Mobile Summit mostrou força da comunidade de desenvolvimento mobile

Vicente Pardo
msummitbr
Published in
3 min readDec 12, 2017

Comunidade, pessoas e colaboração são os três pilares do Mobile Summit Brasil 2017, evento sobre desenvolvimento para plataformas moveis que reuniu mais de 150 pessoas nos dias 8 e 9 de dezembro, em Porto Alegre. Com um dia dedicado aos negócios (#businessday) e outro dedicado a assuntos técnicos (#techday), esta edição refletiu a força do compartilhamento de informações entre os 16 palestrantes e o público. Temas como novas linguagens, acessibilidade, marketing e cases de sucesso em diferentes plataformas se destacaram na programação.

“O evento refletiu fortemente a nossa cultura, do início ao fim. Novamente, tivemos a oportunidade de reunir grandes profissionais para compartilhar seus expertises, gerando dois dias de aprendizado e com certeza gerará bons frutos nas carreiras e startups dos participantes. Falamos bastante sobre Transformação Digital, para desmistifica-la e mostrar que é possível promover essa revolução tecnológica no dia a dia, independente do porte da empresa que você trabalha ou se está começando seu projeto empreendedor. E isso é a comunidade: um ambiente acessível, diverso e que te aproxima do conhecimento para que você possa crescer.”, avalia Cynthia Zanoni, curadora do Mobile Summit.

Ainda relacionado aos Bots, durante o Mobile Summit 2017, Cynthia lançou o curso online e gratuito, a Maratona de Bots. Disponível através de vídeos online, o curso lançado pela Microsoft terá início no dia 15 de janeiro e terminará em 26 de março. A oportunidade é ideal para quem quer se tornar especialista em desenvolvimento de bots. A inscrição gratuita pode ser feita pelo site aka.ms/maratonabots

Business Day — No Business Day foi possível conhecer cases como do Rocket Chat, plataforma de chat open source com uma trajetória de persistência da equipe desenvolvedora e hoje é uma Startup de US$17 milhões, utilizado por organizações de todo o mundo. “Descobrimos que guardar as conversas é uma das coisas mais importantes para as empresas e por ser open source a comunidade vai customizando cada vez mais e adaptando às necessidades”, disse Gabriel Engel, sócio. Gestão de produtos por evidência foi o tema de Juliana Salgado, do iFood, que compartilhou com o público a estratégia do app na gestão por evidência. “A receita é olhar os dados e tomar decisões e isso a gente faz todos os dias, o processo é contínuo. Ser orientado a dados nos ajudou a dar segurança para mudar”, disse Juliana.

“Trocar mensagem é uma das poucas coisas que as pessoas fazem mais que usar as redes sociais”, a partir dessa informação Caio Calado compartilhou sua experiência no desenvolvimento de ChatBots. Ele destacou que no processo de transformação digital, a inteligência artificial é que vai modificar a forma como interagimos e trazer novas experiências. Outros assuntos do dia foram growth hacking, data Science e gestão por squads.

Tech Day — O Tech Day foi de muito aprendizado e troca sobre a diferente linguagens e plataformas do mundo mobile. Felipe de Moura, da Nask e BrasilJS, falou da evolução das Progressive Web Apps, conjunto de tecnologias 100% abertas na web. Boas práticas, novas funcionalidades, controle de versão e evolução progressiva do javascript foram alguns temas abordados. “A web está caminhando para que todos os sites sejam https, isso é a definição da web, ser aberta e segura”, afirmou. Thiago Cortat Tavares abordou a nova linguagem adotada pelo Google no desenvolvimento Android, o Kotlin e Txai Weiser, as cinco coisas que todo desenvolvedor iOS deveria saber, com conceitos de Swift, gerenciamento de memória, e o que se deve e não se fazer para tornar um App mais seguro. O MSBR17 terminou com palestra de Alexandre Costa, desenvolvedor com deficiência visual apaixonado por tecnologia e evangelizador da inclusão e acessibilidade.

Uma ação de estimulo para que as mulheres ingressem no mercado de desenvolvimento móvel também foi feita em uma parceria do evento com a patrocinadora ThoughtWorks. Quatro mulheres ganharam o ingresso um mentoring online com desenvolvedoras de mobile da comunidade.

O Mobile Summit Brasil 2017 contou com o Patrocínio Platinum de Microsoft e Faculdade Decision. Patrocínios Silver de Thought Works e BrazilJS e Patrocínios Bronze de Ebanx, Locaweb, Sticker Mule, Take e Syncfusion.

--

--