IGTV: uma nova ferramenta, muitas possibilidades

Carine Martins
Jun 26, 2018 · 2 min read

O Instagram chegou na sua marca de 1 bilhão de usuários no mundo e com isso trouxe também uma novidade: o IGTV, um novo aplicativo que pode ser usado independente do Instagram, ou não.

Como já falamos nesse texto o mobile chegou para ficar e o formato vertical é uma realidade que não dá mais para ignorar. E o IGTV veio para provar tudo isso.

Como qualquer nova ferramenta, as possibilidades que o novo app traz para a criação de conteúdo ainda estão sendo testadas e, principalmente, ainda estamos analisando como o público vai se comportar, afinal, são os usuários que dão vida à plataforma e definem qual linguagem será utilizada.

Em resumo e à primeira vista, o IGTV é um canal do Youtube no formato vertical e um pouco mais intuitivo (Calma aí, nós não achamos que o YouTube vai morrer, ok?). E apesar dos poucos dias de lançamento, já podemos observar alguns pontos positivos:

O app possui 4 abas principais: “Para você”, “Seguindo”, “Populares” e “Continuar Assistindo”. E é nesta última que já vemos algo interessante: se uma pessoa parar de ver o seu vídeo na metade, ele continuará ali na aba “Continuar Assistindo”, dando ao seu conteúdo uma segunda chance de ser consumido.

O direcionamento do público para o seu conteúdo em vídeo também é muito facilitado com essa nova ferramenta, ter um canal no IGTV facilita que o seu público do Instagram assista o seu vídeo, já que é só clicar no ícone ou na notificação, sem ter que abrir mais um aplicativo.

Para as contas comerciais, o IGTV traz também a possibilidade de acessar informações analíticas sobre o desempenho dos vídeos, o que é essencial no marketing digital.

O próprio Instagram define o IGTV como uma forma mais acessível de criação de conteúdo:
“Anyone can be a creator — you can upload your own IGTV videos in the app or on the web to start your own channel”. Quem sabe essa não é a oportunidade que você estava esperando para oferecer conteúdo de qualidade para o seu público? ;)

Por enquanto o novo app está cheio de pessoas curiosas, mas em breve as grandes marcas vão começar a aparecer por lá, você não pretende ficar de fora, né? Então, se o seu público está no Instagram, insira já essa novidade no seu planejamento!

MP&C Comunica

Experiências da equipe MP&C acerca de propaganda, marketing e inovação. Conheça a agência: http://mpccomunica.com

Carine Martins

Written by

Marketing digital | Mídia e performance

MP&C Comunica

Experiências da equipe MP&C acerca de propaganda, marketing e inovação. Conheça a agência: http://mpccomunica.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade