O que realmente é a MPB?

Karen Viana
Música para todos os brasileiros
2 min readJun 6, 2017

A MPB surgiu ainda no período colonial, sendo a junção de vários estilos musicais. Entre os séculos XVI e XVIII, misturaram-se as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas, músicas europeias e os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.

Já no início do século XX começam a surgir as bases do que seria o samba, começam a se misturar os batuques e rodas de capoeira com os pagodes e as batidas em homenagem aos orixás. Logo em seguida, na década de 1950, surge a Bossa Nova. Um estilo sofisticado e suave, que leva as belezas brasileiras para o exterior, gerando um grande sucesso.

A televisão começou a se popularizar em meados da década de 1960, influenciando na música. Nesta época, a TV Record organizou o Festival de Música Popular Brasileira. Nestes festivais são lançados Milton Nascimento, Elis Regina, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Edu Lobo. Também na TV Record lança o programa musical Jovem Guarda, onde despontam os cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos e a cantora Wanderléa.

Os anos 1980 e 1990, são as décadas do rock, do punk e da new wave. O show Rock in Rio, do início dos anos 80, serviu para impulsionar o rock nacional. Com uma temática fortemente urbana e tratando de temas sociais, juvenis e amorosos, surgem várias bandas musicais. É deste período o grupo Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e Barão Vermelho. Também fazem sucesso: Cazuza, Rita Lee, Lulu Santos, Cássia Eller, Zeca Pagodinho e Raul Seixas.

Os anos 90 também são marcados pelo crescimento e sucesso da música sertaneja ou country. Neste contexto, com um forte caráter romântico, despontam no cenário musical: Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e João Paulo e Daniel. Nesta época, no cenário rap destacam-se: Gabriel, o Pensador, O Rappa, Planet Hemp, Racionais MCs e Pavilhão 9.

No começo do século XXI surge o sucesso de grupos de rock com temáticas voltadas para o público jovem e adolescente. São exemplos: Charlie Brown Jr, Skank, Detonautas e CPM 22.

Assim questionamos a origem da palavra popular que significa “relativo ou pertencente ao povo”, como os diversos estilos musicais do nosso país. Cada um com a sua própria característica e influência. Popular é o que ouvimos nos bares, casas ou em qualquer lugar; é o nosso gosto em comum; é a nossa raiz.

--

--

Karen Viana
Música para todos os brasileiros

Carioca, ariana, 19 anos. Futura escritora/redatora, estudante de Jornalismo. Snap/Insta: karenvianna23