Image by storyset on Freepik

Criando um Roadmap estratégico de produto !

Lorena Myrrha Melo
MRV&CO Tech
Published in
4 min readJan 23, 2024

--

Meu guia para a construção de um Roadmap estratégico e saudável para 2024.

Alô, alô moçada!
Depois de organizar minhas metas pessoais para 24 com uma ajudinha do meu colega Maurício Segundo no último post que fizemos aqui no Medium, coloquei a mão na massa para organizar o backlog dos produtos digitais que sou responsável e criar a proposta do Roadmap estratégico 24. Estou aqui para compartilhar com vocês como conduzi esta construção!

First think first!
Um roadmap é vivo, defenda-o com unhas e dentes para garantir entregas de valor, mas se perceber que ele deixou de fazer, desapegue!
O cenário de hoje, pode não ser o mesmo de amanhã, pense nisso!

Cada pilar acompanha uma série de perguntas, perguntas essas que ao decorrer do processo foram sendo respondidas e abrindo novos olhares, insights e claro, novas oportunidades.

Bem… De agora em diante este artigo será escrito em tópicos, o que facilitará o entendimento do processo que criei. Em cada um desses tópicos vou aprofundar no pilar estratégico que tive como objetivo rechear de informações.

1° Pilar: Estratégia empresarial

Gente, produtos digitais fazem parte do desdobramento estratégico da empresa, com isso, meu primeiro passo foi entender quais são os drivers estratégicos da companhia para 2k24. Esses “drivers” são os motores que impulsionam a empresa ao longo de todo o ano, e no mundo dos negócios temos que ir além de uma entrega bonita, temos que entregar algo incrível e para isso, precisamos remar na mesma direção do foco da companhia.

E isso foi feito de uma forma muito simples, conversei com os sponsors dos produtos, mergulhando a fundo e entendendo quais os motores estratégicos que iriam guiar a empresa em 24, quais os números que iríamos ser desafiados a alcançar como companhia, quais os objetivos da empresa para o ano, quais os desafios atuais que estamos enfrentando e por ai vai!

Com isso, garanti uma visão estratégia do negócio e estava pronta para ir para uma segunda etapa, porque uma boa estratégia é aquela que garante uma entrega de valor para a empresa e para o cliente final.

2° pilar: Mapeando as Dores dos Nossos Clientes:

Clientes felizes são a base do sucesso de uma marca.

Tendo isso em mente, conectei com os Product Owners, que são as pessoas que representam o negócio e os clientes nos nossos produtos. Utilizando todo o conhecimento que eles possuem e os dados que têm acesso, levantamos as dores dos clientes e conectamos cada dor com os drivers estratégicos mapeados.

Importante: Vocês entenderem que além dos P.Os existem outros meios de conseguir levantar essas informações como por exemplo conversar com pessoas dos setores de pontas (call center, time de vendas etc), entenderem a visão do time de design (que acompanham a usabilidade dos produtos) e por aí vai.

3° pilar: Expectativa de retornos

Após transformar as dores em oportunidades e levantar possíveis épicos e hipóteses, ainda em um trabalho em equipe junto aos P.Os, analisamos os números de negócio (entrante e saída) e através de algumas metodologias de facilitação, conseguimos identificar quais seriam as expectativas de retorno para cada épico (claro, de forma macro).
Neste ponto eliminamos tudo que um dia foi apenas um desejo…

É isso mesmo, os épicos que não estavam conectados aos drivers estratégicos e/ou a solução de um problema real de clientes, não entraram no Roadmap.

4. Mapeando Times

Para concluir e costurar todas as pontas para a construção desta super proposta, eu não podia criar algo intangível. Com isso mapeei os times necessários para cada demanda, entendendo o quanto cada equipe estaria disponível para o início do momento Upstream, criando uma visão real de épicos, dependências e disponibilidades.

Antes de fechar esse texto gostaria de deixar aqui algumas dicas para vocês!

1. Quer entregar um ótimo produto? Entregue um valor verdadeiro, transformando uma dor, em uma oportunidade!
2. Esteja aberto a mudanças no meio do caminho. Um Roadmap é vivo, meus queridos! É necessário garantir o alinhamento dessa visão com os sponsors.
3. Dados não mentem, se baseie neles!

No mais, boa sorte na construção do seu Roadmap.

Até breve,
Loris!

--

--