Quando dizer “não” para um Cliente (Parte 1)

Abdul Satar
Moz Design Community Blog
2 min readMar 31, 2022
source: freepik

Quem nunca aceitou um projecto de um cliente e arrependeu-se mais tarde? Por vezes isso acontece, e existem diversos factores que fazem com que isso aconteça. Alguns projectos têm gerado enorme stresse e pressão que chega a não compensar os esforços. Outros chegaram a levar demasiado tempo excedendo recursos já estipulado para a execução do mesmo.

Contudo, existem questões chaves que podemos observar antes de aceitar um determinado projecto, pois não ‘e somente nos ganhos que temos que ter em conta mais sim, diversos outros factores.

Eis a lista de alguns aspectos na qual podemos dizer não a um projecto.

- Valor Insuficiente

Há casos na qual o cliente quer um certo serviço, a um perco relativamente inferior ao estipulado. É provável que isso coincida em momentos em que estejas a passar por uma necessidade e estejas a precisar de Dinheiro. Caso o valor não justifique o trabalho a ser feito, e’ momento de dizer não ao projecto, pois é possível que o mesmo exceda o valor de produção e crie diversos stresses.

- Projectos for a do prazo

Há casos em que os clientes procuram os profissionais acima da hora. Sobretudo na área de freelancer. Uns porque realmente houve uma necessidade urgente, outros porque tentaram com os outros profissionais e não deu certo e agora com o pouco tempo restante procuram atribuir o projecto a um outro profissional acima do tempo. Projectos como esses podem ser uma grande ratoeira, pois além de poder executar o mesmo sobre bastante pressão, existe o risco de nãos sair como deveria. No final das contas caso saia um projecto mal feito, é a reputação do profissional que estará em jogo, pois será um dos seus portefólios.

- Pagamento depois da execução de todo projecto

Essa é uma questão bastante frequente, contudo quando se trata de algumas áreas, como a de freelancer, é bastante arriscado. Existem casos em que os clientes se encontram inseguros sobre a capacidade do profissional executar o projecto, nesse caso preferem pagar depois da execução do mesmo. Outros casos o cliente faz uma jogada e no final das contas não poderá não pagar pelo projecto. Uma vez o profissional tendo executado terá o seu tempo gasto incluindo recursos, o que o tornara um prosseguidor do cliente em busca do seu pagamento.

É necessário sempre antes de aceitar um determinado projecto avaliar as circunstâncias na qual se apresentam e determinar se realmente vale a pena aceitar o projecto.

Quais são os outros aspectos a ter em conta antes de aceitar um projecto ou quando dizer não a um? Deixe um comentário sobre o seu parecer.

Quer Fazer Parte da Comunidade De Designers Moçambicanos?

Siga as nossas Paginas e grupos: https://linktr.ee/mozdec

--

--

Abdul Satar
Moz Design Community Blog

Fundador do Mastermindclub , Designer, Escritor, Emprendedor, Fascinated by technology, growth mindset, art, innovation all that move my curiosity.