Bullet Journal: Um amor livre + 4 dicas

Mayara Santos
MUI Content
Published in
4 min readJun 11, 2018

--

Faz um tempo que eu venho querendo falar sobre BuJo por aqui, e certamente não seria algo novo, já que o método Bullet Journal se popularizou de tal forma, que com certeza você já ouviu falar sobre ele por aí.

De qualquer forma, existem alguns benefícios que eu não poderia deixar de citar, uma vez que o fato mais divulgado sobre o Bullet Journal tem girado em torno da criação e do aspecto visual do seu caderno, ao invés de focar nos benefícios pessoais decorridos da execução do método em si.

Aí vão quatro benefícios em ter um Bullet Journal :)

1. Inclusivamente Visionário

Um fato interessante sobre o método Bullet Journal, é que seu criador (Ryder Carroll) possuía extrema dificuldade em se organizar com os métodos tradicionais, e acabava sendo prejudicado pelos métodos padrões. Soa familiar?

Isso me trouxe certa esperança sobre o fato de que a falta de organização para algumas pessoas poderia estar no método, e não na falta de habilidade ou vontade. Afinal, quantas vezes nos esforçamos ao máximo para executar tarefas, e acabamos por fim, nos dispersando, esquecendo e assim, procrastinando? Como resultado, acabamos decepcionados com o nosso desempenho falho, e aceitamos críticas e autocríticas que nos desmotivam de colocar em prática desde tarefas simples, até mesmo sonhos.

Acredito que todos nós somos capazes de realizar coisas incríveis, mesmo aprendendo de formas completamente diferentes, o que dificilmente é valorizado.

2. Altamente Adaptável

Voltando ao Bullet Journal, seu lema é “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”, e por ser um sistema altamente adaptável, facilita muito a forma de como e quando as tarefas serão realizadas. Você pode visualizar seu dia, semana, mês e ano. E não precisa ser uma pessoa atarefada para ter um BuJo, basta querer realizar algo: acompanhar seus hábitos, humor, realizar uma viagem, planejar e organizar seus estudos, limpeza da casa… qualquer coisa.

3. Uma Comunidade Ativa e Criativa

Os próprios usuários do sistema desenvolveram uma forte rede de compartilhamento de suas criações de layout para cada etapa ou seção do BuJo, o que te motiva e inspira a continuar no método. Você pode encontrar layouts e dicas para te inspirar no Pinterest, YouTube, Instagram…

4. Divertido, Motivador, Um Amigo para todas as horas

Ter um BuJo é útil & divertido. Algo que levamos como obrigação nem sempre é realizado com excelência, diferente das coisas que são divertidas e/ou fazemos com amor. No Bullet Journal você pode criar páginas para acompanhar ou criar hábitos, séries, leitura de livros, torná-lo um diário, praticar desenho (também chamados Doodles), caligrafia (ou Lettering), desenvolver sua criatividade com colagens, e caso não se sinta tão artístico, ainda pode se divertir colando adesivos ou fotos nas páginas, ou utilizando carimbos personalizados. Tudo isso estimula sua criatividade, sensibilidade e neutraliza o stress.

ATENÇÃO: Não se cobre pela parte estética do seu BuJo, valendo-se de comparações com o que você vê em redes como Pinterest etc. O verdadeiro sentido do BuJo está no método!

Por fim, seguem 4 dicas importantes, caso você esteja em processo de iniciar um Bullet Journal.

Dica um: comece pelo simples. Deixe a parte criativa para o final. Inspirar-se primeiramente no layout original do Bullet Journal (ou outros layouts simples que você encontrar), vai te fazer entender melhor o funcionamento e te ajudar a colocar em prática tudo o que você precisa.

Dica dois: SEM NEURAS COM MATERIAIS! Seu BuJo pode ser feito em qualquer tipo de caderno e com qualquer tipo de caneta! Como os materiais para fazer um Bullet Journal igualzinho aos do Pinterest não são tão acessíveis (leia-se *caros*), você pode fazer seu BuJo em caderno pautado simples, caderno quadriculado, ou caderno em branco. O mesmo vale para as canetas que você utilizar. Lápis de cor também é bem vindo, caso você deseje colorir. Os efeitos não serão os mesmos, mas você pode criar e se beneficiar do método do mesmo jeito. Lembrando que o foco está no seu bem-estar e na conquista da organização!

Importante: A capa dura é sempre recomendada para preservar o seu Bullet de possíveis acidentes como amassar as folhas caso o leve na bolsa etc.

Dica três: Assista vídeos sobre Bullet Journal no YouTube. Isso vai te ajudar a entender melhor o método, a colocar na prática, e descobrir seu próprio estilo.

Alguns vídeos interessantes:

Marcas de caderno específicos para Bullet Journal

Para um Bullet Journal simples e efetivo

Para um Bullet Journal simples e efetivo 2

Para um Bullet Journal com colagens e adesivos

Dica quatro: Se você tem Facebook, eu indico um grupo chamado Bullet Journal BR. Neste grupo, pessoas comuns (não youtubers, nem profissionais do desenho ou do lettering) que compartilham suas experiências com o método, dicas de layout, material e publicam fotos de seus BuJos, feitos de forma simples e eficiente. ATENÇÃO 2: É importante que, ao fazer parte de um grupo ou comunidade, fique atento às regras e exigências para que não haja conflitos, e todos possam se beneficiar efetivamente.

Você tem, já teve ou tem vontade de fazer um Bullet Journal? Se você tem um BuJo, me conta o que você acha dessa nova forma de se organizar! Se você ainda não testou o método, me conte que falta para começar ;)

Gostou do post? Clique nos aplausos! ❤

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content, escritora em A Oficina e NEW ORDER | • Love is fuel. Love is revolution.