Caetano Veloso

Caetano Veloso, nasceu no dia 07 de agosto de 1942, na Bahia. Considerado um dos criadores do Movimento Tropicalista no Brasil, sendo um dos músicos mais influentes do país. Criou e cantou canções destacadas como “Sozinho”, “Leãozinho”, “Você é Linda” e “Sampa”. Que ultrapassam décadas e décadas, sendo ainda um sucesso.

O grande marco de sua carreira foi o lançamento, em 1968, do disco “Tropicália ou Panis et Circensis”, disco-manifesto de que participavam, Gil, Gal, Tom Zé, Nara Leão entre outros. Em setembro, se apresenta no Teatro da Universidade Católica (Tuca), em São Paulo, cantando junto com os Mutantes, a música “É Proibido Proibir”, onde recebe mais vaias que aplausos. Três meses depois é preso pelo regime militar. De volta ao Brasil em 1972, faz show em Salvador, ao lado de Chico Buarque.

Na década de 80, ao lado de Chico Buarque, apresentou na televisão, o programa “Chico & Caetano”, onde cantava e recebia convidados. Caetano Veloso tem canções em trilhas sonoras de filmes como Hable com Ella, de Pedro Almodover e em Frida, de Julie Taymor.

Em 2004, foi considerado um dos mais produtivos e respeitados músicos latino-americanos. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, entre eles, o Grammy Award, Grammy Latino e a melhor Canção Brasileira de 2014, com “A Bossa Nova é Foda”, entre outros.

Like what you read? Give Karen Viana a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.