As novas vozes da MPB

A paulista Tiê (Foto: Leandro HB)

A Música Popular Brasileira passou por grandes mudanças nos últimos anos. O estilo musical tido como a identidade do Brasil perdeu espaço para gêneros como sertanejo e funk, e tem hoje em novas vozes uma outra fase de sua história. Artistas que muitas vezes não encontram oportunidades maiores para divulgação de seus trabalhos carregam em suas canções o gênero que já foi o mais ouvido do país.

Aqui vamos apresentar alguns dos novos representantes da MPB, desde os que já experimentaram o sucesso do mainstream, até outros que buscam espaço nas paradas dominadas pelo sertanejo. A Nova MPB se apresenta com um tipo de música que mistura os já tradicionais ritmos brasileiros, como samba e a bossa nova, com influências do folk, pop, eletrônico e rock.

Cantoras como Céu, Tulipa Ruiz e Tiê podem até não ser tão conhecidas pelo grande público, mas possuem respeito da crítica especializada. A primeira lançou em 2016 o aclamado ‘Tropix’, quarto álbum de sua carreira, e ganhador de dois troféus no Grammy Latino de 2017.

Com 38 anos e formada em comunicação, Tulipa Ruiz é considerada uma das maiores vozes dessa nova MPB. Ganhadora de um Grammy Latino, a cantora tem parcerias de sucesso com Marcelo Jeneci e Nando Reis. Já Tiê alcançou o topo das paradas com ‘A Noite’, música presente na trilha sonora da novela ‘I Love Paraisópolis’ (TV Globo, 2015), e desde então tem aproveitado a onda de seu sucesso.

As vozes calmas e sensíveis de Clarice Falcão, Mallu Magalhães e do duo Anavitória também se destacam no meio dos novos artistas. Com pegadas mais pop e indie, elas são responsáveis por atrair os jovens para esse novo mundo da MPB.

Os homens estão representados pelos nomes de Tiago Iorc, SILVA e Marcelo Jeneci. Iorc deixou de lado suas composições em inglês e lançou em 2015 seu primeiro álbum em português, um tiro certo que colocou suas músicas entre as mais tocadas do país. O capixaba SILVA é um multi-instrumentista, que compõe e produz a maior parte de suas canções, e lançou recentemente um álbum com músicas de Marisa Monte, incluindo uma inédita com a própria cantora.

Por sua vez, Marcelo Jeneci já está na estrada há algum tempo, compositor do sucesso “Amado”, de Vanessa da Mata, ele acumula parcerias com outros grandes nomes, como Arnaldo Antunes e Chico César. Ouça no Spotify.

Este texto é um trabalho acadêmico.

--

--