Mercilene da Silva Lopes

DEPOIS DE ANOS RODEADA POR CRIANÇAS ELA DECIDIU CONTINUAR FAZENDO ISSO, AGORA PROFISSIONALMENTE.

Carolina Lais
Mulheres de Belo Horizonte

--

Mercilene da Silva Lopes (e não Marcilene como muitas vezes insistem em chamá-la) é uma mulher de 48 anos que nasceu e foi criada em Belo Horizonte junto com os seus 7 irmãos. A casa em que cresceram foi construída com muito esforço pelo seu falecido pai Job no bairro União, região nordeste da cidade. Uma das recordações mais intensas de sua infância são as faxinas que a sua mãe, a Dona Dirce, os obrigava a fazer toda sexta feira. Cada centímetro de chão, cada panela e cada talher eram limpos por ela e seus irmãos maiores. Ela também se lembra da primeira vez que viu uma TV em cores. A família foi uma das primeiras do bairro a conseguir adquirir uma e vocês já podem imaginar como a sala ficou cheia de gente.

Eles não eram ricos. As roupas e sapatos eram reaproveitados por cada irmão mais novo, seguindo a escadinha, antes de realmente serem jogados fora. Mercilene começou a trabalhar fora quando tinha 13 anos de idade. Trabalhou na frangolândia, em uma loja de bijuterias e em uma doceria. Aos 14 anos conheceu José em uma festa do bairro. O amor não surgiu à primeira vista, pelo menos não para ela. Nem a segunda. De acordo com ela José teve que insistir muito para que o namoro começasse. Eles se casaram 5 anos depois e estão juntos e felizes até hoje. Tiveram 3 filhos (Bruna, Carol e José Gabriel).

Mesmo antes de os filhos nascerem, a casa sempre estava cheia de crianças. Sempre que algum amigo ou familiar precisava de alguém para “olhar” os seus filhos recorriam a Mercilene, que parou de trabalhar fora quando a segunda filha nasceu. Eles sabiam que ela teria a paciência e o carinho que são necessários para executar a tarefa. Ela participou ativamente da primeira infância de quase todas as crianças da família e vizinhos.

Cuidar de crianças (e de adultos) sempre fez parte da sua vida. Hoje em dia os filhos cresceram e começam a voar. Ela decidiu que além de cuidar, vai educar outras crianças. Se formou em 2016 em magistério em Educação Infantil e atualmente cursa o segundo semestre de pedagogia.

--

--

Carolina Lais
Mulheres de Belo Horizonte

Sou jornalista e trabalho com produção de conteúdo para web. Escrevo para diversos clientes incríveis, entre eles o Portal TechTudo e a RockContent.