Como me tornei fluente em inglês e o que recomendo

Mudei de país
Mudei de país
Published in
3 min readDec 7, 2018

Tive o privilégio de frenquentar aulas privadas por muitos anos, duas vezes na semana por obrigação. Mais pra frente fui percebendo que me dava um ‘buzz’ toda vez que entendia uma expressão nova ou acertava os exercícios de nível avançado. Por volta dessa fase me dei conta de que eu era apaixonada.

No final da adolescência perdi a vontade de ler os livros do Harry Potter em português, porque ficava o tempo todo martelando na minha cabeça como seria aquela palavra ou frase se eu tivesse lendo a versão original.

A primeira vez que eu fiz um curso fora do Brasil, meu coração só faltava explodir de alegria, sempre obcecada com o sotaque e as coisas que meu professor nativo dizia entre um exercício e outro. Não era o conteúdo da aula que me estimulava, eram as expressões diárias que ele usava que me prendiam a atenção.

Quando cheguei na Irlanda meu nível era okay, mas mesmo assim já passei por muita saia justa de lá até aqui… continuo nessa jornada! É surreal refletir no progresso que fiz nos últimos anos e no como ele é lento uma vez que você atinge o chamado nível de proficiência.

Devido o contato como muitos estudantes Brasileiros em Dublin, já ouvi bastante a pergunta “como eu faço pra aprender também?”, o que me fez refletir em inúmeras ocasiões sobre como foi que eu comecei a falar.

Nunca testei um daqueles cursos que promovem fluência em seis meses, mas acho que pode dar certo se você se entregar de corpo e alma, rs. Vai depender do que te motiva. A minha motivação é a paixão que eu tenho pela idéia de falar fluentemente. Vamos às dicas práticas!

Be obsessed or be average:

Tenha sede de entender as palavras novas, tente aplicá-las na vida real, busque a lógica por trás delas. As palavras derivam umas das outras, tente saber se esse é o caso praquela palavrinha que você nunca lembra e faça a relação entre elas.

Técnica da “teia de aranha” pra memorizar vocabulário com palavras que se relacionam
  • Assista todos os filmes e séries em inglês, com legenda em inglês se necessário
  • Tente contar pra você mesmo a história do que você acabou de assistir e busque pelas palavras que você não sabe (isso é bom pra quem não tem com quem praticar). Repita de novo com a mesma história até saber todas as palavras que antes não sabia :)
  • Preste atenção na construção das palavras (que outras palavras você pode formar que são oriundas dessa?)
  • Preste atenção no tom e no ritmo (onde estão as palavras mais “fortes” dessa frase? onde os nativos colocam mais ênfase?)
  • Faça uso dos podcasts que são de graça e só exigem sua atenção parcial, você pode ouvir no ônibus ou enquanto se exercita
  • Busque canais no Youtube que ofereçam dicas de gramática direcionadas a quem fala português como primeira língua. Eu recomendo Small Advantages (apesar de ser focado no inglês Americano)
  • Se você tem contato com nativos, receba as correções de coração aberto! Pra mim, essas que acontecem durante diálogos no dia-a-dia são as mais fáceis de memorizar.

--

--