Chegamos!

Lucas Patury
Mudamento
Published in
3 min readAug 12, 2018

Enfim… depois de um tempo de planejamento, a busca pela cidadania e pelo visto de residência, a venda dos nossos bens, o processo burocrático, as despedidas (😢)… chegamos.

Como vocês puderam acompanhar até agora, o processo foi bem difícil, mas nada que um bom planejamento não consiga resolver. Foco e dedicação foram chave para chegarmos até aqui.

Como já falamos, viemos com 12 malas. E, para a chegada, o planejamento foi o seguinte: reservamos uma semana de AirBnB, próximo ao apartamento que alugamos, enquanto compraríamos os ítens básicos da casa. Alugamos um carro grande para a compra desses itens que poderiam ser transportados, de início, até nossa casa enquanto os maiores seriam entregues pelas lojas. Chegamos numa segunda feira por volta das 16h no horário local. As compras seriam feitas nos três dias seguintes. Na sexta feira nos demos o benefício do descanso para ir a Lisboa passear até terça da semana seguinte. Iríamos agendar a chegada dos itens comprados para terça e quarta feira, quando já estaríamos de volta.

Montamos o seguinte calendário: na própria segunda-feira, viemos conhecer nosso apartamento. Deixamos 9 das 12 malas em casa enquanto as demais (foram planejadas para isso) ficaram no AirBnB junto com as nossas malas de mão.

Na terça feira, fomos ao primeiro compromisso importante: escola. Lá, iniciamos o processo de matrícula — que detalharemos mais pra frente em outro post — e então rumamos para a primeira loja que é especialmente de eletrônicos e eletrodomésticos: a Worten. Enviamos alguns móveis e itens em nossa mudança internacional, mas especialmente os itens eletrônicos, por possuírem tomada e voltagem diferentes, não compensavam serem despachados na mudança. O que arrecadamos com as vendas no Brasil, foi usado para comprar os itens desses primeiros dias.

A Worten tem toda a parte de eletrônicos a um preço que julgamos justo pelo que pesquisamos. Compramos TVs, geladeira, máquina de lavar louça (loiça), torradeira, liquidificador, secadores de cabelo, aspirador de pó, etc… Eles entregam gratuitamente para grandes eletrodomésticos; os menores levamos diretamente para o apartamento no carro alugado.

Na quarta feira, fomos ao Ikea, que escolhemos como base para todos os móveis que compraríamos: camas, cômodas, mesas, cadeiras, etc. Ikea é uma loja bem usual fora do Brasil (EUA, Europa, etc). Alguns definem como um misto de Tok Stok, C&C e Etna, mas tem uma sensível diferença: os móveis vem todos desmontados, é caro contratar a montagem e tudo (TUDO) é montável por você mesmo. Claro que dá trabalho, mas posso garantir que, seguindo as (excelentes) instruções, é possível montar todos os móveis!

Passamos a quinta-feira finalizando algumas compras básicas e fechando as coisas no AirBnB para a viagem a Lisboa. Além de nos liberar para descanso (esta primeira semana é bem puxada), era importante também mostrar as crianças a capital do país. Lisboa é fantástica! (Mas, o Porto é mais!…)

--

--