Mulheres da Rua — Issue #2

A primeira edição do Projeto Mulheres da Rua foi um sucesso. Saímos até no Idea Fixa.
Fiquei extremamente feliz, afinal as mulheres estão ganhando cada vez mais voz. E poder mostrar como somos e o que somos através da minha fotografia tem me feito muito bem. Tem me motivado a seguir acreditando que podemos mudar o mundo.
Então com vocês a segunda edição, demorou um pouco pra sair, pois a vida tava meio corrida por aqui, mas, como sempre digo: “Antes tarde do que mais tarde ainda…” hehehehe.

O que é ser mulher?
Ser mulher é você se sentir bem com o seu corpo, você se sentir mulher.
Não basta só você saber que nasceu mulher, tem que se ver e se sentir como mulher. É ser livre para se vestir do jeito que quiser, usar a maquiagem que quiser, usar o cabelo do jeito que você quiser.
Ser mulher é ter que encarar vários desafios que muitos homens acham que é fácil, só que não é, é bem difícil, é você ter um salário inferior que o deles, fazendo um trabalho às vezes melhor que o deles, e ter que se virar sozinhas as vezes pra fazer suas coisas, cuidar dos seus filhos e da sua casa.
Acho que ser mulher é isso é ser guerreira!
Como é ser você?
Bem complicado, porque muitas pessoas me julgam pelo jeito que eu sou, pelo jeito que eu me comporto, mas, poucas tentam me conhecer de fato e entender por que eu sou assim, porque eu me comporto assim. Então é bem complicado.
Como o seu meio te vê?
Me enxergam como uma pessoa bem extrovertida, bem cara de pau, simpática, alegre, um pouco sexy, atrapalhada, engraçada e uma pessoa boa de bom coração. Acredito nisso, pelo menos é o que eles me contam.

O que é ser mulher?
É ser tudo e ao mesmo tempo nada.
É se preocupar com tudo e não ter tempo para quase nada.
É se preocupar com o mundo e não saber cuidar de você.
Como é ser você?
É se superar a cada dia, é entender que dias melhores virão, é ter paciência, ser compreensiva e ao mesmo tempo se irritar com tudo.
Ser manhosa, manhosa, manhosa.
Como o seu meio te vê?
Como uma pessoa calma, delicada, boazinha, amiga legal, responsável.

O que é ser mulher?
A gente não nasce mulher, se torna. É meio complexo tanto na questão da luta das mulheres quanto na questão de sexismo, machismo.
É você se identificar como mulher, gênero. Mulher não é só você ter uma vagina, mulher é você se identificar como uma.
Como é ser você?
É ser feliz!
Como o seu meio te vê?
Uma pessoa normal, que tenta ajudar, que faz o que pode, que é feliz.

O que é ser mulher?
A palavra mulher define tudo: Mãe, companheira é tudo!
Como é ser você?
É difícil explicar como ser eu. Sou uma pessoa que é feliz, triste, que gosta e ama a vida.
Como o seu meio te vê?
Me enxergam pra trabalhar, para ajudar, pra desabafar seus problemas, eu sempre ouço todo mundo. E acho que me enxergam como uma amiga, acho que é desse jeito que as pessoas me enxergam, e me vêem sempre como uma pessoa que está lá para ajudar.
Ah Salete, fulano precisa de uma ajuda espiritual ou financeira ou uma bronca … Então as pessoas me enxergam para isso. Eu pelo menos sinto que me enxergam só pra isso.

O que é ser mulher?
Ser mulher é ter que se esforçar muito mais do que qualquer um pra chegar em algum lugar, pra ser vista, ser reconhecida. É ao mesmo tempo um fardo e uma benção. É olhar pra trás e ver tudo pelo que outras mulheres passaram pra chegarmos até aqui hoje, é pensar no futuro e ver tudo o que eu posso fazer para que outras mulheres cheguem ainda mais longe.
Como é ser você?
Ser eu é um desafio que encaro todos os dias. Mas é também uma das coisas mais gostosas. É ter força para encarar todas as minhas decisões, enfrentar as consequências das minhas ações.
É cair e levantar com a mesma rapidez.
Como o seu meio te vê?
No trabalho sou vista como empenhada, inteligente, mas, a todo momento surgem piadas e comentários depreciativos.
Em casa sou vista como esquisita, por não ter tesão por viver uma vida normal. Por não me contentar com o que dizem que eu mereço ou devo fazer .

