eMarketer divulga últimas estimativas para o uso global de apps de mensagens

Vicente Pardo
msummitbr
Published in
2 min readAug 1, 2017
Número de usuários de aplicativos de mensagem segue crescendo significativamente ao redor do mundo

A utilização de aplicativos móveis de mensagem continua a se espalhar pelo mundo. De acordo com o eMarketer a projeção é de que 1.81 bilhões de pessoas ao redor do globo estarão utilizando aplicativos como Facebook Messenger e We Chat neste ano, um acréscimo de 15,5% por ano. Portanto, é possível dizer que 243 milhões de usuários de smartphones começarão a utilizar apps de mensagens em algum momento de 2017. O estudo também projeta que, até 2020, esse crescimento será observado em todos os 22 países inclusos na estimativa.

“Uma aplicativo de mensagens oferece uma forma privada de comunicação entre pessoas registradas, através de seus celulares ou IDs virtuais. São mensagens e ligações — tanto de voz como em vídeo — que são transmitidas através de conexão de dados ou internet móvel”, destacou Cathy Boyle, um das principais analistas do eMarketer e autora do levantamento “Messaging App Usage Worldwide: eMarketer’s Update Forecast, Leaderboard and Behavioral Analysis”.

Enquanto a atração por aplicativos de mensagem é um fenômeno global, a grande concentração de novos usuários, algo em torno de 63%, virá de cinco países: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil. Estes países também serão os locais com o maior número de usuários de apps de mensagens. Convém notar que as cinco nações citadas são, também, aquelas com as maiores populações do mundo.

Partindo para uma análise regional, os maiores usuários de aplicativos de mensagens variaram consideravelmente ao longo dos últimos quatro anos. Atualmente, a maioria dos usuários de dispositivos móveis estão na Ásia/Pacífico, América Latina, Europa e América do Norte. Há quatro anos, regiões da Europa, como a Central e Oriental, assim como a América do Norte não figuravam em destaque.

O Oriente Médio e a África são as únicas regiões do planeta onde as mensagens móveis são minoria. Apenas 22.7% dos usuários de smartphones deverão utilizar apps para comunicação em 2017. Número consideravelmente maior em relação aos 16,3% mostrados no estudo de 2014, mas bastante inferior em relação a outra regiões e a aos 66.5% do coeficiente global.

Mais informações sobre o estudo podem ser encontradas no link: https://www.emarketer.com/Article/eMarketer-Releases-Latest-Estimates-Worldwide-Messaging-App-Usage/1016214

--

--