Dois para lá, um pra cá.

Um balanço do primeiro ano de Movimento Ímpar.

Raoni Henrique
Movimento Ímpar
7 min readDec 28, 2017

--

Janeiro se aproxima e com ele um ano novo repleto de possibilidades. O nome janeiro é uma homenagem a Jano, deus romano das mudanças e transições. Jano possui duas faces, uma voltada para frente, visualizando o futuro que está por vir e a outra para trás, vislumbrando o passado. E assim como Jano, nós do Movimento Ímpar, queremos olhar para o que passou em 2017 para nos preparar para o que estamos mirando em 2018.

Deus Jano. O verdadeiro duas caras.

O Ímpar, propriamente dito, nasceu em 2017 com um desejo muito forte de cocriar melhores futuros possíveis, promovendo uma transição para sistemas mais conscientes, colaborativos e sobretudo, mais humanos. Um movimento para um mundo que não dá mais para ficar parado.

Nesse ano criamos a Jornada Ímpar, uma imersão em novos conhecimentos e ferramentas para criar no mundo aquilo que importa. Impactamos diretamente mais de 50 pessoas e indiretamente outras tantas nas mais de 10 ações na rua geradas durante as nossas jornadas e também nos workshops, palestras e intervenções. Ficamos felizes com os melhores feedbacks que poderíamos receber e inquietos, como sempre, para fazer o melhor processo que poderíamos imaginar.

Uma Jornada para o despertas da criatividade autêntica.

Thinking Environment, Teoria U, Dragon Dreaming, Comunicação Não Violenta, Processos Criativos, Transition Design, foram algumas metodologias e tecnologias sociais que trouxemos para nossos processos, workshops e palestras. E potencializamos nossa capacidade de usar a tecnologia mais fundamental, tecnologias sociais capazes de despertar o potencial humano. O contato com os participantes, as conversas os cafés, os Happy Hours as risadas das pessoas que abraçaram e acreditaram nesse movimento e dançaram essa música com a gente foi o que nos trouxe mais alegria nesse 2017.

Vem dançar meu povo!

Para 2018 estamos cheios de novidades para vir, mas para deixar um gostinho já vamos dar o spoiler de uma delas, o lançamento do Rolimã, nosso processo de aceleração de negócios conscientes. Queremos alavancar empreendedores que querem desenvolver negócios e projetos de transição, pessoas que querem inovar profundamente, gerar valor para a toda a sociedade, criar negócios financeiramente sustentáveis e que promovam uma economia voltada para o eco. Quer saber mais? Clique aqui que contamos tudo para você, e as vagas são limitadíssimas.

E como todo balanço que se preze, compartilhamos abaixo um pouco do que fizemos esse ano e que nos enxeram de orgulho.

Workshop Baanko Challenge

Logo no início do Movimento Ímpar recebemos um convite dos amigos da Baanko para falar um pouco sobre criatividade para a turma do Challenge no Anima Lab. Foi nossa primeira experiência enquanto Movimento Ímpar e começávamos a modelar nossos processos.

Ajudando na construção de negócios sociais.

Palestra Startup Weekend IoT

Como startups e tecnologia podem contribuir para uma mudança de paradigmas e mindsets?

Já no meu quinto Startup Weekend como organizador, trouxe para BH o primeiro SW de Internet das Coisas. Mas com experiência nesse tipo de evento sei que o grande pulo do gato, mais do que a tecnologia em si, são os processos de criação, facilitação e colaboração que irá definir um bom projeto. Por isso, chamei a Marcelle Xavier para abrir o evento e inspirar um pouco os participantes.

Workshop Futuro Urbano Belo Horizonte — Jornal O tempo.

Qual a cidade que queremos viver?

Com apoio do jornal O Tempo reunimos na Savassi 15 pessoas que compartilharam com a gente suas visões sobre a cidade. Esse encontro, inspirado em reuniões do Transition Movement, resultou em um Lambe que colamos em algumas ruas próximas.

Workshop Futuro Urbano São Paulo — House of Learning

Sim, existe amor em SP!

Assim, como em Beagá, fizemos o mesmo workshop em São Paulo, em parceria com a House of Learning. Infelizmente a chuva no dia não nos deixou colar os Lambes.

Jornada Ímpar — Belo Horizonte

Depois de meses de planejamento, muita conversa, criamos nosso percurso de ação para inovação e liderança em um mundo em transição. Colocamos os projetos na rua (Sapucaí) com o apoio da Benfeitoria e começamos a criar nossa comunidade.

