As 5 verdades sobre Mobile Commerce

O mercado de varejo on-line está em constante evolução, motivado não somente pela alta concorrência, mas pelos novos perfis de consumidores e pelos avanços da tecnologia. Desenvolver uma visão de futuro e antecipar às mudanças no mercado é praticamente uma habilidade que pode colocar sua empresa à frente da concorrência.

Listamos 5 tendências que se firmaram 2017 e servem de referência para o mercado digital e conquistando o público consumidor do varejo moderno.

1. Mobile First

Definitivamente o celular é hoje o principal meio de acesso à internet pelos brasileiros, sendo usado por mais de 80% das pessoas que têm acesso a ela. Pesquisas recentes apontam que o smartphone representa mais de 15% dos pedidos online. As tradicionais plataformas de e-commerce já perceberam a importância que o m-commerce tem para suas vendas e estão dedicando novos investimentos e esforços para atender cada vez mais a demanda de usuários por compras dentro do ambiente mobile.


2. Relacionamento + Experiência de Compra

Com a alta competitividade no e-commerce, as empresas estão disputando cada vez mais o laço afetivo com o consumidor, que começa a valorizar a sua experiência de compra e não somente o preço ou mais até que o produto ou serviço adquirido. Por este motivo, o relacionamento bem estruturado da marca com o cliente é fundamental, se o cliente se sentir valorizado ele irá fidelizar.


3. Esteja disponível em todos os lugares

O tão falado omnichannel, um conceito que possibilita que um produto vendido para uma pessoa em uma loja física possa ser comprado pela mesma pessoa em uma loja virtual. O que muda não é o cliente, mas sim a opção de compra. O mercado já conta com ferramentas de tecnologia embarcadas que realizam a interação destes canais, que dentre outras funções, sincroniza os estoques da loja física e virtual mantendo o varejista em contato com o cliente pela web.


4. Personalização Sempre

Estamos na era do big data, onde o varejista tem a oportunidade de conhecer em detalhes o perfil de compra do consumidor. Isso possibilita que conteúdos de vídeos, textos, redes sociais e anúncios (e principalmente ofertas), sejam cada vez mais personalizados e focados para o consumidor. Direcionados à ponto de parecer uma micro e exclusiva interação. Um exemplo bem interessante, é o retargeting de anúncios em redes sociais, que captam interesses, percepções e relevância no que diz respeito ao interesse do consumidor e estabelece um caminho para que o produto ou serviço nunca entre em esquecimento até o momento da decisão de compra.


5. Novos meios de pagamento

O mercado oferece novos meios de pagamento que agilizam o processo e contribuem com a experiência do usuário. Uma dessas novidades no Brasil é a carteira virtual utilizadas no e-commerce e nas lojas físicas.

Outro ponto importante com relação aos meios de pagamento, é que longos formulários de cadastros para compras já são grandes blockers para conversão. Isso significa que o consumidor já compreende a sua posição e organicamente seleciona a loja que irá lhe oferecer o que precisa, da maneira mais fácil.


Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e acompanhe nossos canais no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Newsletter. Fique ligado também na Mobile Summit Brazil! :)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Mobile Summit Brazil’s story.