Image by storyset on Freepik

Uma alegoria do Product Discovery aplicado no canteiro de obras

Como esta metodologia ajudou a descobrir e validar novas oportunidades de negócio nas obras da MRV

Published in
5 min readFeb 20, 2024

--

Era dia 2 de janeiro de 2021 quando quase no final do expediente recebi uma ligação: "Vasques, precisamos descobrir uma maneira de facilitar o uso das FVS na obra"! Eu, ainda neófito nesta vida de construção civil só consegui perguntar: "… e isso serve pra quê"? Mal sabia que aquele era o início de uma grande jornada para um dos mais desafiadores trabalhos de Product Discovery realizados no Ecossistema de Produção: Entrar na cabeça de um cliente que estava acostumado a soluções práticas construídas sob um viés de que um novo produto digital seria apenas mais uma burocracia.

Tal qual na Alegoria da Caverna de Platão, o #productdiscovery busca dissertar sobre luz e conhecimento para nos ajudar a distinguir hipóteses da realidade e assim desvendar o que está apenas no Mundo das Ideias.

“No processo de descoberta, você entenderá qual é o problema, quão grande ele é e quais podem ser as oportunidades vindas a partir dele.”

Pois bem, descobri que as FVS eram nada mais que as fichas de verificação dos serviços realizados em uma obra. Se alguém pintou uma parede, outra pessoa precisava realizar um checklist de execução do serviço, atestando se todos requisitos haviam sido cumpridos com a qualidade desejada. Até aí, tudo bem né, mas qual é o impacto desta tarefa para o dia a dia da obra e para a empresa? Talvez este texto sobre Big Data na construção civil ajude a explicar ;)

Em dois dias estávamos em campo, realizando entrevistas, observando metodologias de trabalho diferentes e mapeando jornadas. Neste momento nosso time estava interessado em entender o processo, buscar os pontos fortes e fracos em cada método e construir uma solução centrada na experiência de uso das pessoas no canteiro. Com este entendimento, nós havíamos identificado os key users, mapeado personas, realizado benchmarks e estávamos preparados para convocar uma Design Sprint!

Metodologia aplicada em uma Design Sprint

A Design Sprint é uma metodologia para iniciar projetos grandes e pequenos. O trabalho colaborativo com um limite de tempo ajuda os times a resolver desafios de negócio por meio do desenho de soluções, prototipagem e teste de ideias diretamente com as pessoas envolvidas

Em uma semaninha nascia o conceito da nossa “Máquina de Checklists”, nome inicial do projeto que mais tarde se tornaria o Obra 360. Aqui foi possível entender que nosso produto digital deveria fazer mais do que apenas ser um coletor de dados. Nós deveríamos acompanhar a dinâmica do cliente, servindo de ferramenta para cumprir uma finalidade - acompanhar a Jornada de Serviços.

De alguns rabiscos no segundo dia da #designsprint, chegamos a um protótipo funcional, prontinho para ser testado
O sucesso nos primeiros testes de usabilidade do protótipo deram o pontapé para aprofundar no produto.

Com uma ideia na cabeça e muitas tarefas nas mãos, decidimos entrar de vez no Desenho de Solução. Em um processo de imersão utilizando técnicas de Design Thinking, envolvemos mais de 150 pessoas em 80 horas entre dinâmicas de grupo, entrevistas e testes de usabilidade. Assim foi possível reinterpretar o processo de um serviço idealizado para um produto digital, enriquecer as personas e refinar as regras de negócio.

Ah! O Obra 360 foi o primeiro app do Ecossistema de Produção a adotar o MRV Design System.

Em outubro de 2021, o Obra 360 iniciava seu piloto. O MVP foi testado em 15 obras da MRV&CO com a missão substituir outros apps de prateleira e os formulários de papel na tarefa de vistoria das FVS. Pouco depois, iniciava seu processo de roll out para outras 200 obras da companhia. Em poucos meses recebeu mais funcionalidades, sempre alinhadas ao desejo do seu usuário. Nossa persona, a Thaís, foi responsável por escrever centenas de User Stories!

Em 2024 o Obra 360 chega à sua maioridade com muitos desafios!

Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades!

Hoje o Obra 360 é utilizado por mais de 1.200 usuários em mais de 300 obras espalhadas em todo o Brasil e é a linha de frente para a Jornada Integrada de Produção. Além da missão de substituir outros sistemas legados da empresa, o app será responsável pela jornada completa de um serviço, algo idealizado lá na Design Sprint de 2021. Integração com ferramentas de planejamento, planilha de gestão de trabalhadores, acompanhamento de produtividade, baixa de estoque de materiais utilizados no canteiro de obras são algumas das features previstas.

Quando nosso time aceitou o desafio de realizar o Product Discovery no canteiro de obras, encontramos um cliente pragmático acostumado com produtos palpáveis que serviam para realizar tarefas práticas. Idealizar um produto digital neste ambiente de atividades artesanais exigiu trabalhar em sinergia com as obras e mergulhar de cabeça no Mundo das Ideias dos engenheiros e seus auxiliares para transformar aquelas sombras que estavam nas paredes em conhecimento iluminado! Os benefícios trazidos pelo Obra 360 tornaram-se bastante tangíveis em poucas semanas.

Entre a primeira entrevista lá na virada do ano e a conclusão de todos os ritos de UX foram quase 4 meses! Ao cumprir rigorosamente todas as etapas de Product Discovery, nosso time de Desenho de Solução foi capaz de entregar um produto digital bastante assertivo e com um grande diferencial: uma experiência de uso aprovada pelo seu principal cliente, os profissionais no canteiro de obras.

--

--