Aqui jaz o alcance orgânico, e agora?

Carine Martins
Jan 16, 2018 · 4 min read

A última notícia dada pelo CEO do Facebook não é exatamente uma novidade para quem já trabalha com mídias sociais, mas, ainda assim, deixou muita gente desesperada e sem saber o que fazer.

O motivo para esta mudança é bem clara: os usuários estão insatisfeitos, como podemos observar no gráfico publicado no Social Media Trends 2018.

Social Media Trends 2018 - Rock Content

Mas será que o alcance orgânico acabou de vez? Bom, o fato é que diminuiu, continuará diminuindo e não podemos ficar parados contando com a boa vontade do Facebook, então algumas medidas devem ser tomadas imediatamente por aqueles que ainda querem utilizar o meio digital para vender e se relacionar com os clientes.

A primeira medida é: respira fundo, deixa o desespero de lado e se liga nas dicas a seguir:

📝Faça conteúdo de qualidade:

Só no Facebook? NÃO! Tenha um site, um blog e trabalhe com e-mail marketing. Utilize uma linguagem adequada para cada meio e, se estiver dentro da sua estratégia, utilize outras redes sociais (YouTube, Instagram, Twitter…).

Dentro do Facebook a sua missão agora é fazer um conteúdo tão indispensável para o seu público que ele vai marcar para "Ver primeiro" e ativar as notificações. É um grande desafio, então pense a pequeno, médio e longo prazo ;)

💰 Invista

Nós (e nossos clientes!) nos acostumamos em ter a rede social como uma forma barata de divulgação, porém, o Facebook é como qualquer outra mídia paga: você precisa investir para aparecer. Então, o primeiro desafio é explicar para o cliente que a verba vai ter que aumentar (boa sorte! rs).

O segundo desafio é: aprenda a fazer bons anúncios! O Facebook nos dá uma série de opções para diversos formatos que nos permite anunciar em vários lugares dentro da rede e também fora dela (com o Audience Network). Não adianta apenas preencher o valor e localidade (ou seja, jogar dinheiro fora), você está em uma rede onde se pode definir exatamente (ou quase) quem você deseja que veja o seu anúncio, então aproveite.

Outra dica é: trabalhe com remarketing . Se alguém já te colocou como uma opção ou já teve curiosidade em relação ao seu produto/serviço, por que perder a chance de ir atrás dela para lembrá-la de que você é a melhor escolha?

Saia do Facebook

E não crie tanta esperança em relação ao Instagram, ele já começou a selecionar o que é mais relevante para os usuários e a tendência é seguir o caminho do Facebook. Porém, nele você ainda tem uma arma bem importante: o storie. Ele ainda tem um bom alcance orgânico (e pago também), mas é bom lembrar que as marcas vão utilizá-lo ainda mais este ano, então a dica é inovar.

Saindo das redes do Mark Zuckerberg, não esqueça de ter um bom site, um blog e trabalhar com e-mail marketing (sim, vou repetir isso inúmeras vezes porque é importante). Aqui entram aquelas regrinhas básicas: não copie conteúdo, seja relevante, pense fora da caixa, etc.

Se você não está no Google , você não existe!

O ZMOT (Momento Zero da Verdade) é uma teoria básica para qualquer social media e deve ser levada em consideração, afinal, mesmo com o cliente dentro da sua loja, ele ainda pode abrir o Google e encontrar o seu concorrente (e daí lá se vão meses de trabalho para o lixo). É o seu dever não deixar que isso aconteça!

Crie uma conta no Google My Business, se for o caso. Estude como funciona o Google e o Google AdWords , melhore a sua posição nas pesquisas orgânicas e invista. Lembrando que investir para ter melhor posição orgânica é mito, você terá que trabalhar para ficar bem posicionado (SEO!) e anunciar para alcançar quem é relevante para você.

Em resumo, não dependa apenas de uma rede social tão instável, estude outras possibilidades. Existem outras dicas, assim como existem outras redes sociais que podem ser exploradas neste momento difícil para empresas no Facebook, então perceba que não há motivos para desespero, há, sim, demanda para bons profissionais de marketing digital! 😉

MP&C Comunica

Experiências da equipe MP&C acerca de propaganda, marketing e inovação. Conheça a agência: http://mpccomunica.com

Carine Martins

Written by

Marketing digital | Mídia e performance

MP&C Comunica

Experiências da equipe MP&C acerca de propaganda, marketing e inovação. Conheça a agência: http://mpccomunica.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade