Vera Lúcia Martins da Costa Silva
Nascida em Poços de Caldas, sul do estado de Minas Gerais, Vera Martins chegou em Belo Horizonte na década de 70, mais precisamente no ano de 1974. Vera chegou a capital com o intuito de conseguir uma melhor formação e se casar com seu namorado de Longo tempo ou então dentista recém-formado Marco Túlio Chiabi.
Como toda uma história de vida ou começo na capital de nosso estado não foi nada fácil. De família humilde predominantemente de agricultores Vera teve que morar em pensões por alguns anos. Segundo Vera, o aperto era o tamanho que tinha que guardar uma parte do seu almoço para o poder ter o que comer na hora do jantar.
Com o passar dos anos a moça vindo do interior se casou e arrumou um emprego na estatal Gás Minas. Foi aí que as coisas começaram a melhorar. Já casada engravidou de sua primeira filha Raquel Martins, que nasceu no ano de 1977, após o nascimento de sua filha Vera passou alguns anos sem trabalhar para se dedicar aos afazeres domésticos.
Já na década de 80 nasce Leonardo Chiabi, seu segundo filho. Alguns anos após este fato Vera Martins decide voltar a mercado de trabalho. Enfrentando dificuldades para conseguir um bom emprego ela decide a se especializar. Já com 40 anos entra na faculdade, consegue se formar em sociologia e passar em um concurso público da Prefeitura de Belo Horizonte.
Vitoriosa, é assim que Vera se define, hoje com 68 anos, continua trabalhando e cuidando de sua casa. Define como um dos sonhos de sua vida ver homens e mulheres com condições de trabalho iguais: “Gostaria de ver homens e mulheres trabalhando com os direitos iguais, muita coisa evolui mas precisamos avançar mais. Só posso agradecer a Belo Horizonte esta cidade onde vivi a maior parte de minha vida e onde conquistei tudo que foi possível.”