5 SÉRIES COM TRILHAS SONORAS IMPECÁVEIS

As melhores soundtracks para descobrir artistas e atualizar sua playlist.

Mayara Santos
MUI Content
5 min readJan 26, 2019

--

Se tem algo que realmente pode te aproximar ou te afastar de uma série é a trilha sonora. Pode as vezes passar despercebido aquele som que te fez realmente prestar atenção em uma cena de suspense ou ação, te fez chorar naquela cena decisiva para a vida dos personagens, ou causou aquela sensação de desconforto e te fez perder o foco da história.

O fato é que quando a trilha sonora é marcante, muita música boa passa por nossos ouvidos e depois acabamos nos esquecendo de checar aquele som que salvamos no Shazam.

Por isso, eu e a Denise do blog Entre “Nós” Pício escolhemos as 10 séries com trilhas sonoras impecáveis, e dividimos o post em duas partes pra você apreciar diferentes formas de ouvir as soundtracks. Ouça, relembre os episódios ou descubra novos artistas e versões de músicas para atualizar sua playlist do Spotify ;]

Enjoy!

BREAKING BAD

A famosa série de Vince Gillian sobre a conturbada história do ex-professor de química Walter White, e suas escolhas dentro do narcotráfico americano, justificadas por sua doença terminal, são um excelente cenário para uma trilha sonora densa e elétrica.

A seleção com 71 músicas traz diversos estilos musicais e deve agradar fãs de rock, folk, clássicos dos anos 50 e 60, country, música instrumental e ambiente (moods). A lista ainda conta com artistas latinos como a chilena Ana Tijoux, os cubanos Los Zafiros e os mexicanos Los Cuates de Sinaloa dentre outros.

Destaque para: America - A Horse With No Name | Fever Ray - If I Had A Heart | Ana Tijoux - 1977 | Clyde MCPhatter - You’re Moving Me.

DARK

Conhecida por sua história complexa envolvendo o desaparecimento de crianças em uma pacata cidade alemã, relações confusas envolvendo quatro famílias e diferentes gerações, Dark tornou-se minha série favorita também por sua trilha sonora.

A atmosfera sombria e misteriosa da série é embalada por artistas com o som alternativo, eletrônico e ambiente, mexendo abertamente com os sentidos do espectador. Alguns trazem uma vibe oitentista, passando também por clássicos dançantes e vertentes frenéticas do rock.

A lista atualmente com 22 músicas aproveita para apresentar artistas europeus pouco ou nada conhecidos da grande mídia, a começar pelo músico eletrônico Apparat — responsável pela abertura da série — sem deixar de acrescentar grandes nomes como Tears For Fears e Fever Ray, essenciais para a ambientação em meio aos acontecimentos que o enredo nos traz.

Destaque para: Sol Seppy - Enter One | Agnes Obel - Familiar | Nena - Irgendwie, Irgendwo, Irgenwann | Gisela - Detlev Lais.

GIRLBOSS

Girlboss é uma série inspirada na biografia da empresária americana Sophia Amoruso, cujo sucesso nas vendas de roupas online a tornou conhecida mundialmente neste tipo de mercado.

A série em si é divertida embora esteja longe de se tornar um clássico, o que me fez prestar muita atenção em sua trilha sonora como grande atrativo para levar a série até o final.

A relação da protagonista com a música dá-se desde a escolha do nome para sua loja: “Nasty Gal”, em referência a uma de suas artistas favoritas, a cantora de R&B e soul music, Betty Davis.

Com 42 músicas e muito rock alternativo, a trilha sonora de Girlboss traz nomes como Courtney Barnett, Kaiser Chieffs, Yeah Yeah Yeahs, Le Tigre, She & Him, Supergrass dentre outros, flertando também com o electropop e o hip-hop. Uma playlist para nenhum fã de balada alternativa colocar defeito.

Destaque para: Bikini Kill - Rebel Girl | Courtney Barnett - Nobody Really Cares If You Don’t Go to The Party| Fat Joe - Get it Poppin’ (ft. Nelly)| Black Kids - I’m Not Gonna Teach Your Boyfriend How to Dance With You.

HOUSE

Um clássico para quem assiste séries muito antes de se tornar um hábito entre os brasileiros (hoje apaixonados por Netflix), House conta a história de um médico extremamente talentoso e ranzinza, que juntamente com sua equipe médica busca solução para doenças desconhecidas e casos aparentemente sem resposta.

O personagem do Dr. House em si já possui uma forte ligação com a música e, vez ou outra, toca piano em momentos de solidão em seu apartamento. Por sua vez, o ator que o interpreta, o britânico Hugh Laurie, também é músico e adora blues.

Dito isto, a série House não poderia jamais escapar de qualquer lista de trilhas sonoras essenciais para quem quer se deliciar com boa música! No álbum que consta no Spotify como trilha sonora oficial da série, existem apenas 13 músicas com qualidade suficiente para serem ouvidas em looping por horas a fio.

Fãs de blues e demais sonoridades clássicas, divirtam-se!

Destaque para: Massive Attack - Teardrop | Elvis Costello - Beautiful | Ben Harper - Waiting On An Angel | Joe Cocker - Feelin’ Alright.

NARCOS / NARCOS MÉXICO

Àqueles que se agradam da sedução e intensidade que a língua espanhola nos traz, recomendo a trilha sonora de Narcos.

Baseada em fatos reais, a série americana que ficou conhecida por contar a história de Pablo Escobar em suas duas primeiras temporadas (cujo papel principal fora representado por Wagner Moura), ilustra o poder e a influência dos cartéis colombianos na América e na Europa.

Com 141 músicas, a playlist destaca artistas de países latinos, além de trazer a trilha sonora da nova série Narcos México como uma extensão que complementa as três temporadas da consagrada, Narcos.

Vale lembrar que Narcos e Narcos México se apresentam como séries diferentes na plataforma Netflix, e foram associadas pelo público devido a semelhança em sua temática e produção.

A abertura de ambas as séries é de autoria do brasileiro Rodrigo Amarante, conhecido por fazer parte das bandas Los Hermanos e Little Joy. Tem como não amar?

Destaque para: Rodrigo Amarante - Tuyo | Angel Canales - Dos Gardenias | Trio America - Cuando Voy por la Calle | Ruben Juarez - Cambalache.

📍 Veja quais foram as séries escolhidas pela Denise no blog Entre “Nós” Pício! 👇👇👇

📍 Este post foi proposto em uma interação no grupo United Blogs do Facebook

Obrigada pela leitura! Seja sempre bem-vindx ao Portal MUI Content!

Se gostou do texto clique nos aplausos! ❤ Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto, e lembre-se de compartilhar com aquelx amigx que assiste série pela trilha sonora! rsrs

Comente comigo o que você achou, ~deixe seu feedback~ e não esqueça de nos seguir aqui e no Instagram para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler:

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content, escritora em A Oficina e NEW ORDER | • Love is fuel. Love is revolution.