APOSTE EM UMA ESTRATÉGIA DE BRANDING

Agência Mud&Co
Mud&Co
Published in
3 min readMar 16, 2018

“Toda empresa nasce para entregar algo para alguém e conhecer esse ‘alguém’ faz toda a diferença”

Com uma comunicação tão globalizada e com toda a força da internet, fica difícil para uma empresa manter seus números em constante crescimento sem que ela se preocupe em se destacar no mercado e sem aquele fator que a diferencie de todo o resto.

Hoje, diversas pesquisas mostram que a percepção de valor pode variar de acordo com a maneira que uma empresa se apresenta e se CONECTA com seu cliente. Ou seja, o que é entregue, de uma maneira geral, ao público final, o que chama sua atenção, que causa empatia e ligação, interfere diretamente no quanto o consumidor está disposto a gastar. Essa percepção em relação à marca é o que chamamos de BRANDING.

Uma marca não é somente um logo, mas tudo que remete a ela, seja no âmbito visual ou verbal. Dessa maneira, sua identidade e comportamento em todos os pontos de contato, precisa estar coerente com o discurso proposto e, principalmente, com os desejos e intenções do público-alvo. Toda empresa nasce para entregar algo para alguém e conhecer esse “alguém” faz toda a diferença.

A Apple é um grande exemplo de branding. A empresa não se vende apenas como uma desenvolvedora de aparelhos de celular. Seu discurso é de um negócio que visa conectar pessoas e criar experiências através de devices (dispositivos). Os consumidores dessa marca se identificam com o seu posicionamento e desejam fazer parte do mundo Apple, desejam caminhar junto com a marca. Simples assim!

Como o Branding pode fazer a diferença no universo farmacêutico

Todas as farmácias vendem praticamente os mesmos produtos. O que as diferencia dentro do mercado é a soma desse item aos seviços oferecidos — atendimento, facilidades, entregas e ações.

Um medicamento, por exemplo, é apenas um medicamento, com funções bem definidas e poderá ou não ser comprado pelo seu cliente. O que fará o consumidor se diritgir até a sua farmácia e optar por se relacionar com a sua marca é a maneira como ela constrói esse relacionamento, através de ações positivas, comunicação com os públicos, publicidade em grandes meios e pequenos nichos, a forma como a marca contribui com o meio ambiente, entre outros atrativos.

“Hoje, nosso propósito como agência é justamente auxiliar pequenas e médias empresas na construção desse discurso de marca, visual e textual, levando nossa expertise para dentro do negócio."

A gestora da Agência Mud&Co, Ana Lúcia Hernandes, conta que essa preocupação em construir o universo da própria marca é o grande desafio das empresas. “Hoje, nosso propósito como agência é justamente auxiliar pequenas e médias empresas na construção desse discurso de marca, visual e textual, levando nossa expertise para dentro do negócio. É um trabalho feito com muita sinergia e imersão no universo do cliente para entendermos as suas reais forças e dores”, fala.

O mundo digital e as redes sociais como aliados

Este universo próprio da marca e tudo que a cerca também está relacionado com a experência digital que ela é capaz de proporcionar, seja em um site, um e-mail marketing ou suas mensagens nas redes sociais. Tudo está se relacionando e mostrando para o seu público quem é você.

Por isso é tão importante conhecer bem seus stakeholders (públicos). Só assim a sua marca será capaz de determinar a melhor forma de encontrá-los e de criar um eixo de comunicação no ambiente digital, além de identificar os melhores meios, redes sociais etc.

“As empresas precisam entender que o tempo todo estamos lidando com pessoas e comunicar, principalmente no meio digital, não pode ser deixado de lado”, explica Ana. “Aqui na Mud&Co, para iniciarmos um trabalho no meio digital, criamos personas, que são os possíveis perfis de clientes, que englobam características pessoais, como idade, gostos, estilos, sexo etc”, conta.

Com uma identidade bem definida e um público bem mapeado seus esforços de comunicação serão mais certeiros, otimizando tempo e dinheiro.

*Matéria Publicada na Revista ABCFARMA, Edição Março/2018.

--

--