HQ | Triste Fim de Policarpo Quaresma

A fragilidade do nosso nacionalismo, em quadrinhos.

Mayara Santos
MUI Content
4 min readDec 3, 2018

--

No presente momento sinto como se os livros me encontrassem, mesmo sem ter procurado por eles, e acredito sim que pode ser um privilégio quando uma obra te escolhe descaradamente.

Recentemente ganhei uma HQ recuperada de tempos escolares, e em excelente estado de conservação. Como em minha lista de leitura há sempre uma brecha para livros físicos, dei uma pausa nos aplicativos e mergulhei nas páginas ilustradas de um clássico.

A HISTÓRIA SEM DELONGAS | Sinopse

O Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto é a principal obra do movimento pré-modernismo brasileiro, e certamente você já ouviu falar dele em aulas de literatura.

A história trata de Policarpo Quaresma, um doce funcionário público apaixonado pelo Brasil em todas as suas nuances, que leva sua vida de forma tranquila e tem por hobby adquirir conhecimento sobre seu país, desde a língua nativa — que ele considera ser o tupi — passando pela geografia, hidrografia, músicas e festas populares dentre outros.

Sua história está entrelaçada com a do Brasil de 1891, quando Floriano Peixoto assume a presidência após a renúncia de Deodoro da Fonseca, dividindo drasticamente a classe política do país e atraindo forte oposição para o seu mandato.

Acervo pessoal.

A HQ

Minha história com quadrinhos vem desde a infância com as aventuras da Turma da Mônica que esteve presente em grande parte dos lares com crianças em fase de alfabetização. No entanto, tive um contato maior com as HQs durante a minha adolescência quando adquiri quadrinhos do Homem-Aranha e do Batman por pura curiosidade. Curiosidade esta que me move até hoje quando o assunto é novidade.

Quando Triste Fim de Policarpo Quaresma em quadrinhos me foi apresentado, me intrigou o fato de um livro clássico ser completamente repaginado e ilustrado para as novas gerações, alcançando certamente um público que talvez não chegasse a ler o texto original por livre e espontânea vontade. Os fãs de quadrinhos são em grande parte um público muito fiel, e muitas vezes se interessam por este tipo de leitura em idade escolar, justamente quando terão contato com clássicos da literatura brasileira em sala de aula. Ponto para a editora!

Aliás, esta foi uma iniciativa da Editora Ática que publicou o clássico em HQ em 2010 como parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ, tendo selecionado grandes nomes como Luiz Antonio Aguiar, que cuidadosamente adaptou o texto e roteirizou a história juntamente com Cesar Lobo, ilustrador da obra que possui 80 páginas.

A HQ traz ainda um bônus para o leitor onde discorre sobre a biografia dos autores, aborda curiosidades históricas da época de Policarpo e, para os fãs do processo de criação de uma HQ, apresenta um making of da adaptação.

O PROCESSO DE LEITURA | IMPRESSÕES

Algo que me deixa perplexa é a forma como insistimos em repetir momentos históricos de grande sofrimento para o nosso povo por crises ideológicas, falta de consciência de classe e conhecimento sobre o que nos dispomos a defender como nosso. Às vezes fazemos loucuras por amor ou ingenuidade, e é exatamente o que acaba acontecendo com Policarpo.

Ao ler o texto conseguimos traçar um paralelo com outros períodos históricos semelhantes, incluindo o presente em que somos todos nacionalistas (bem menos do que Policarpo eu diria), e tão ingênuos quanto o protagonista da obra. Os tempos mudaram, mas e nós?

O momento mais precioso para mim foi como a desilusão de Policarpo é representada, e como os eventos sombrios de nossa história traduzem a alma humana quando se desvincula dos sentimentos nobres que elevam a nossa formação pessoal. Tudo isso em quadrinhos!

Embora faça parte do final do livro, o bônus foi por onde comecei a leitura, pois gosto de me ambientar e qualquer informação adicional (sem spoilers) me ajuda a assimilar melhor o desenrolar da história. Por ser uma parte curta, resta-me dizer que é essencial para quem quer entender o que se passava na época de Policarpo, e é maravilhoso saber o que pensavam os autores durante o processo de produção e roteirização do texto.

E você? Já conhecia a história de Policarpo ou a coleção de clássicos em quadrinhos? Gosta de HQs? Deixe seu comentário e me diga o que achou da dica :)

Gostou do post? Clique nos aplausos! ❤ Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto, e lembre-se de compartilhar com aquelx amigx que adora quadrinhos e precisa conhecer esse clássico!

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de nos seguir aqui e no Instagram, para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler:

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content | • Love is fuel. Love is revolution.