10 dicas para ler mais esse ano

Amanda Bento
Mulheres de Produto
6 min readJan 25, 2022

Um relato meio cômico e meio sério de como organizar uma rotina saudável de leitura e consumo de cultura. Dicas sinceronas e sem papo de coach.

Ler pode te fazer uma pessoa mais feliz e um profissional mais comunicativo e eu falo sério. Existem estudos por aí que endossam isso e podem te provar que reservar um tempo para ler um livro que você gosta pode ser muito prazeroso e conveniente.

Pera aí, preciso então ler Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas?

Por favor, não. Não quero te recomendar livros, quero te dar dicas pra ler mais — e ler de tudo.

Esse artigo é o breve resumo do que usei no ano passado para melhorar minha rotina de leitura.

O importante aqui é o seguinte: Estabelecer uma rotina de leitura pode te ajudar a se comunicar melhor no trabalho além de te manter atualizado dentro do seu setor. E fique tranquilo, não vai ser lendo apenas livros técnicos e profissionais que você vai criar um ritmo de leitura e eu vou falar disso um pouco mais embaixo.

Finalizei 2021 com 50 e poucos livros lidos, feito que agradeço muito ao Clube do Livro do @Mulheres de Produto que incentiva a leitura de um livro por mes. Além de ler alguns dos principais livros de gestão de produto, também li uma série de romances históricos, meu gênero favorito. Afinal de contas, o que importa é estabelecer um ritmo de leitura saudável que permita ler qualquer tipo de livro.

Resumi aqui algumas dicas que podem ajudar você a ler um pouquinho a mais do que o ano passado e realizar o desejo de estabelecer uma rotina saudável de leitura.

1 . Encontre um livro que goste

2 . Entenda seu nível de conhecimento sobre o tópico do livro

3 . Leia de tudo um pouco

4 . Você pode sempre abandonar um livro

5 . Encontre o melhor horário para ler

6. Leitura também é entretenimento

7 . Leia coisas pequenas

8 . Rastreie o que você está lendo

9 . Avalie o que quer aprender

10 . Descanse a cabeça

Agora chega mais que vou te explicar cada uma dessas dicas.

Gilmore Girls

1. Encontre um livro que goste

É muito importante se conhecer (alô, Sócrates?) e saber o que você gosta, o que você não gosta e o que você está afim de aprender.

Se você gosta de séries de suspense da Netflix, pode começar lendo o último thriller que está sendo muito falado, ou ler um clássico da Aghata Christie.

Se você trabalha com liderança de pessoas e gosta do tema, pode começar lendo o livro do fundador do Netflix sobre como construíram a cultura da empresa.

Se você só quer um jeito de descansar a cabeça, porque não procurar um livro de poemas?

Existe um livro para todo mundo e para todos os gostos, você só precisa achar seu gosto.

2. Entenda seu nível de conhecimento sobre o tópico do livro

Leia sobre o livro antes de começar. Identifique se ele é do seu nível de conhecimento, ou se é melhor começar por outro livro que terá uma introdução do assunto.

Não adianta nada comprar o livro mais completo sobre SQL, aquele que tem 900 páginas e um passarinho na capa, se você não tem o hábito de ler textos técnicos e nem sabe o básico da estrutura de dados.

Comece do básico, leia conteúdos introdutórios. Apanhar um livro técnico sobre um tema de alta complexidade para você vai te fazer cansar e não se interessar naturalmente pelo livro.

3. Leia de tudo um pouco

Experimente ler livros e gêneros novos. Além de exercitar sua empatia, ler todos os tipos de livros pode te trazer uma flexibilidade de comunicação. Vai ficar mais fácil formular frases a partir do momento que você conheceu novos termos ou colocações diferentes das que você tem costume de ouvir ou ler.

Ler livros sobre a construção da identidade brasileira, sobre consciência social e história política podem te ajudar a ser uma pessoa melhor. É indispensável no contexto hodierno, ter uma formação consciente de pensamento e saber criticar situações cotidianas em diversos contextos.

4. Você pode sempre abandonar um livro

Comprou um livro sobre Gestão Blá Blá Blá e ele tá meio empacado? Aquela leitura lenta e difícil? Lendo uma mesma sentença mais de tres vezes pra tentar entender?