Jornada Ímpar — São Paulo

Foi a vez de levar a Jornada para Sampa trazendo os aprendizados e a bagagem de BH. Fizemos ações incríveis no largo do batata e criamos raízes por lá!

Jornada Ímpar — Belo Horizonte (O retorno)

Saudades desse povo e dessa casa!

Que turma linda essa da Jornada Ímpar de BH, que fizemos na Casa Imaginária. Fizemos mais que amigos, friends! Consolidamos uma parceria com a Shoot The Shit, A Casa Imaginária e Nossa Grama Verde e com o apoio da Kali Herdies fizemos mais um processo maravilhoso.

Jornada Ímpar — Porto Alegre

Mais uma mulher maravilhosa cruzou nosso caminho e graças a Schana Breyer fomos parar em terras gaúchas. Encontramos pessoas inspiradoras, super mão na massa e com vontade de fazer diferente.

Fomos recebidos com muito carinho por lá!

Ações na cidade

Realizamos dentro das Jornadas ações na rua para a conscientização da necessidade de repensar nossos modelos de consumo, alimentação, relação com a cidade e o meio ambiente a a relação com nós mesmos. Em breve teremos essas ações documentadas em nosso site para que elas possam ser replicadas em cada vez mais locais.

Uma das ações no Parklet da Rua Sapucaí em Belo Horizonte.

E otras cositas más…

Nesse tempo também promovemos outras ações para reverberar o nosso propósito. Um deles foi o encontro para prática de Comunicação Não Violenta (CNV) feito em parceria com a Pessoa Comunicação;

Produzimos o Mini Curso “Criatividade de Verdade”. Totalmente on-line e gratuito. Em mais de 40 minutos de conteúdo falamos como ativar a criatividade a partir de uma presença e escuta mais autêntica.

Realizamos em Belo Horizonte o encontro “Resolvendo problemas globais por meio de iniciativas locais” em parceria com o Coletivo Nossa Grama Verde. Fizemos uma roda de conversa para pensar em como as iniciativas locais da cidade estão atuando nas desconexões sistêmicas apresentadas pela Teoria U.

Também na casa imaginária realizamos o Workshop de Thinking Environment, um dia inteiro em que apresentamos técnicas de como criar melhores ambientes para se pensar e consequentemente melhores ideias, ações e resultados.

Ao longo do ano também realizamos facilitações, processos em parcerias e finalizamos o ano fizemos o workshop “Como potencializar a tecnologia humana” para os colaboradores da Home Angels.

Palestras

Não sou muito fã do modelo de transmissão de conhecimento unilateral, por isso, sempre tentamos nesse tipo de evento interagir com as pessoas, instigar, gerar o debate. Se estamos enfrentando um período turbulento talvez seja por que o espaço para o diálogo é cada vez mais raro. Estivemos presente no Hack Town, na UFMG (empreendedorismo na engenharia e Revira UFMG), Na UFV para o encontro de Empresas Juniores (EMEJ) em Viçosa, no Santo de Casa (Guaja), na semana de comunicação da Faculdade Estácio de Sá e outros.

Me filma e me edita

Nessa Jornada de criar algo novo, relevante, consistente e pertinente para o mundo, encontramos com pessoas e veículos que quiseram contar nossa história. Saímos no Draft, Hypeness, Jornal O Tempo, Estado de Minas, Folha de São Paulo, Revista Exame, Simi, Sou BH, 102,9 FM (Economia Criativa — Gustavo Grecco). Claro que esse super alcance só foi possível com a nossa assessoria super parceira Pessoa Comunicação. De um lado sair na mídia pode ser considerado uma métrica de vaidade, mas como sou leonino tá perdoado.

Atento e sem furos na meia!

Produzimos também conteúdo em vídeo no nosso canal do Youtube e pudemos entrevistar alguns transformadores nesse momento de transição por lá, como o pessoal da Evóe que deu uma aula sobre financiamento Coletivo.

Além do nosso Guia Ímpar para a transição — exclusivo para participantes da Jornada Ímpar, disseminamos conteúdo no nosso canal aqui no Medium, Revista Trendr e no portal do Guaja. Ufa!

Que venha 2018. Vamos criar em rede muito mais resultados que ecoam na sociedade. Nos aguardem!!

--

--

Raoni Henrique
Movimento Ímpar

Consumer Insights e especialista em Ux e Design no Grupo Consumoteca. Fundador do @movimento ímpar. Autoridade em memes e polêmicas.