Suelem Calgaro
Jan 2 · 2 min read

No nosso mercado, sem dúvida o tema mais discutido é a transformação rápida pela qual estamos passando. Essa transformação constrói grandes oportunidades, mas também está derrubando negócios e afastando profissionais de todos os segmentos.

E é assim também com a gastronomia. Em tempos de Masterchef, onde todo mundo virou Chef na cozinha de casa, o simples “PF” mudou num piscar de olhos para Beef Bourgnohm.

Como em toda transformação, nós não temos a possibilidade de decidir se vamos participar ou não. Ou você entende que seu modelo de negócio mudou e precisa manter essa constante evolução ou você será engolido.

Não há outra saída.

E sobre isso, não é apenas no mercado publicitário, muito menos na gastronomia. Cada dia mais recebemos na agência empresas com mais de 30, 40, 60 anos de atuação que, devido a essa rápida transformação, necessitam construir um novo modelo de sucesso para o seu negócio.

Apesar do excesso de informação sobre o tema, ainda faltam debates e mais do que isso: faltam atitudes concretas que construam valor continuado para as empresas.

O mesmo mercado que no passado (recente) separou a mídia entre digital e off-line, hoje tem dificuldade de construir valor e percepção favoráveis para iniciativas além dos meios digitais. Falar hoje que sua agência é digital é tão ultrapassado quanto falar que você é off.

E assim surgem os questionamentos:

  • Como construir valor para o processo como um todo?
  • Como eliminar a percepção que circula no mercado de que digital é sempre o mais eficiente e os demais meios não?

Falar apenas de digital pode ser tão antigo como falar somente de TV aberta.

O mercado está cheio de exemplos de decisões erradas que demoram muito para serem corrigidas, gerando prejuízos. A discussão não é sobre os formatos de mídia mas sobre como gerar resultado e valor da forma mais eficiente possível.

A mídia evoluiu junto com a tecnologia e, neste sentido, as pessoas e a tecnologia são grandes aliadas. Mas, mais importante que tecnologia, é essencial investir em talentos, são as pessoas que transformam constantemente o processo que gera eficiência e esse complexo processo exige formação e educação.

Portanto, já não basta apenas adicionar sal e pimenta na receita, é preciso criar novos “tômperos” todos os dias, com o objetivo de agradar diferentes paladares, cada vez mais exigentes.

MP&C Comunica

Experiências da equipe MP&C acerca de propaganda, marketing e inovação. Conheça a agência: http://mpccomunica.com

Suelem Calgaro

Written by

Sócia e Diretora de Atendimento da agência MP&C Comunica — http://www.mpccomunica.com/

MP&C Comunica

Experiências da equipe MP&C acerca de propaganda, marketing e inovação. Conheça a agência: http://mpccomunica.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade