estar no caminho que nunca imaginamos percorrer. Foi assim que eu, enquanto Diretor de Inovação da PlayKids na época, dando espaço para provocações de nosso time, conseguimos, como equipe, criar o PK XD.

A PlayKids é uma plataforma para crianças de até seis anos já consolidada no mercado, que nasceu dentro do Grupo Movile. A partir disso, eu e meu time começamos a pensar no que poderíamos criar para ir além, não só em relação ao que já oferecemos, mas, por que não, para quem oferecemos? Se já fazemos jogos tão estimulantes para crianças, por que não levarmos essa expertise para outras idades?

Assim nasce o PK XD, um jogo no estilo sandbox onde os usuários podem criar seus próprios universos e jogar com os amigos em uma experiência segura, interativa e divertida. Hoje temos mais de sete milhões de pessoas jogadoras por dia, em vários lugares do mundo, acessando o PK XD. São mais de 50 milhões de jogadores por mês, que geram mais de 30 milhões visualizações no Youtube e ainda temos parcerias com marcas globais que nos procuram com interesse de fazer parte do universo PK XD. Tudo isso aconteceu em aproximadamente 1 ano.

Mas, para chegar até aqui, foi como se corrêssemos os 42km da maratona tentando bater o recorde olímpico de Usain Bolt na prova de 100m. Começamos com uma ideia, colocamos o jogo para rodar com a dedicação incansável do nosso time de design, tecnologia e desenvolvimento e elaboramos um plano para que o jogo alcançasse as proporções que tem hoje. Para isso, focamos em três pilares: engajamento, aquisição de players e monetização.

A criação de uma comunidade engajada de creators e a estratégia agressiva de LiveOps

A maior parte do nosso crescimento foi orgânica, apesar de termos tido boas oportunidades de alavancar nosso produto por meio de mídias pagas. No entanto, nossos grandes aliados foram as pessoas jogadoras e nossa comunidade de Creators. São youtubers que fazem vídeos de game playing sobre PK XD e ganham destaque dentro do jogo para que todos acessem, assistam aos seus vídeos e virem fãs de seus canais.

A estratégia de Creators começou com nosso time de comunicação mandando e-mail de garimpo para os youtubers que selecionávamos a mão, entrando em canal por canal para ver se o conteúdo estava de acordo com o que precisávamos. Hoje, temos um time de Community inteiro focado na interação entre pessoas usuárias, jogadoras e youtubers.

Creators também recebem materiais e informações exclusivas que tornam o programa muito mais atrativo e acaba chamando atenção não só daqueles e daquelas com quem já temos parceria, mas com youtubers de todo o mundo (todo o mundo mesmo, imagina como foi para o time receber um e-mail em russo!).

Nosso sucesso também se deve muito à dedicação do time em manter o jogo atualizado, sempre com novidades e parcerias interessantes para nosso perfil de pessoas usuárias e com lançamentos semanais de mini games e outras news. As LiveOps, todas as melhorias que as empresas realizam nos seus jogos através de implementações de novas características ou melhorias, são também grandes responsáveis pelos altos níveis de engajamento do jogo, mesmo depois de seu lançamento.

Afterverse se torna uma nova empresa

Quando percebemos o tamanho que o PK XD poderia alcançar, vimos a oportunidade de criar uma empresa com seu foco 100% voltado para o mercado dos games, que hoje movimenta mais recursos do que as indústrias da música ou do cinema. Se PK XD é um sucesso entre crianças, jovens e até mesmo pessoas adultas, podemos oferecer jogos para cada vez mais públicos, em diferentes formatos, sempre priorizando o fairplay, o entretenimento e a sociabilidade.

Daí nasceu a Afterverse, o estúdio de jogos da Movile que já soma mais de 50 milhões de pessoas usuárias e não para de crescer. Nossa marca foi construída a partir de atributos que são vividos no dia a dia por todos nós. Queremos inovar e ousar, levando entretenimento para todos e quebrando barreiras físicas, culturais e sociais em todo o mundo. Para os próximos meses, já estamos pensando na contratação de mais pessoas (o número de pessoas da Afterverse já dobrou desde sua criação) e, claro, no lançamento de mais novidades.

A Afterverse já alcançou um patamar que vai além do PK XD enquanto jogo. Somos sociais. Estamos presentes nas plataformas que nossos jogadores e usuários estão: Youtube, Instagram, Tik Tok. A ideia é que todas as pessoas com acesso à conexão com a internet encontrem na Afterverse um universo e comunidade para chamar de seus. Hoje, mais do que nunca, acreditamos que tecnologia com atitude muda o mundo.

Breno Masi é CEO e fundador da Afterverse

Movile Echo

Investimos e desenvolvemos negócios de tecnologia e pessoas. Aqui iremos te contar como.

Movile Echo

A Movile é uma empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia e pessoas. Echo é a publicação criada para te contar como fazemos isso. Queremos que as histórias, cases e aprendizados do Grupo alcancem e inspirem as lideranças das organizações.

Movile

Written by

Movile

Apps that make your life better. https://movile.com

Movile Echo

A Movile é uma empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia e pessoas. Echo é a publicação criada para te contar como fazemos isso. Queremos que as histórias, cases e aprendizados do Grupo alcancem e inspirem as lideranças das organizações.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store