Ou um romance best-seller na Amazon? Um livro técnico essencial pro seu dia a dia?

Deixa pra lá. IXQUECE.

Não force sua vontade com um livro que você não está afim de de ler. Procure algo que vai te conectar com a vontade de ler e se entregue, depois você volta nesse (ou abandona de vez).

http://www.viveraviajar.com/2016/04/opiniao-do-livro-girlboss.html

5. Encontre o melhor horário para ler

Reservar um tempo no seu dia para leitura é uma maneira de organizar suas prioridades e criar espaço para desencalhar um livro que começou.

Nunca prestei muita atenção nas coisas, sempre me classifiquei como uma pessoa que se distrai fácil. Dependendo do que estiver fazendo, até uma formiga andando sobre minha caneca de café vai me intrigar mais do que uma reunião de 2h sobre jornada do usuário de um produto. Por conta disso, criei horários reservados para ler: principalmente pela manhã e aos sábados. Reservar esse momento para mim — e meus livros — me ajudou a manter o foco. Mentalmente, sei que aquele é o único momento do dia para ler, então devo aproveitar.

6. Leitura também é entretenimento

Boa parte dos streamings hoje estão adaptando obras literárias: Normal People, A Filha Perdida, Game of Thrones, The Wheel of Time e até o Rings of Power que o Bezos anunciou recentemente é parte do universo de Senhor dos Aneis. Livros são a forma de capturar uma palavra falada ou imaginada e desde a invenção da escrita, faz parte da maneira de comunicar nossas histórias.

Escolher um livro para ler é como escolher alguma coisa pra ver na Netflix. Pode demandar um tempo até você achar algo que te goste, mas quando encontrar, vai maratonar.

7. Leia coisas pequenas

Artigo, conto, noveleta, o importante é começar e terminar. Se a leitura nunca foi um hábito pra você ou então há muito tempo você não a recupera, exercite sua cabeça lendo pequenas coisas todos os dias. Como um poema ou uma história curta.

Só não vale os textões meritocráticos e capacitistas do Linkedin, beleza? Leia algo que tenha conteúdo consciente e conte uma história relevante.

8. Rastreie o que você está lendo

Aplicativos como o Goodreads e o Skoob ajudam a manter o controle de tudo o que você está lendo, criando uma visualização de objetivos alcançados. Dentro deles é possível setar metas para o ano e se conectar com outras pessoas. Um ótimo exercício é escrever resenhas curtas sobre o que leu, para poder exercitar um pouco mais sua capacidade crítica.

9. Avalie o que quer aprender

Desde que descobri Gestão de Produtos, busco livros que possam complementar meu conhecimento e encontrei uma vasta “literatura” sobre isso, incluindo os titãs Teresa Torres e Marty Cagan, mas fui percebendo que outros livros poderiam complementar meu dia a dia na área. Mas falo disso nesse outro artigo.

Assim, encontrei o que queria (aprender mais sobre desenvolvimento de produtos) e foi fácil retomar a leitura.

10. Descanse a cabeça

Entenda, ler é muito bom, mas uma caminhada ao ar livre, comer um pastel na feira ou até mesmo não fazer nada no domingo é extremamente essencial para sua saúde mental. Não se consuma pelo senso de que precisamos ser produtivos o tempo todo. Leia porque gosta e porque está aprendendo algo novo, mas também descanse e aproveite os momentos sem fazer nada.

Se você gosta desse tema, leia esse artigo da Lara Rodrigues analisando o filósofo Byung-Chul Han para se livrar da culpa de ser uma pessoa produtiva toda hora.

Essas são as dicas pra te ajudar a ler um pouco mais esse ano, mas não se cobre. Te desejo um ano novo cheio de páginas viradas!

https://chaptersofmay.com/15-books-curl-up-autumn/

Amanda Bento gosta que chamem-na de Mands. É Gerente de Produto na Olist, Embaixadora das Mulheres de Produto e apaixonada por negócios. Além de ser formada em Filosofia, estuda Gestão de Projetos e adora escrever. Você compra seus livros aqui e pode também segui-la no Instagram e Linkedin.

--

--

Amanda Bento
Mulheres de Produto

product manager and professional writer. find me @mulheresdeproduto