e-Sedex é cancelado em seu auge

Analisei o número de pacotes e-Sedex cadastrados a cada ano no nosso sistema, e o seu aumento era quase exponencial… até ser cortado.

Quer dizer que vou ter que pagar mais pelo frete? #chateado

Acho que a maioria de vocês já sabem, mas no final de 2016 os Correios anunciaram o fim do e-Sedex. Para os consumidores, isso pode significar um aumento no preço do frete e também no prazo de entrega das suas encomendas.

Explico: o e-Sedex era uma das modalidades mais usadas pelas lojas e-commerce brasileiras, inclusive de plataformas como o Mercado Livre. Com ele, os vendedores conseguiam pagar preço de PAC com tempo de entrega igual ao do Sedex comum. A perspectiva é que com o fim da modalidade, caso o cliente queira que sua encomenda chegue mais rápido, vai ter que pagar o preço de um Sedex normal. Também é possível que o número de promoções relacionadas com frete grátis caia consideravelmente nos próximos meses.

A ideia do e-Sedex era incentivar o comércio virtual no país, e pelo o que a gente estava vendo por aqui estava dando certo: o número de pacotes cadastrados vinha aumentando a cada ano.

É verdade que o E-Sedex não abrangia todas as cidades do país e que tinha suas limitações por si só, mas é fato que essa modalidade ajudava muito tanto quem vendia e quanto quem comprava pela internet.

A decisão de acabar com o programa abre oportunidades para transportadoras e outras modalidades de entrega de pacotes. Um exemplo é a entrega de pacotes coletiva, já ouviu falar? Saca só essa reportagem:

Porém, o mais curioso para mim é que, com a alta do dólar, o número de pacotes brasileiros cadastrados no nosso sistema só subiu, enquanto os gringos só caíram. Então, estamos em uma ótima época para investir nas vendas de telefone, opa, quer dizer, no e-commerce nacional.

Em um outro momento fiz algumas análises e considerações* sobre os números que eu e o time do Muambator encontramos sobre 2016. Se você tiver interesse, pode acessar esse report aqui:

Mas e aí, o que você pensa sobre o fim do e-Sedex? Comenta aqui em baixo para eu saber o que você pensa!

Um salve e até a próxima,


Curtiu? Então aperta no coraçãozinho e recomenda para os seus amigos!

*Não custa lembrar: os dados analisados pela equipe do Muambator não contém informações pessoais de seus usuários, ok? Então pode ficar tranquilo!