Existe preconceito com brasileiros em Portugal?

Patricia Balderrama
Mudamento
Published in
3 min readSep 12, 2018

Existe. Não na mesma proporção que os ciganos ou refugiados, mas existe. Se você vier sem planejamento (e planejamento não é somente conseguir se sustentar por três meses) e o mínimo de informações necessárias para a sua vivência em Portugal, as portas não se abrirão assim como acontece em absolutamente todo o planeta. Apesar de obvio não é o que percebemos nestes dois meses vivendo o cotidiano aqui. Grande parte dos brasileiros que vieram na última década, vieram dessa forma. Isso tem mudado, mas ainda infelizmente é a minoria.

As pessoas se iludem com histórias de terceiros que "deram certo", se apaixonam pelas notícias e noticiários que assistem no Brasil, mas não se preparam o suficiente, nem sequer param para fazer uma pesquisa profunda sobre o país, cultura e oportunidades no novo destino. Desta forma se frustam e muitas vezes precisam pedir a ONGs internacionais para comprar uma passagem de volta ao seu país. Vimos muitos casos nesta situação.

Até agora não sofremos qualquer tipo de preconceito e fomos muito bem tratados em todos os lugares que estivemos. Mas ouvimos sim reclamações a respeito dos brasileiros que emigram de forma desordenada e sem planejamento e que acabam gerando algum tipo de desconforto. Geralmente são os mesmos que reclamam da "frieza" do povo europeu. O europeu é direto, simples assim. Dizem o que pensam e nem sempre seus argumentos vêm acompanhado de um sorriso. Já nós, estamos acostumados às pessoas falarem com um sorriso e nunca dizerem o que realmente pensam (na maioria das vezes) e isso é realmente um choque. Mas se tentar se adaptar à cultura local, se esforçar para falar o dialeto regional, se preparar para a mudança acima de tudo, será muito bem tratado. Portugal é um novo país, não é o Brasil melhorado. É um país com sua cultura, tradição, costumes, e quem chega aqui precisa viver e se adaptar às regras e costumes locais e não ao contrário. Portugal não será como o Brasil, então não tente mudá-lo ou criticá-lo por não querer ser.

Existe também o jargão da mulher brasileira ser fácil e liberal. Isso acontece na Europa como um todo, por conta das ondas de imigração de prostitutas, e das imagens que passam do Carnaval brasileiro nas TVs. É triste, mas é um fato. Não tive nenhum problema ou desrespeito até agora, mas tudo é uma questão de como lidar com isso quando acontecer. Mesmo no Brasil vemos preconceitos (muitas vezes velados) em vários aspectos.

De qualquer maneira, a respeito da nossa experiência, o que posso dizer é que as pessoas aqui têm sido muito gentis e prestativas, nos ajudam no que é preciso. Principalmente com as crianças, foram muito carinhosos em todos os lugares. Só não espere um sorriso da parte de todos pois não haverá. E se isso for um fator de extrema relevância para a sua mudança então é muito importante repensar e replanejar.

--

--