5 atitudes pra você colocar em prática a Sororidade!

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto
5 min readJan 15, 2018

Sororidade?

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

Sororidade é irmandade e ela acontece por exemplo quando você, mulher, se une a outra (ao invés de julgá-la ou encaixá-la num estereótipo).

Sororidade: mulheres unidas!

Um bom exemplo de não-sororidade ,infelizmente, é bem simples de encontrar. Basta ver um filme onde a mulher tenta derrubar a outra pelos mais diversos (supérfluos) motivos: para ser popular (Mean Girls), para casar na igreja dos sonhos (Brides War), para ficar com um cara (She's all that).

Isso não é sororidade!

Hoje vou trazer 5 simples atitudes pra você praticar a Sororidade no seu dia a dia. Por quê? Porque a união faz a força, girl!

This is what I am talking about ♀️

#1. Show up!

Simplesmente apareça. Vá em um evento sobre programação, palestre, converse num meet-up, participe de um Hackaton. Se mostre mais!

Showing up!

Quando fui palestrar pela primeira vez no The Developer's Conference sobre Carreiras em Tecnologia eu não imaginava o poder que eu tinha nas minhas mãos e o que aquilo de fato representava, não só para mim, mas para as meninas que estavam me assistindo. Após a palestra lembro de ter ficado nas nuvens quando ouvi:

"Você não sabe o que ver você aqui palestrando significa pra mim"

Eu sabia exatamente o que aquilo significava pois foi o que senti quando vi a Alda Rocha palestrar.

Parece simples e é. Ver outra mulher falando sobre um tema que ela domina, sobre a carreira dela, espalhar conhecimento é muito poderoso porque você se sente REPRESENTADA.

Mais do que isso, você sente que você também pode chegar lá!

Esse sentimento ❤

#2. Reconheça o trabalho de outra mulher, publicamente!

Uma vez estava mandando um email para o time de produto compartilhando os meus aprendizados no Vale. Coisa bem simples. Até começar a chegar vários emails de homens me parabenizando publicamente.

Pensei comigo mesma: "Nem minhas próprias amigas do trabalho me elogiaram?" E vi que tinha algo de errado.

Mulheres, reconheçam mais o trabalho da sua colega de trabalho, da sua amiga, da sua mãe. E não só diretamente mas publicamente :) É bom para construir a autoconfiança dela e porque você pode ter uma percepção que é admirada pelo seu time e poderá dessa forma, impactar positivamente a percepção dos outros sobre sua colega ❤

Ao mesmo tempo que é um comentário num post lindo da Amanda Rover é também Sororidade!

#3. Não seja humilde quando ganhar algo em sua carreira!

Conheço uma mulher brilhante que ganhou um prêmio como Destaque na empresa dela. Ninguém ficou sabendo e até algumas pessoas do time dela também não. Você pode pensar:

"Mas eu sou tímida, não quero ficar me mostrando e afinal, de que adianta ficar postando por aí como sou boa. Não gosto disso."

E é por isso que mais uma vez precisamos falar sobre representatividade.

Se você não viu o discurso da Oprah Winfrey quando ganhou o Cecil B. de Mille Award no Golden Globes, veja agora:

Ganhar um prêmio e mostrá-lo publicamente = inspirar outras mulheres

Assim como ver outra mulher palestrando ou ganhando um hackaton ou participando de um evento que é majoritariamente masculino, mostrar que você está recebendo um prêmio é ter a honra de inspirar outras mulheres a enxergarem que é possível ser mulher e receber reconhecimento. We can do it!

Pode ser um simples post de agradecimento no Facebook ou uma linha no Twitter, mas não tenha vergonha de mostrar que recebeu um prêmio. Be proud of!

No meu caso eu já coloco até no meu Linkedin. Lembre-se Be proud of :)

#4. Leve outras mulheres contigo!

  • No sentido literal significa: incluir uma colega mais tímida para palestrar contigo, chamá-la para ir num evento
  • No sentido figurado significa: mencionar uma mulher que te inspirou em um artigo, incluir imagem de mulheres em seus slides

Toda vez que vou palestrar eu seleciono propositalmente imagens de mulheres!

Mulheres fortes, mulheres na liderança, mulheres programando, mulheres e mais mulheres.

  • Adicione heroínas como a Star que combate as forças do mal (desenho incrível da Disney) para passar uma mensagem positiva junto!
  • ou então, mulheres fortes como a Mulher Maravilha que passam uma mensagem poderosa ❤
Esses slides falavam sobre empoderar o Product Designer, não tinham nada a ver com a Mulher Maravilha, mas incluí-la foi bem fácil pois pra mim ela signfica poder :)
  • e por que não incluir mulheres de verdade com quem você trabalha no dia-a-dia?
Usei a Caroline Guilherme para representar a carreira de Designer

#5. Discuta com os homens ao seu redor

Não tenha medo de mostrar seu ponto de vista. Ouviu uma piada machista, alguém falando um termo que não te agradou quando falou de uma colega sua, viu alguma mulher ser desrespeitada? Se imponha!

Isso também é sororidade pois ao se impor e mostrar sua opinião para seus colegas homens você com certeza estará ajudando outras mulheres a não vivenciarem algumas situações machistas e no mínimo você gera uma reflexão.

Time's up, girls o/

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.