Nossa primeira "visita" ao Brasil

Lucas Patury
Mudamento
Published in
2 min readJul 25, 2019

É bem interessante ser visita na própria casa, não é mesmo? É com este sentimento que chegamos ao Brasil depois de quase um ano morando em Portugal.

Foi uma explosão de sentimentos. Desde saudade, curiosidade em ver as mudanças ocorridas em um ano, vontade de experimentar em apenas 20 dias tudo o que fizemos em mais de 4 décadas vivendo no Brasil…

Decidimos passar relativamente pouco tempo — alguns amigos que retornam em férias passam mais tempo geralmente, perto de um mês — mas sentimos que nossa casa mudou de fato e a viagem ao Brasil seria realmente uma viagem de férias com tempo limitado, como qualquer outra viagem. Isso seria importante para solidificar nossas decisões tomadas há pouco mais de um ano. E foi.

Podemos dizer que a intensidade da agenda era diretamente proporcional à intensidade dos encontros. Tivemos que nos dividir por muitas vezes (sim, inclusive as crianças! Por vezes estavam na casa de parentes diferentes enquanto nós estávamos cada um em um compromisso). Não podemos reclamar: a quantidade de carinho recebido também era proporcional a toda esta intensidade! 😍 E ainda não conseguimos ver todos que queríamos…mas já ficaram no plano da próxima visita.

O encontro com amigos, o carinho da família, cada abraço, palavra, risada, nos deu ainda mais energia, foi como uma injeção de positividade. E como todas as férias, tivemos o descanso, as reflexões e força para o recomeço.

Um contraponto interessante para toda esta explosão de emoções é que no final estávamos com saudades de nossa (nova) casa. Talvez a agenda pesada demais ou provavelmente o fato de realmente termos solidificado nossa mudança fez com que sentíssemos saudade da nossa nova casa, nova cidade, novo lar. Voltamos para casa com saudades do Brasil e de todas as pessoas que amamos, mas sentindo que nossa casa mudou realmente.

No final, adoramos ter saudades do Brasil. Mas nossa casa agora é aqui e não pensamos em mudar isso :)

--

--