Saiba porque você deve investir em identidade visual.

Entenda a diferença entre identidade visual e marca e conheça quatro motivos para desenvolver uma identidade visual para o seu negócio.

Caroline Pigatto
MP&C Comunica
3 min readMay 30, 2018

--

Qual a diferença entre identidade visual e marca?

A identidade visual, como o nome já diz, é a representação visual do serviço/produto. É a imagem e, na maioria das vezes, é o primeiro contato que alguém pode ter com a sua empresa e todas as experiências serão associadas a ela. Essa representação imagética abrange a escolha da tipografia, das cores, das aplicações do logotipo, da iconografia e tudo que for relacionado ao seu símbolo gráfico.

Enquanto a Marca abrange, não só a identidade visual, como também a missão, a visão e os valores do serviço/produto e a experiência oferecida ao público. É a marca que vai estabelecer uma relação com o mesmo, fazendo uso da identidade visual, para ser reconhecida.

Mas por que eu deveria investir em identidade visual?

1- CONFIANÇA E PROFISSIONALISMO

A frase “a imagem é tudo” pode definir o século no qual vivemos. A internet cresceu em uma escala extraordinária, a quantidade de informações despejadas nos usuários também. Nos dias de hoje, é preciso “encher os olhos” para levar o consumidor a conhecer o seu serviço/produto.

Entre as imagens abaixo, de Dolly Guaraná e Coca-Cola, não há dúvidas de que o anúncio da Coca-Cola é muito mais atrativo do que o da Dolly. Enquanto o Dollynho parece um pequeno alien musculoso, o Papai Noel é uma imagem familiar e amigável. Ao compararmos os dois anúncios, a Coca-Cola parece ter uma qualidade superior e ser uma marca mais séria e confiável, isso porque, sua identidade visual foi melhor desenvolvida e trabalhada.

Dolly (2014)
Coca-Cola (2014)

2- RECONHECIMENTO

Imagine uma placa vermelha com a letra M em amarelo, ou então o desenho de uma maçã mordida na parte de trás de um celular…. Não foi preciso mais nenhum detalhe do produto, a associação com o McDonalds e a Apple foi feita instantaneamente. Isso porque ambas as empresas possuem uma padronização de cores, fontes e linguagem específicas. A identidade visual fixou a marca e fez com que a sua lembrança fosse imediata, independentemente de você consumi-las ou não.

3- ATRAIR O PÚBLICO CERTO

O uso dos elementos visuais ajuda a marca a se comunicar com o público-alvo desejado. O uso excessivo de cores vibrantes, fontes decorativas e imagens fantasiosas, por exemplo, funcionam com o público infantil. Como no caso da Ortopé, que fabrica calçados infantis. Enquanto a Nike, que também atua no setor calçadista, tem sua comunicação voltada aos esportes, pois seu público é adulto.

4- POSICIONAMENTO E VALORES

A identidade visual deve refletir os valores da empresa de forma clara, para que quem ainda não a conheça fique ciente, não só dos produtos/serviços ofertados, mas também sua ideologia.

Entretanto, para que haja a construção da identidade, é preciso que haja um estudo aprofundado sobre os valores da marca que desejam ser transmitidos, seu público-alvo e aonde ela quer chegar com a sua comunicação. Esse estudo refletirá no Manual de Identidade Visual. O manual é o guia detalhado da identidade visual, com todas as suas especificações e normas essenciais, que tem como objetivo preservar seus elementos gráficos e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca.

Para começar a desenvolver sua marca, então, é preciso pesquisar para estabelecer seu posicionamento e valores, além de conhecer seu público. Só assim será possível desenvolver sua identidade visual, que será fundamental no processo de construção da marca, ao longo da sua comunicação e das experiências proporcionadas ao público.

--

--